Globo faz crossover de 'Orgulho e Paixão' com 'O Tempo Não Para' e internet aplaude. Confira as reações e entenda a diferença entre merchan e product placement


Um hino de "merchan" desses, bicho.

A Globo fez um crossover sensacional de "Orgulho e Paixão", novela das 18h, com "O Tempo Não Para", a nova das sete.

Na cena, a jornalista Elisabeta [Nathalia Dill, uma das protagonistas do horário das seis] comentou que fazia 25 anos que a família Sabino Machado havia morrido em um naufrágio. Justamente a família que aparece congelada no Guarujá em "O Tempo Não Para", que estreou nesta terça-feira, 31.




Mandou bem, Globo. A ação publicitária foi inserida de modo super natural na trama.




Até que enfim a emissora aprendeu a fazer product placement sem forçar a barra e sem irritar o telespectador.




Veja mais reações no final do post, mas antes...

Afinal, qual a diferença entre "merchan" aka merchandising e product placement?

No Brasil, as pessoas costumam confundir as duas formas de publicidade. O que normalmente chamam de "merchan" é, na verdade, product placement.

A falta de consenso entre o que se diz na mídia e o que é ensinado na Universidade e considerado pelas agências de publicidade ajuda a aumentar a confusão. Os veículos de comunicação entendem merchandising como qualquer ação que proporcione visibilidade ao produto de forma explícita e direta.




Vamos à definição apropriada dos conceitos:

Merchandising 
É definido como qualquer técnica, ação ou material promocional direcionada ao ponto de venda [PDV] a fim de posicionar produtos ou marcas e acelerar as vendas. Em outras palavras, qualquer ação que se dá dentro do PDV para promover o produto.

É utilizado, por exemplo, em supermercados onde frequentemente ocorrem ações com gôndolas personalizadas, quiosques, aplicações pelos corredores e afins. Sabe aquela moça que oferece uma provinha de algum produto? Então, isso também é merchandising.

Product placement
São inserções de produtos ou marcas em programas de TV, filmes, séries, etc. O produto entra em cena "casualmente", sem cara de anúncio. Por exemplo, quando um personagem toma uma coca-cola ou aparece vestindo [e até citando] uma marca de roupa.

Foi exatamente o que aconteceu em "Orgulho e Paixão" quando Elisabeta comentou sobre o acidente que faz parte da trama de "O Tempo Não Para".


Pegou a diferença? Agora você já sabe. Tudo bem continuar falando "merchan" entre amigos, mas se você trabalha ou pretende trabalhar no mercado publicitário, é preciso ter esses conceitos bem sedimentados.

Agora sim, confira outras reações ao crossover das novelas e mais conteúdo relacionado em seguida:














Veja também: