Tà tendo treta. A campanha do Ministério dos Transportes recebeu uma avalanche de críticas ao associar quem pratica boas ações a imprudências fatais no trânsito.
Errou feio, errou rude.
Há tempos não via uma m*** tão grande em propaganda e, pra piorar, bancada com dinheiro público. Se houvesse um Leão de lata para pior campanha, ela levaria o prêmio. Certeza.
Tô ficando velha e implicante ou a campanha "Gente Boa Também Mata" é tão ruim q parece q autoriza a matar e faz chacota com as boas ações? pic.twitter.com/PP4rI3d6FB— Elika Takimoto (@elikatakimoto) 3 de janeiro de 2017
Lançada no dia 2 de dezembro, a campanha da agência nova/sb inclui vídeo, redes sociais e OOH [mídia de rua].
Confira:
A ação traz frases como "Quem planta árvores pela cidade", "Quem faz trabalhos voluntários", "Quem resgata animais" e "Quem espalha amor pelas ruas"... "também pode matar".
Oi?
De acordo com o Ministério dos Transportes, o objetivo era abordar as cinco atitudes consideradas mais perigosas para o trânsito: embriaguez, velocidade, ultrapassagens irregulares, uso de celular e não uso de dispositivos de segurança.
O objetivo pode ser válido, mas a abordagem é completamente equivocada, segregadora e até ofensiva.
A estratégia é um desastre, uma forçação de barra jamais vista na publicidade brasileira. Pessoas do bem podem ser imprudentes, óbvio! Ninguém está imune a erros, mas a campanha seria muito mais útil se livre de viés ideológico.
"Muito infeliz este vídeo. Não importa se você é pessoa boa ou ruim todo o erro é passível de consequência", criticou um usuário na página oficial do Ministério no Facebook onde o vídeo foi publicado.
"Pior campanha dos últimos tempos. Além de abobalhar a bondade, mistura uma avaliação moral das pessoas com a questão das mortes no trânsito", reclamou outro. "Tive de ler 10x para entender... muitos entenderão errado, associando quem resgata animais aos acidentes", protestou mais um.
Os responsáveis dirão que "a ideia é lembrar que qualquer um pode matar no trânsito", ok, mas nem isso dá pra dar um desconto.
O conceito é incoerente, teve gente dizendo que sequer compreendeu.
tentando entender a lógica dessa campanha do ministério dos transportes pic.twitter.com/WOuYNM9ecx— BruPaul's Drag Race (@parebruno) 2 de janeiro de 2017
A maneira como as frases foram construídas nivela as pessoas por baixo. Ambíguas e inconsequentes, depreciam quem se esforça em promover o bem à sociedade.
Existe uma linha tênue entre ser impactante e apelar para o mau gosto, além do que o texto está confuso e gera dúvidas - se você tem que explicar uma propaganda, ela não é uma boa propaganda.
Uma boa campanha publicitária precisa ter clareza e objetividade. Dar o recado de imediato, sem legenda. Não produzir ruído na comunicação.— Elika Takimoto (@elikatakimoto) 3 de janeiro de 2017
E tacale textão, mandou bem, Gabriela:
O deputado federal Ricardo Tripoli [PSDB - SP], novo líder da bancada na Câmara, conhecido pelo trabalho em defesa dos animais, informou que protocolou um ofício pedindo a remoção imediata das peças,
Sobre a campanha do Ministério dos Transportes, informo que já solicitei a retirada dessa publicidade das ruas. Seguimos vigilantes! pic.twitter.com/pam2hHCxgV— Ricardo Tripoli (@ricardotripoli) 2 de janeiro de 2017
O governo saiu em defesa da campanha e afirmou que dará continuidade à
Em nota oficial divulgada na 3ª feira, 3, o governo explica que esta é a 1ª etapa, haverá outras. "Na primeira, o objetivo é chocar e chamar atenção para as práticas que geram acidentes involuntários por pessoas que não tem perfil de risco. Em sua 2ª fase, a campanha explica de forma mais didática os cuidados para se evitar os problemas ao conduzir veículo automotor".
Uma resposta meia boca que apenas explica o briefing, mas não aborda a polêmica. A nova/sb, a quem caberia justificar a campanha, foi desautorizada pelo governo a se manifestar.
No release distribuído à imprensa antes da polêmica, a agência não divulgou a ficha técnica do trabalho - isso normalmente acontece quando os profissionais envolvidos não se sentem orgulhosos e não querem ver seus nomes vinculados ao job.
