O dia em que Gangnam Style quebrou o YouTube e obrigou o Google a mudar a contagem de visualizações

 

Embalado pela musiquinha grudenta e empolgante, o clipe de Gangnam Style bateu todos os recordes da webz e do Guiness. Foi o 1º a atingir 2 bilhões de views no YouTubz. E o número de vizoos vai muito bem, obrigado!, tanto que quebrou o site. 

Explica-se: essa semana, o clipe ultrapassou 2.147.483.647 visualizações, o número máximo que um vídeo pode atingir porque o contador do site só chegava até aí.

O limite não foi uma escolha aleatória, em um post do Google+, o YouTube revelou que ele é o máximo que uma variável numérica de 32 bits consegue atingir. Trocando em miúdos, quando criaram o site, os programadores escolheram essa marca pois achavam que nenhum vídeo conseguiria jamais quebrá-la. O tempo passa, o tempo voa e taí Gangnam mostrando que eles estavam enganados.


Por conta disso, o Google foi obrigado a mudar o algoritmo do YT. Agora os vídeos aceitam variáveis numéricas de 64 bits, podendo chegar a 9.223.372.036.854.775.807 [ufa] visualizações [wow, mais de 9 quintilhões de views].

A mudança veio com um easter egg de brinde. Se você acessar Gangnam Style direto do YT e passar o mouse em cima do contador, verá os algarismos girarem como em uma máquina de cassino, ficando negativos. Exatamente o que aconteceria se o algoritmo não fosse atualizado.


Vai levar algum tempo até os tais quintilhões serem atingidos, mas você pode ajudar PSY a chegar lá, clicando aí embaixo: