Uma história de perseverança e amor no comovente comercial de Natal da John Lewis

 


O que você gostaria de conquistar nesse fim de ano ou, quem sabe, ganhar de Natal? Se sonhar inspira, dedicação e perseverança fazem toda a diferença na hora de transformar sonhos em realidade.

Em 2022, o aguardado comercial natalino da rede britânica de Lojas de Departamento John Lewis traz a história de um tiozão que se esforça para aprender a andar de skate. Sonho de infância? Desafio pessoal? Não se sabe. Certo mesmo apenas sua obstinada ― e dolorosa ― meta. 

Dia e noite, faça chuva ou faça sol, lá está ele e seu skate. Tamanha dedicação, com a linda "All The Small Things", do Blink-182, em uma versão de Scott Bradlee do Postmodern Jukebox, como trilha, acaba cativando o público [dá pra ouvir ou baixar a música no Spotify].



Intitulado "The Beginner", o filme de 90 segundos de duração reserva um final emocionante e surpreendente.

Assista abaixo e saiba mais sobre a campanha em seguida.



O comercial de fim de ano da John Lewis se tornou um marco para os britânicos ― e publicitários do mundo todo. Todo ano o filme da marca de varejo abre a temporada de compras de Natal no Reino Unido. Pudera, são mais de uma década de campanhas criativas e cuidadosamente elaboradas que acabam conquistando o público e prêmios nos festivais de publicidade [assista aos comerciais anteriores no final deste post]. Vale lembrar que para o mercado publicitário britânico, o Natal equivale ao Super Bowl.

Ao longo do tempo, os comerciais da John Lewis ganharam relevância devido ao alto investimento em superproduções cheias de efeitos especiais e diferentes estilos de animação que apresentam bichos carismáticos e outros elementos fantásticos que personificam a magia do Natal. Soma-se aí a aposta em versões de clássicos da música que embalam gerações.

Em 2022, porém, a John Lewis abriu mão da fantasia por uma história simples, sem grandes efeitos, mas igualmente comovente, sobre crianças e jovens que vivem em casas de acolhimento e instituições públicas à espera de adoção por uma nova família. Dessa vez, o mote é menos fantasia e mais sobre caridade. A campanha lembra que mais de 108 mil crianças e jovens vivem no sistema nacional de adoção do Reino Unido [Saiba mais como ajudar]. 



Assim como em outros anos, a John Lewis assumiu o compromisso de doar parte das vendas para instituições como Action For Children e Who Cares? Scotland. A iniciativa vai durar um longo período, garante a marca, com ações e comunicação para muito além do fim de ano.

Outra coisa que não mudou foi a agência parceira, a criação, mais uma vez, ficou a cargo da adam&eveDDB. Para acompanhar a campanha nas redes sociais use a hashtag #TheBeginner.

Curtiu? Assista ao por trás das câmeras:



Veja também: