Cannes Lions: BR encerra com 68 Leões. GPs do último dia e ranking das agências. Confira

 


Brasil encerrou a temporada de caça aos Leões em Cannes com 68 troféus [3 GPs, 13 Ouros, 18 Pratas e 34 Bronzes]. As derradeiras categorias anunciadas nesta sexta, 25, foram: Glass, Film, Sustainable Development Goals e Titanium. 

No último dia do Festival de Criatividade, o país abocanhou mais nove Leões. São eles: 1 Grand Prix em Glass, 6 Leões em Film [1 de Prata e 5 de Bronze] e 2 Leões em Sustainable Development Goals [1 de Ouro e 1 de Bronze]. Em Glass, a VMLY&R fez história ao conquistar o primeiro GP da categoria para o Brasil com a campanha "Eu Sou" para Starbucks. A área estreou no Cannes Lions em 2015 .

A performance BR no maior evento da Publicidade mundial inclui ainda 14 Leões conquistados na quinta, outros 14 Leões na quarta, mais 15 Leões na terça, e ainda os 16 Leões do primeiro dia, na estreia de Cannes, totalizando 68 troféus. Os prêmios foram conquistados por 17 agências e uma produtora de som.

A Africa lidera o ranking das agências brasileiras com 21 Leões [1 GP, 6 Ouros, 4 Pratas, 10 Bronzes], seguida pela AKQA, com 12 Leões [3 Ouros, 5 Pratas, 10 Bronzes]. Fechando o pódio, VMLY&R com 9 Leões [1 GP, 1 Ouro, 4 Pratas, dois deles com a Suno, 3 Bronze] - confira a listagem completa no final do post.

No comparativo com edições anteriores, o Brasil teve um desempenho aquém dos 85 Leões que ganhou em 2019 e dos 101 Leões de 2018.

Leões por categoria

GLASS - 1 GP para o Brasil

O prêmio máximo da categoria é BR, meus amigos. A VMLY&R volta pra casa com o GP pelo trabalho "I am" para Starbucks. A campanha voltada para os LGBTQIA+ teve como objetivo dar suporte a pessoas trans no processo de retificação do nome de batismo para o nome social com o qual se identificam. 



No último dia do Cannes Lions, a agência VMLY&R também foi destaque na categoria "Sustainable Development Goals", com um Leão de Ouro e um de Bronze, pelo case "The Commitent para CCWD.


FILM - 6 Leões para o Brasil [1 Prata, 5 Bronze]

O trabalho "Let Her Run", criado pela Africa, ganhou um Leão de Prata na categoria. A campanha para o SporTV lidou com o drama enfrentado por mulheres atletas impedidas de competir em provas oficiais por registrarem taxas naturais de testosterona acima do padrão.

"Let Her Run" também ganhou o Leão de Bronze. 



Os outros Bronzes de Film foram para os cases "Late Night Stores", da David para o Burger King [saiba mais sobre a campanha]; "Salla 2032", da Africa para House Of Lepland; "We Watched It All", da AKQA para Netflix; e "Inertia City", da Wunderman Thompson para United Nations.





SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS - 1 Leão de Ouro e 1 de Bronze para o Brasil

O trabalho "The Commitment", da VMLY&R para CCWD, ganhou Ouro e Bronze na categoria. Campanha teve como objetivo o combate ao casamento infantil no Malawi, um dos países mais pobres do mundo, localizado na costa oriental africana.



6 GPs concedidos para 4 categorias, 1 para o Brasil

GLASS
"I am", da VMLY&R para Starbucks



FILM
Foram concedidos três GPs na categoria. "Crocodile Inside", da BETC Paris para Lacoste; "You Can't Stop Us", da Wieden+Kennedy de Portland para Nike; e "#Wombstories", da Chelsea Pictures Los Angeles / AMVBBDO Londres para Essity [Bodyform]. 





O case #Wombstories, da Chelsea Pictures, de Los Angeles com a AMVBBDO, de Londres, para Essity [Bodyform], também faturou o GP de TITANIUM e GP de Film Craft.


SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
"The 2030 Calculator", criação da Farm de Estocolmo para Doconomy




Total de Leões por categoria

Outdoor [7] - 1 Leão de Ouro, 4 Leões de Prata, 2 Leões de Bronze
Design [2] - 2 Leões de Bronze
Print & Publishing [5] - 1 Leão de Ouro, 1 Leão de Prata, 3 Leões de Bronze
Pharma [2] - 1 Leão de Prata, 1 Leão de Bronze
Health [zero]
Creative Data [1] - 1 Leão de Prata
Creative Strategy [1] - 1 Leão de Prata
Direct [3] - 1 Leão de Ouro, 2 Leões de Bronze
PR [4] - 2 Leões de Ouro, 2 Leões de Bronze
Media [4] - 2 Leões de Prata, 2 Leões de Bronze
Social & Influencer [2] - 2 Leões de Bronze
Entertainment [3] - 1 Leão de Ouro, 1 Leão de Prata, 1 Leão de Bronze
Entertainment for Sport [5 - 1 GP, 1 Leão de Prata, 3 Leões de Bronze
Entertainment for Music [1] - 1 GP
Film Craft [1] - 1 Leão de Bronze
Industry Craft [3] - 1 Leão de Ouro, 2 Leões de Bronze
Digital Craft  [1] - 1 Leão de Prata
Mobile [5] - 3 Leões de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze
Radio [3] - 1 Leão de Ouro, 1 Leão de Prata, 1 Leão de Bronze
Creative Business [1] – 1 Leão de Bronze
Creative E-Commerce [1] – 1 Leão de Bronze
Brand Experience [4] –  1 Leão de Ouro, 2 Leões de Prata, 1 Leão de Bronze
Innovation [zero] 
Creative Effectiveness [zero]
Glass [1] - 1 GP
Film [6]) - 1 Leão de Prata, 5 Leões de Bronze
Titanium [zero]
GP For Good [zero]
Sustainable [2] - 1 Leão de Ouro, 1 Leão de Bronze

Ranking por categoria - BR

Card via Clube da Criação

Ranking por agência - BR

*30 pontos para cada GP, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.

Card via Clube da Criação

Veja também: