O termo ganhou força nos últimos tempos. Compartilhar, espalhar, promover... tudo isso ficou muitooo mais fácil com o advento do Facebook e companhia. É, digamos, uma modalidade nova de fazer algo em prol de uma causa. Só dar um clique e pronto. Você já se sente bem por ter contribuído. Mas será que ajudou mesmo ou teve APENAS uma falsa impressão?
Claro, compartilhar nas redes sociais é um modo de manisfestar sua opinião a favor das causas que acredita - veja o exemplo do #VetaTudoDilma, quando a sociedade brasileira pode mostrar o quão descontente estava com a proposta do Código Florestal apresentada pelo Congresso - o problema é compartilhar por modismo, por desencargo de consciência ou, pior, porque pega bem passar a ideia de que é uma pessoa antenada.
Koni 2012 é exemplo recente de que sua boa intenção pode bater à porta de ações minimamente questionáveis. Fique atento.
Para ilustrar o que estou dizendo, ó só essa ação iradaaa que questiona: Você ajudaria a salvar um desconhecido sem ser através das redes sociais?
O Ativismo de Sofá tem vez e voz num mundo cada vez mais presente nas redes sociais. Só não se limite a ele. Levante-se daí e faça acontecer de verdade, nesse mundão nosso de cada dia.