A pergunta provocativa aí do título foi o mote da ação de uma ong americana dedicada a conscientizar as pessoas sobre o perigo das armas de fogo. O experimento social funcionou como uma pegadinha.
Numa loja falsa com câmeras escondidas, montada em Nova York a fim de atrair, principalmente, os que iam adquirir sua 1ª arma, o vendedor [ator] perguntava aos consumidores o motivo da compra - 60% dos americanos consideram que uma arma em casa aumenta a segurança.
Então, o vendedor começava a apresentar os ~produtos~ e a história por trás de cada um deles. "Esta é uma das mais populares. Calibre 22, seis polegadas... E é também a arma que uma criança de 5 anos encontrou no quarto dos pais e utilizou para matar o irmão de 9 meses", manda na lata de um casal.
Em seguida, mostra a etiqueta de identificação do armamento com a assinatura "Cada arma tem uma história. Não vamos repeti-la". Chute aí quantas pessoas desistiram de efetuar a compra. Em seguida, veja a reação de espanto e o depoimento dos consumidores no final do vídeo:
Belo tapa na cara da sociedade da ong States United to Prevent Gun Violence. Criação da Grey, de Nova York.