O Sensacionalista mandou o papo reto dizendo que os criativos da campanha mataram os brasileiros de vergonha e propôs novos slogans como "Cortar aposentadoria também mata", "Reduzir investimento em educação também mata" e "Corrupção também mata".
Criador da campanha ‘Gente boa também mata’ prova tese ao matar brasileiros de vergonha https://t.co/2ioVcviXEr— Sensacionalista (@sensacionalista) 3 de janeiro de 2017
Diante da polêmica, o governo voltou atrás e decidiu retirar a campanha do ar.
Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, o secretário de Comunicação da Presidência, Márcio Freitas, admitiu que apesar da boa intenção em mostrar que qualquer um pode cometer imprudências no volante, as peças continham um sentido controverso. "Ao levar essas peças para o cartaz, houve um equívoco. A comunicação não foi bem feita. Por isso, determinamos a retirada desses cartazes", afirmou.
Depois o governo mudou de opinião novamente e continua com a campanha, alterando apenas o cartaz que faz menção ao resgate de animais - a peça foi a que gerou mais críticas.
O vai e vem de posicionamentos e a manutenção da péssima campanha não surpreende vindo do [des]governo Temer.
Ainda assim, houve quem curtiu:
"gente boa também mata" é uma capanha inteligente sim. Se vc se sentiu chocado, ótimo, essa é a ideia— Marcio (@vazmarci0) 3 de janeiro de 2017
Mano, para que tá feio. Todo publicitário sabe [ou deveria saber] que é possível impactar o público sem lançar mão de um conceito que gera dúvidas, desentendimentos e ainda semeia discórdia.
tô me achando uma alien por ter curtido a sacada da campanha do ministério dos transportes— GrumPriih Frasnelli (@priih_frasnelli) 2 de janeiro de 2017
Gosto cada um tem o seu, mas quando se trata de uma ação de utilidade pública do governo para informar e conscientizar a população não há espaço para amadorismos.
Cabe até um mea culpa:
Boa forma de salvar a
As peças acima e abaixo foram recriadas pelo publicitário Rodrigo Guedes. Como ele diz, "Boas pessoas podem fazer boas coisas". Leia a opinião de Guedes aqui.
Para não deixar dúvidas de como a campanha Gente Boa Também Mata é ruim, compare com o comercial da Agência de Transportes do governo neozelandês, abaixo.
Forte como um soco no estômago, o filme mostra um carro em alta velocidade prestes a se chocar contra outro. Nesse instante, o tempo para e os motoristas saem dos veículos. Eles travam um diálogo na tentativa de encontrar uma saída para o eminente trágico desfecho.
Prepare-se para cenas impactantes e dê o play:
Taí, publicidade com P maiúsculo. Causa impacto, sem apelações nem ofensas.
Confira algumas reações à campanha Gente Boa Também Mata:
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) 4 de janeiro de 2017
A verdade é que qualquer coisa é
Veja também:
Foto oficial de Temer com photoshop disaster vira piada
Posse do Trump: anúncio de oportunidade e zoeira. Michelle Obama, mulher e filho de Trump viram memes
Star Wars inspira paródia da Lava Jato: operação que não pune PSDB
Premiação vira piada na internet com direito a foto histórica de Moro, Aécio e Temer
Operação Leva-Jato: Brasileirinhas quer bombar o mercado porn com filme inspirado na Lava Jato
"Dad, infelizmente não tenho cacife para comprar tudo que gostaria": troca de mensagens entre Cunha e filha vira meme
A palavra do ano é "Pós-verdade"
Bandeira do Japão comunista: as melhores reações e memes ao micão da manifestante que invadiu a Câmara
Trump presidente: as melhores reações em charges, cartuns, memes e zoeira
Trump presidente: as melhores reações em memes, gifs e tweets
Meme do ET golpista
Cunha preso: os melhores memes e reações à prisão de Eduardo Cunha
Lula PPT Generator para publicitários
Meme do Powerpoint: gráfico tosco vira piada na web - Lula PPT Generator
Teve Golpe: Senado aprova impeachment de Dilma por 61 a 20
Golpe sincronizado: nova modalidade dos Jogos do Rio
Teve golpe: tweets e memes do afastamento da Dilma e [blargh] posse do Temer
Bela, recatada, do lar e famosa: celebridades aderem ao movimento
Bela, Recatada e do Lar: crítica em forma de zoeira, memes, imagens e tweets
Carta do Temer: os melhores memes e reações sem mimimi
Dilma 53% Aécio 47%, Ibope às vésperas da eleição vira meme
Debate na Globo: as melhores reações da internet ao último confronto do 1º turno
Selfie ao lado do caixão de Eduardo Campos vira meme e rende piadas na internet