'A última foto': vídeo comovente e impactante sobre tema considerado tabu

 


A gente se acostumou a acreditar em imagens. "Manda uma foto de agora" ou "Qual é a sua última foto?", quem nunca viu uma mensagem como essa na intenção de saber como uma pessoa está?

Mas será que a última foto tirada por uma pessoa dá conta de mostrar verdadeiramente como ela se sente?



Após dois anos de uma crise sanitária mundial que levou ao aumento sem precedentes do custo de vida e acionamento de variados conflitos, uma campanha na Grã-Bretanha chama atenção para um assunto considerado tabu pelos brasileiros: o suicídio. 

A iniciativa de utilidade pública lança luz sobre a realidade dura e comovente de que o suicida nem sempre parece suicida.



Para o lançamento da campanha, em junho último, uma exposição com 50 fotos de pessoas sorridentes foi montada no South Bank de Londres. Imagens de pessoas levando a vida de forma aparentemente feliz e despreocupada. Dois dias depois, a verdadeira natureza da experiência foi revelada ao vivo num consagrado programa matutino da TV britânica: os retratos são as últimas fotos de pessoas que tiraram suas próprias vidas.

A mensagem: "Suicida nem sempre parece suicida". Em outras palavras, o comportamento de uma pessoa que se mata pode assumir várias formas. Muitas vezes ela parece feliz poucos momentos antes do ato trágico.

O filme é tocante. Reúne as últimas imagens em vídeo de pessoas que decidiram não mais viver. Assista no player abaixo e saiba mais sobre a campanha a seguir.



Intitulada "The Last Photo" [A Última Foto], campanha é assinada pela adam&eveDDB para CALM [Campaign Against Living Miserably], iniciativa que visa capacitar e equipar os britânicos com as ferramentas necessárias para identificar sinais de suicídio ― incluindo os mais sutis, menos comumente associados ao comportamento suicida ― e, em última análise, ajudar a prevenir suicídios. A sigla forma a palavra em inglês "calma".

Para garantir que a mensagem alcance o maior número possível de pessoas e entregar conteúdo de forma significativa para cada público, a campanha integrada contempla peças para TV, Cinema, OOH, Impresso, Digital e Social, utilizando embaixadores, marcas e parceiros da CALM.

Exposição

125 vidas são perdidas toda semana para o suicídio

61% das pessoas teriam dificuldade de saber se alguém tem intenções suicidas



OOH Outdoor

Três dias depois, Ross tirou sua própria vida


OOH metrô



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