A atriz Marina Ruy Barbosa foi chamada pra emprestar sua belezura e seduzência à campanha de lançamento de um papel higiênico "de luxo".
O produto, chamado Vip Black, é o "primeiro da cor preta no mercado brasileiro", segundo a marca.
"Você disse papel higiênico "de luxo"?"
Sim, se existem jeans, sanduíches e até picolés do tipo premium, por que não um papel higiênico? Parece bizarro, mas do ponto de vista mercadológico até que pode dar certo.
eu tenho uma amiga que sempre que vem ao Brasil traz papel higiênico Renova folha tripla colorido pra mim 😍 a nossa bunda merece, gente! ❤️ pic.twitter.com/s8Y4X3fXJr— Andreia Freitas (@NaoInviabilize) 23 de outubro de 2017
Apaixonadissima com esse papel higiênico preto— Sandy (@sandylidyane) 23 de outubro de 2017
Marina posou para as lentes do badalado fotógrafo Bob Woodward.
Saiu até na Caras:
Marina Ruy Barbosa se veste com rolo de papel higiênico de luxo para nova campanha -> https://t.co/b6PMumMTZA pic.twitter.com/fg31YqzK4j— CARAS Brasil (@carasbrasil) 23 de outubro de 2017
A novidade divulgada nesta segunda-feira, 23, chamou a atenção da interwebz:
na moral só eu achei top esse novo papel higiênico que é preto?— Raquel Rangel (@RaquelRangel0) 23 de outubro de 2017
agora eu vou ser gótica até limpando a bunda
Pausa pra pergunta que não quer calar:
como q vai saber se o cu já tá limpo??? pic.twitter.com/yfCxFioEoT— luscas (@luscas) 23 de outubro de 2017
E tacale zoeira:
2017 Expectativa: carros voadores— Carol 👽 (@karol_marqx) 23 de outubro de 2017
2017 realidade: papel higiênico preto https://t.co/uOMXSaggr0
"Um papel higiênico preto é a pior ideia já tida desde a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência. 'Como é que o sujeito vai saber que já terminou o serviço? Aquela última passada que sai em branco fica impossível'", ironizou o Sensacionalista.
Papel higiênico preto não serve nem para limpar a cagada dos publicitários, diz especialista https://t.co/zyGdK5dalV— Sensacionalista (@sensacionalista) 24 de outubro de 2017
Como se vê, alguns gostaram outros nem tanto. É aquele ditado, né! Gosto é como c*, cada um tem o seu.
O lançamento poderia ter apenas virado piada na internê não fosse a campanha da linha Personal da Santher dar um tiro que ~saiu pela culatra~.
Desrespeito. Papel higiênico Personal usa slogan #blackisbeautiful em propaganda e demonstra que está cagando em pé pra consciência negra.— Gilberto G. Pereira (@gilbertgpereira) 23 de outubro de 2017
Na tentativa de associar o produto ao seu maior diferencial, a cor preta - tida como símbolo de elegância e requinte - a campanha assinada pela Neogama adotou o slogan "Black is Beautiful", além de usar a frase como hashtag.
A expressão é um importante símbolo de empoderamento do movimento negro. O novo papel higiênico preto não é racista, mas seu slogan sim.
"Negro é lindo. Na década de 60, punhos cerrados se ergueram ao ar para eliminar a noção de que as características naturais de pessoas negras - como cor da pele, traços faciais e cabelo - eram feias. A frase (e a ideia) eternizou. Agora, a Personal pega esta MESMA frase - hoje, hastag [sic] - e ESVAZIA o seu significado para promover um papel higiênico preto. Um tremendo desrespeito aos revolucionários da década de 60. Um desrespeito descomunal a nós negros, que bebemos desta fonte para nos fortalecermos", desabafou uma mulher nas redes sociais.
Porra, Personal! Aí não tem como te defender.
Eu nem sei o que dizer sobre o uso de #BlackIsBeautiful num papel higiênico. Malcon X me abane! https://t.co/fEFLMYC3bP— Cecília Olliveira (@Cecillia) 23 de outubro de 2017
Antes de alguém sair por aí dizendo que a indignação não passa de mimimi, é importante lembrar que...
A frase "Black is Beautiful" é um dos maiores legados do movimento negro nos EUA da década de 1960 por lutar por direitos civis, combater o racismo e exaltar a beleza negra. Nina Simone, Panteras Negras e outras personalidades enalteceram suas origens africanas como forma de resistência à opressão e genocídio da população negra promovidos pela sociedade civil e racista da época com a participação e anuência do Estado norte-americano.
A origem da frase ‘black is beautiful’. E as críticas ao seu uso em um comercial. https://t.co/NLQ2pnlth4 pic.twitter.com/Fizi9CZhLe— Nexo (@NexoJornal) 24 de outubro de 2017
"Se você digitar 'black is beautiful' em QUALQUER LUGAR DO MUNDO, você encontrará referências a Angela Davis, Malcolm X, O Partido Panteras Negras para Autodefesa, Fela Kuti, James Baldwin, Nina Simone, mas não no Brasil", comenta o escritor Anderson França no Facebook.
Ativistas lembram que a campanha acontece diante de um genocídio da juventude negra ignorado pela mídia e de uma sociedade que ainda hiperssexualiza o corpo da mulher negra, mas não o considera belo ou requintado para formar o lar tradicionalmente brasileiro, público-alvo da iniciativa.
"O desrespeito não tem limites", afirma o Coletivo Sistema Negro num papo reto para a marca.
"É uma coisa que debatemos constantemente: o cuidado com as palavras e as diversas conotações que elas podem ter. Não quero acreditar que a concepção tenha motivação racista, mas, com certeza, faltou um trabalho mais elaborado de pesquisa histórica", observou o especialista em Marketing e professor Valdênio Rodrigues.
Após a ~cagada~, a marca excluiu da campanha todas as referências à frase. Já Marina Ruy Barbosa fechou os comentário para a postagem da ação em sua conta no Instagram. E, no Youtube, o título do vídeo foi alterado.
Por comunicado em seu site, a Santher afirma que "jamais teve qualquer intenção de provocar uma discussão de cunho racial". O objetivo da campanha era "enfatizar a beleza e a sofisticação da cor preta, considerada ícone de estilo, luxo e refinamento". Ainda na nota, a empresa pediu desculpas a quem se sentiu ofendido. "Desta forma, a Companhia vem a público informar que o slogan já foi retirado da campanha, além de apresentar suas desculpas por eventual associação equivocada da frase adotada ao movimento negro, que tanto respeitamos e admiramos".
A polêmica campanha da Neogama pra linha de papel higiênico Personal ganhou as ruas em um momento em que as pessoas não estão mais dispostas a se calar diante do racismo. Polemizar certamente não foi intenção da agência, mas a Personal acabou entrando, assim como a Dove, pra incômoda lista de marcas que deram fail ao se comunicar com o público.
Errou feio, errou rude.
Atualização 25.10.2017
Assim como a marca, a atriz Marina Ruy Barbosa também pediu desculpas pela mensagem racista involuntariamente passada pela campanha.
— MARINA RUY BARBOSA (@mariruybarbosa) 24 de outubro de 2017
Confira mais reações:
inventaram o papel higienico preto e agora eu to aqui treinando o cu pra cagar branco— júlio cocielo (@cocielo) 24 de outubro de 2017
#Blackisbeautiful é o slogan 1º primeiro papel higiênico preto do país. Cês pegam essas folhas sedosas pra limpar o racismo escroto pic.twitter.com/9Jtrg5GcJ1— Lip (@moreiralipe_) 23 de outubro de 2017
com esse novo papel higiênico preto da pra fazer vários looks— wallison (@enlokecendo) 23 de outubro de 2017
ai gente praq esses papel higiênico preto??? eh td p limpa a bunda msm, a diferença eh q c o branco ce sabe qnd tá limpo e c preto sla né— robs (@_rrrobs) 23 de outubro de 2017
a Marina Ruy Barbosa fazendo a campanha do papel higiênico preto e nossa própria Marilyn na propaganda do Chanel Nº 5— aline (@alinechavs) 23 de outubro de 2017
Marina Ruy Barbosa vestida com um rolo de papel higiênico preto já saturou os níveis de doidura do dia. Pula pra terça-feira.— Letricia (@trashediamonds) 23 de outubro de 2017
O papel higiênico preto da Personal não é racista, mas seu slogan sim— Ronan Oliveira (@ogroronan) 24 de outubro de 2017
"Black is Beautiful" é nome de um movimento negro histórico muito importante, é o nome de um simbolo de luta e resistencia, que triste toda essa falta de sensibilidade, só lucro pelo lucro!
papel higiênico preto?! ok, vá lá. a ruivinha de garota propaganda?! blz, vai aí. mas usar #BlackIsBeautiful é muito escroto, Personal!!! pic.twitter.com/iochHHy5Nk— esforçado (@dafnesampaio) 23 de outubro de 2017
Vendo a campanha da Personal sobre papel higiênico preto com slogan Black is beautiful pic.twitter.com/2woRefhtFo— Destruidora mesmo (@pedrolapera) 23 de outubro de 2017
Eu imagino a reunião que aprovou o papel higiênico preto: "Eu tenho um produto genial! A campanha de marketing vai ser melhor ainda!"— Leon Martins (@CdNLeon) 24 de outubro de 2017
eu não vejo a hora de criar o depto de VAI DAR MERDA® pq como pode uma campanha de PAPEL HIGIÊNICO PRETO usar #blackisbeautiful?????— carol rocha 🦄 (@tchulim) 23 de outubro de 2017
Veja também:
Uma corrida valendo dinheiro e uma lição de vida comovente e necessária
Chega de fingir que é normal: experimento social expõe racismo no Brasil e repercute nas redes sociais
Dove é acusada de racismo e se desculpa após treta nas redes sociais
Criatividade e preconceito: as 50 melhores frases do Twitter
Polenguinho é atacada após referência a Pink Floyd: homofóbicos confundiram arco-íris com imagem LGBT
Temos mais em comum do que pensamos: em tempos de ódio, um vídeo emocionante e necessário
"Segure firme": uma poderosa mensagem de amor contra homofobia
Budweiser provoca pessoas a ser quem elas quiserem. Nova campanha é ode à liberdade
Sobre rótulos e trajes
O treino que muda opiniões
Sobre sensações e comprimentos
O que te move?
Do que você tem medo? | What I Be Project - Steve Rosenfield
6 Homens são reunidos numa sala escura. O que acontece ao acender das luzes é surpreendente
Sobre bananas, preconceitos e internet | #SomosTodosMacacos
Coca-Cola retira marca das latinhas para combater o preconceito
Velho é seu preconceito: Let's Take an Extra Second | Gradma
Entre tantos destinos, eles escolheram o amor | Dia das Mães Gol
O Amor desconhece rótulos: beijos e carinhos no raio-x | Ad Council
Dicionário Houaiss muda a definição de família
Meet Uncle Drew: Pepsi quebra paradigmas em campanha para divulgar novo sabor