Sobre indelicadezas e pedidos de desculpa: a lição do Spoleto para o mercado


A relação entre  empresas  e a internet tem evoluído ao longo do tempo. Felizmente.

Anos atrás, usar nomes de marcas sem autorização prévia era dor de cabeça na certa. Podia esperar que advogados raivosos e notificações judiciais bateriam à sua porta. Processos foram movidos, a maioria se resolveu a bom termo, mas deixou muita gente assustada.

Hoje, Gina Indelicada é um fenômeno, a empresa abandonou a ideia de processar o criador da personagem pelo uso não autorizado da marca e, em contrapartida, propôs uma parceria. Outros tempos, sem dúvida.

O último capítulo dessa história tem o Spoleto como protagonista. Veja o vídeo [é hilário, rs]:



Publicado no dia 13 da agosto, o vídeo, então chamado Fast Food, estreou o Porta dos Fundos, canal do Kibe Loco com o objetivo de fazer humor sem hiprocrisia.

A trollada seria motivo para o desespero da rede de restaurantes. Não foi o que aconteceu. Em vez de acionarem o departamento jurídico, o Spoleto resolveu patrocinar o vídeo. Pediram a mudança do nome e ainda encomendaram um segundo filme.

A continuação consegue ser mais engraçada do que o original. Confira:



Ao assumir a falha, o Spoleto transforma críticas numa mega oportunidade de se aproximar das pessoas. Postura louvável, raramente vista, capaz de cativar a simpatia e a consideração do consumidor.

Ponto para a marca. Espero que vire tendência.