A caça aos Leões chegou ao quarto e penúltimo dia em Cannes. O Brasil ganhou 14 Leões e vai a 59 no total - incluindo dois prêmios máximos. Duas agências se destacam: África e AKQA. Com 18 e 11 troféus, respectivamente, elas somam metade das conquistas brasileiras na edição 2021 do Festival Mundial de Criatividade.
Sete categorias anunciaram campeões nesta quinta-feira, 24: Mobile, Radio & Audio, Creative Business Transformation, Creative E-Commerce, Brand Experience & Activation, Innovation e Creative Effectiveness. Chega-se, assim, a 24 áreas com vencedores divulgados, de 28 que compõem o evento.
Das sete categorias, seis delas concederam nove Grand Prix
Vai, Brasil!
Até o momento, o Brasil abocanhou 59 Leões [2 GPs, 12 Ouros, 17 Pratas, 28 Bronzes]. O país estreou na segunda, 21, com 16 Leões [2 Ouros, 6 Pratas e 8 Bronzes]. Na terça, 22, conquistou mais 15 Leões [3 Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes], já na quarta, 23, foram 14 Leões [2 GPs, 2 Ouros, 3 Pratas e 7 Bronzes].
Nesta quinta-feira, 24, BR ganhou outros 14 Leões [5 Ouros, 4 Pratas, 5 Bronzes]. São eles: 5 Leões em Mobile [3 Ouros, 1 de Prata e 1 Bronze], 3 Leões em Radio & Audio [1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze], 1 Leão em Creative Business Transformation [Bronze], 1 Leão em Creative E-Commerce [Bronze] e 4 Leões em Brand Experience & Activation [1 Ouro, 2 Prata, 1 Bronze]. Nas categorias Innovation e Creative Effectiveness, deu ruim, ficamos sem Leões.
O destaque do 4º dia de premiação foi mais uma vez a AKQA que abiscoitou cinco dos Leões brasileiros, 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze em Mobile, além de Ouro e Prata em Radio & Audio.
Leões por categoria
MOBILE - 5 Leões para o Brasil [3 Ouro, 1 Prata, 1 Bronze]
O trabalho "Feed Parade", da GUT para o Mercado Livre, conquistou 1 Ouro. "Code of Conscience", da AKQA para o Instituto Raoni, ganhou 1 Ouro [Activation by Location] e 1 Bronze [Innovative Use of Tchnology] e "Stranger Antenna" [veja aqui], da AKQA para Netfllix, levou 1 Ouro [Innovative Use of Tchnology] e 1 Leão de Prata [Brand-led Mobile Apps].
RABIO & AUDIO - 3 Leões para o Brasil [1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze]
O Ouro e a Prata da área foi para o case "Beck’s Frenquenci", da AKQA para a Beck's Beer. Já o case "Alexa`s Burnout", da Africa para Associação Brasileira de Psiquiatria, garantiu o Bronze. A campanha chama atenção para um dos distúrbios que mais afetou os brasileiros nos últimos tempos: burnout.
CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION - 1 Leão de Bronze para o Brasil
"Santander Ela", da VMLY&R para o banco Santander, único case brasileiro finalista na categoria, converteu em Leão.
Com o objetivo de falar sobre crédito programado para mulheres que desejam empreender, a campanha parte de pesquisas históricas de grandes mulheres que realizaram importantes feitos, mas não obtiveram o reconhecimento merecido.
CREATIVE E-COMMERCE - 1 Leão de Bronze para o Brasil
O único Leão concedido na categoria a uma agência brasileira foi para o trabalho "Shopping Inside", da Ogilvy para Magazine Luiza Musical Instrumental. A campanha, realizada em parceria com a Deezer, criou o Decifrei para a venda de instrumentos dentro da plataforma de streaming de música.
Assista ao comercial da campanha:
Assista ao videocase apresentado aos jurados do Festival:
BRAND EXPERIENCE & ACTIVATION - 4 Leões para o Brasil [1 Ouro, 2 Prata, 1 Bronze]
BR representou com quatro troféus na categoria. Destaque para o trabalho #GOEQUAL, da Africa para a Go Equal Movement, que garantiu o Ouro. A campanha lançou um movimento de combate a desigualdade de gênero a fim de que todas as pessoas sejam reconhecidas e incentivadas desde a infância à prática de esportes.
Já o Bronze foi para o trabalho "She Can", da Africa para o Guaraná Antártica.
CREATIVE E FFECTIVENESS - 0 Leões para o Brasil
INNOVATION - 0 Leões para Brasil
9 GPs em 6 categorias
No penúltimo dia do evento, Cannes Lions entregou nove prêmios máximos distribuídos em seis categorias das sete anunciadas: Creative Effectiveness, Creative E-commerce, Creative Business Transformation, Brand Experience, Radio & Audio e Mobile.
Campanhas premiadas foram as dos clientes Nike, Abinbev, Burger King e Carrefour. Confira os GPs por categorias.
CREATIVE ECOMMERCE - 2 GPs
"Tienda Cerca", da Draftline, Colômbia, para Abinbev
"Raising Profiles", da FCB Londres para The Big Issue e LinkedIn
CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION
"Act for Food", da Marcel Paris para Carrefour
Veja também: