Operação Carne Fraca: entenda a treta e confira os melhores memes e reações


Algo não anda cheirando bem no Brasil. O cenário político está deplorável e o econômico vem sofrendo eita atrás de eita. Após o setor petrolífero ser gravemente atingido por denúncias de corrupção, agora é a vez do agronegócio chafurdar na lama.

Na manhã desta sexta-feira, 17, a Polícia Federal botou fogo no puteiro ao deflagrar a Operação Carne Fraca. Acusações como venda de alimentos podres, carne de cabeça de porco na linguiça, papelão no franguinho e uso de agentes químicos para disfarçar produtos vencidos foram amplamente divulgadas. A m*** foi jogada no ventilador, provocando uma puta treta.


Diante da notícia bomba, a internet sofreu alguns engulhos, mas segue fazendo o que sabe fazer de melhor, memes.

É como diz o ditado, a carne é fraca, mas a zoeira BR não:




Vem que no caminho te explico.

A Operação Carne Fraca apura um suposto esquema de corrupção em que dezenas de empresas alimentícias pagavam propina a fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em troca da não fiscalização de produtos e da liberação de licenças.

O sugestivo nome da operação - inspirado na famosa expressão popular - é uma ironia à qualidade dos alimentos que seriam produzidos pelas empresas investigadas, bem como à anuência de fiscais agropecuários federais em troca de vantagens financeiras.




É a maior operação já realizada pela Polícia Federal, segundo a própria instituição.

Foram 1.100 policiais cumprindo 311 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão, acompanhados por 30 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita.




Entre os presos pela PF estão executivos como Roney Nogueira dos Santos, gerente de relações institucionais e governamentais, e André Baldissera, diretor para o Centro-Oeste, ambos da BRF, e o veterinário Flavio Evers Cassou, funcionário da Seara, empresa controlada pela JBS. Além disso, a BRF teve uma de suas unidades interditadas pelo Ministério da Agricultura: a de Mineiros, em Goiás.

Até o ministro da Justiça Osmar Serraglio está envolvido. O nome dele aparece em grampos da PF. Em uma das gravações, Serraglio conversa com o fiscal agropecuário Daniel Gonçalves Filho, considerado o líder do esquema investigado pela Carne Fraca.




A treta atinge grandes companhias alimentícias, como a BRF, que detém as marcas Sadia e Perdigão, e a JBS, aquela que diziam ser do Lulinha, dona da Friboi, Seara, Swift.

Empresas menores, como Mastercarnes, Souza Ramos e Peccin, do Paraná, também estão envolvidas no esquema.




Ao todo, 32 frigoríficos estão sob investigação.



Meodeos!!!




Olha que a marca é super criteriosa em seus contratos de licenciamento. Mônica deve tá puta indignada de ver o que o pai criou com tanto esmero no meio da treta.

Nois tá como?




A investigação começou porque o auditor fiscal federal agropecuário Daniel Gouvêa Teixeira não aceitou ser punido por não aceitar participar do esquema de corrupção.




Teixeira constatou as fraudes e fez a denúncia à Polícia Federal há pouco mais de dois anos.




Segundo o delegado federal Maurício Moscardi, os frigoríficos "usam ácidos, outros produtos químicos, para poder maquiar o aspecto físico do alimento. Usam determinados produtos cancerígenos em alguns casos para poder maquiar as características físicas do produto estragado, o cheiro". Os alimentos eram vendidos no Brasil e no exterior.

PP e PMDB eram beneficiados com propina envolvendo o esquema, afirma Moscardi.




As empresas apressaram-se para se defender das acusações e proteger suas marcas.


Desde a noite de sexta-feira, 17, dia em que a ação foi deflagrada, as gigantes do setor BRF e JBS estão veiculando na TV aberta, em rede nacional, comunicados oficiais onde afirmam que têm confiança em seus processos industriais em resposta aos consumidores sobre o envolvimento de ambas na Operação Carne Fraca.

Além dos comunicados, as duas empresas também publicaram anúncios em mídia impressa em títulos que circulam a partir de sábado, 18.

A BRF afirma que "não compactua com nada que coloca em risco sua credibilidade e alta reputação". Confira o vídeo:



Já a JBS diz que "é a maior interessada no fortalecimento da inspeção sanitária no Brasil” e que “no despacho da Justiça Federal que deflagrou a operação, não há qualquer menção a irregularidades sanitárias ou à qualidade dos produtos da JBS e de suas marcas". Leia a íntegra do comunicado.

Segundo especialistas em marketing, as marcas líderes têm a vantagem de ter um "saldo" com os consumidores, o que dá certo respiro durante a crise. Para evitar piorar a situação, a ordem agora é dar explicações convincentes ao consumidor. Qualquer que seja o desfecho do caso, entretanto, o dano às marcas está feito.





O mercado reagiu muito mal, o que é um sinal de que a Operação Carne Fraca afetou a reputação das empresas.

O estrago na imagem também atinge celebridades que participaram de campanhas, entre elas, Tony Ramos e Roberto Carlos para Friboi e Fátima Bernardes para Seara.



"Mas é Friboi?", os comerciais perguntavam se a carne tinha procedência, colocando-a marca como um atestado de qualidade do produto. O que soa um tanto irônico nesse momento.




Em entrevista ao site Ego, o ator comentou as acusações contra a dona da Friboi: "Estou surpreso com essa notícia. Eu sou apenas contratado pela empresa de publicidade, não tenho nenhum contato com JBS".




Tony Ramos foi garoto-propaganda da marca e ainda acredita na boa qualidade dos produtos, revelando que tem carne deles em seu freezer. Diz usar as carnes nos churrascos do fim de semana.




O agronegócio no Brasil nunca foi santo, não é só uma questão de carne estragada, mas de ética.

Na intenção de maximizar lucros, o setor apelou para práticas como trabalho escravo, salários miseráveis, desmatamento e emissão de gases poluentes, sonegação de impostos, corrupção de agentes e órgãos fiscalizadores, violação de regras internacionais de medidas fitosanitárias.

Veja as sete coisas mais nojentas descobertas na Operação Carne Fraca.




As empresas devem ser punidas pelos crimes que cometeram, óbvio, MAAAS a treta não acaba por aí.

Segundo analistas, um olhar mais atento sobre o caso aponta interesses estrangeiros em destruir mais um setor estratégico da indústria BR. Realmente, é de estranhar o fato de a mídia dar ênfase aos aspectos sanitários do caso e não à corrupção em si.




Igualmente estranho é o fato de a Polícia Federal não detalhar as acusações correspondentes a cada empresa.

Com exceção de alguns casos, como o da Peccin, a PF apenas diz, genericamente, que foram encontrados casos de companhias que usavam, em suas operações, carnes podres com ácido ascórbico para disfarçar o gosto, frango com papelão, pedaços de cabeça e carnes estragadas empregadas como recheio de salsichas e linguiças.



Longe de mim defender o agronegócio, mas é ingenuidade pensar que não há interesses escusos por trás de um episódio que joga no valão duas das cinco maiores exportadoras do país, reconhecidas como as maiores empresas de carne do mundo.




A postura de juízes e procuradores e a ação da Polícia Federal transformaram a Operação Carne Fraca em um escândalo de proporções mundiais, gerando enorme desconfiança no mercado internacional.




No dia a dia, o buraco é bem mais embaixo. Veja o cartaz afixado na parede de um restaurante em Hong Kong onde se lê: "Nós não usamos alimentos do Brasil agora. Por favor, sinta-se seguro para jantar", em livre tradução. Foto de Renata Fukusha.


Segundo o analista político Luis Nassif, a República do Paraná prepara-se para destruir outro setor econômico.

"O tamanho e o estardalhaço da Operação Carne Fraca dá um tiro no peito do setor. Mais uma vez é conduzida pela Justiça Federal do Paraná e pelo delegado Moscardo Grillo. E com um estardalhaço injustificável", argumenta Nassif. "A Lava Jato vai conseguir destruir mais um setor da economia", e conclui, "É um desmonte amplo do país".







A suspeita de que irregularidades de algumas empresas alimentícias possam ter sido intencionalmente usadas pra provocar um escândalo gigantesco a fim de limar o BR do disputado mercado internacional da carne tem gerado polêmica e causado indignação em algumas pessoas:


Bom, caro leitor, cabe a você se informar por fontes dignas e chegar a sua própria conclusão.

O Claraboia considera que suspeitas de abusos e irregularidades do agronegócio ou de qualquer outro setor devem ser investigadas com responsabilidade e rigorosamente punidas, se comprovadas. Isso não pode, porém, ser usado ardilosamente para provocar o aniquilamento de um pilar da economia BR.

Agora é tarde, o cheiro podre já chegou aos narizes do mundo.


Enquanto reflete sobre os acontecimentos, vem de zoeira. Pra começar, a singular cobertura do Sensacionalista:













Tá pouco, manda memes!















































































































Dá pra servir mais zoeira e memes? Dá sim!







Veja também:

Eike Batista na cadeia: prisão do empresário rende piadas e memes
Ó, o gás: funk do gás bomba na internet. Ultragaz entra na zoeira
Meia Hora faz capa estilo revista Caras para noticiar prisão de Eike Batista
Eike Batista Classe Média vira piada na internet
Posse do Trump: anúncio de oportunidade, memes e zoeira. Reações de Michelle Obama, da mulher e do filho de Trump repercutem
Notas do ENEM são divulgadas: confira os melhores memes e tweets
"Ai, misericórdia!": meme será o novo "Eita, Giovana!"?
Mulher cai na enxurrada em frente a restaurante de luxo e na zoeira da internet
Samara usa meme "Logo eu" para divulgar "O Chamado 3"
Logo eu: Nazaré Tedesco inspira o "primeiro" meme de 2017, nova sensação da internet
Meme Ata: depois de Inbonha, Mônica real imita cena dos quadrinhos e bomba na internet
BR X Azealia: a primeira treta do ano envolve marca Azaléia e está rendendo muitos memes
Trump presidente: as melhores reações em memes, gifs e tweets
Meme do ET golpista
Aniversário Guanabara bombando em memes, videos, tretas, paródias e muita zoeira
Cunha preso: os melhores memes e reações à prisão de Eduardo Cunha
Marilene Não se Mete: meme do amor imaginário bomba na internet
Obligado, Rio: os melhores memes da cerimônia de encerramento das Olimpíadas
Chupa, croissant, aqui é Biscoito Globo: zoeira, tretas, vaias e memes na Rio 2016
Xuxa em "novo" viral: Vai, gorda! Tá comendo muita batata frita, Renata
Golpe sincronizado: nova modalidade dos Jogos do Rio
Meme do Jair: mina descobre traição por foto de balada e mano vira piada na web
Pokémon Go cai na zoeira BR: memes, gifs, tweets e imagens
Terceira Guerra Memeal: Espanha é o novo inimigo do Brasil na briga de Memes
Segunda Guerra Memeal: depois de Portugal, Argentina leva um sacode na batalha de memes contra o Brasil
Brasileiros vencem Primeira Guerra Memeal e portugueses não se conformam
Meme BR X PT: Brasil declara guerra contra Portugal
Meme do Jeremias Muito Louco faz dez anos
Teve golpe: tweets e memes do afastamento da Dilma e [blargh] posse do Temer
A internet surta com a anulação do impitma na Câmara
WhastApp bloqueado [de novo] em memes, zoeira e tweets
O cúmulo da sacanagem
Bela, recatada, do lar e famosa: celebridades aderem ao movimento
Bela, Recatada e do Lar: crítica em forma de zoeira, memes, imagens e tweets
É bolacha ou biscoito? Lançamento promete aumentar a polêmica
Carreta Furacão vira game
Gloria Pires lança camisetas com suas frases na transmissão do Oscar
Dinofauro Fanho conquista os gringos
Bacana, bacana: a verdadeira história de Gloria Pires no Oscar, memes, gifs e zoeira
Brasileiros zoeiros: tacalae memes da bronca que Kate Middleton deu no príncipe George
Os melhores memes, videos, gifs, fantasias, tweets e tretas do Carnaval 2016
A melhor fantasia do Carnaval: John Travolta Confuso
A internet pira com o primeiro meme do ano: Diferentona
Meme Travolta Confuso: a origem da zoeira