O Futuro chegou: 26 anos depois, data emblemática da trilogia De Volta Para o Futuro é hoje


Sentiu algo diferente ao acordar? Não. Dê uma olhada ao redor, tipo 360º. E aí, o que achou? Nada de novo? Repare melhor, o futuro é hoje!

21 de outubro de 2015 é o dia em que o cientista aloprado Doc Brow e seu fiel escudeiro, Marty McFly chegam ao futuro no filme De Volta Para o Futuro II de 1985 [veja aqui].


A data é especial para geeks e cinéfilos do mundo inteiro, fãs da trilogia de Robert Zemeckis. Várias marcas estão fazendo homenagens e aproveitando para tirar uma casquinha do acontecimento.


A PepsiCo lançou uma edição exclusiva da Pepsi Perfect, garrafa futurística que aparece no filme.

O jornal USA Today recriou a capa com a prisão de McFly Jr, lida pelo Doc. No filme, a matéria é do dia 22 de outubro, mas sai publicada na edição impressa de hoje para não perder o timing da brincadeira.


A capa vem com outras notícias como colesterol curando câncer e um acidente envolvendo re-hidratação de pizza. Clique aqui pra ver a edição completa.

A iniciativa inclui a aplicação do logo do futurístico do USA Today em todos os sites e perfis sociais do jornal.


A Toyota convocou a dupla de astros do filme para promover seu carro movido a lixo. O Mirai [futuro em japonês] roda 480 km com um tanque de hidrogênio. Veja:



Bacana mesmo é poder comparar o que a trilogia acertou ou errou ao vislumbrar o futuro.


Carros voadores continuam ficção científica. Tudo bem, não é para o DeLorean ainda, mas em outros casos, a realidade supera o roteiro.

Algumas tecnologias como os sistemas de pagamento são indispensáveis hoje em dia, outras, como os óculos multifuncionais, embora não tão populares, já estão acessíveis.


Drones



Os drones do filme servem para passear com cachorro e filmam pessoas a quilômetros de  distância. Hoje, além de filmagens, tiram fotos, monitoram propriedades e até fazem entregas, em teste pela Amazon.


Câmeras compactas



As de hoje, além do tamanho reduzido, são parceiras nas mais loucas aventuras, como fez a Red Bull com uma GoPro.



Cinema 3D



Os sistemas de projeção já chegaram às versões 4D e IMAX, capazes de provocar sensações como cheiro e temperatura.


Comandos de voz

A tecnologia, também prevista no filme, foi muito além. Atualmente, máquinas já interagem com humanos por meio do Google Now, do Siri da Apple ou Cortana da Microsoft.


Games



Um tanto mais sofisticados do que viu Marty McFly, os jogos sem controle de hoje como o Kinect, além de captar os movimentos, identificam que músculos uma pessoa usa mais.


Biometria

No filme, chaves eram coisas do passado. Embora ainda façam parte do nosso dia a dia, já foram substituídas pela biometria, especialmente nas transações bancárias e no acesso a edifícios.


Telas planas



Fininhas, as lindezas revolucionaram o nosso jeito de assistir televisão. As telas planas já estão na versão Oled.


Tablets



Lançados em 2010, os tablets são uma revolução no modo de consumir conteúdo online. Levaram um tempo para conquistar admiradores e ainda buscam seu lugar ao sol. Em 2015, a Apple anunciou a nova versão do iPad, o modelo Pro. O consumo do gadget cresce no Brasil.


Videoconferências



Hoje permitem reunir em uma mesma sala pessoas de todo o planeta e de línguas diferentes. O Skype é o grande nome nesta área.


Sistemas de pagamento



Maquininhas de cartão, não demora muito, serão coisas do passado. Uma das tecnologias que evoluem em alta velocidade a ponto de, daqui a pouco, aposentarem os cartões. Vide Apple Pay, Google Wallet e Pay Pal.


Óculos inteligentes



O Google Glass é o representante mais famoso. Ainda não são tão populares como no filme, mas já são realidade.

Veja também:

Back to The Future: marcas aproveitam o Dia do Futuro
Pepsi lança garrafa do filme De Volta Para o Furturo 2