Seria um fim de ano como qualquer outro para Nathan, não fosse uma visita inesperada de muito, muito longe que tornaria aquele Natal mágico como se fora o primeiro.
Os comerciais natalinos da rede britânica de lojas de departamento John Lewis costumam emocionar o público a cada fim de ano. Já virou tradição. Afinal, são mais de 10 natais brindando as pessoas com filmes incríveis e inspiradores. Por esse motivo, são esperados pelos ingleses e por amantes da boa propaganda em todo o mundo, como um marco que dá início à temporada de Natal.
Vem comigo.
Em "Unexpected Guest", Nathan encontra Skye, uma garota alienígena cuja nave cai na Terra, numa floresta perto de sua casa. Com cenas que lembram "ET", o jovem de 14 anos se esforça para se comunicar com a visitante, enquanto ela tenta consertar o veículo espacial.
Ali nasce uma amizade cativante e improvável, embalada por uma versão da bela "Together in Electric Dreams", de Philip Oakey e Giorgio Moroder, de 1984, que virou um single na voz da artista britânica Lola Young, de 20 anos, produzido especialmente para a campanha.
A trilha sonora de Chris de Burgh serve de guia para toda a narrativa. Nathan apresenta à amiga [ou seria crush?] tradições natalinas no Reino Unido, como enfeitar a casa, preparar torta de carne moída, brincar na neve e vestir suéteres temáticos. Enquanto isso, ela é capaz de usar seus poderes alienígenas, como acender as luzes de uma árvore de Natal apenas com um gesto - uma forma de se juntar à celebração. A amizade entre eles se fortalece até o momento em que a nave fica finalmente pronta.
No momento da despedida, na manhã de Natal, Nathan dá a Skye uma suéter com luzes que se acendem, especialmente customizada por ele - o rapaz havia reparado que a viajante espacial usava trajes luminosos. A menina fica sensibilizada com a atitude e eles acabam trocando um singelo beijo.
Com direção de Ewen Brown e Mark Molloy e produção da Smuggler, o comercial termina com a frase "Por um Natal tão mágico quanto o seu primeiro".
O objetivo de "Unexpected Guest", "Convidado Inesperado" em livre tradução, é contar uma história cativante e leve, especialmente após o último Natal, sem visitas, sem abraços e sem encontros devido à pandemia.
"As pessoas estão apostando tudo no Natal deste ano para compensar o que não tivemos no ano passado, diz a Adweek, Claire Pointon, diretora de clientes na John Lewis & Partners. "Queríamos transmitir os momentos do Natal, desde decorar uma árvore até hospedar amigos e família - esses foram os momentos que os clientes realmente perderam no ano passado, na véspera do Natal", explica. Nas palavras da executiva, o filme é uma espécie de "escapismo alegre".
A ideia de trazer uma hóspede inesperada e de outro planeta veio do aumento do interesse das pessoas pelo espaço. "O espaço é realmente interessante agora - há civis indo para o espaço e muitos filmes sendo lançados", afirma Claire. "O espaço é atual e é isso que o bom marketing deve fazer para explorar o que as pessoas estão pensando", completa.
Para o Natal 2021,a John Lewis repetiu sua bem-sucedida parceria com a Adam&Eve/DDB. Campanha criada pela agência estreou o comercial na TV britânica uma semana antes do costumeiro, na noite de quinta-feira, 4. A antecipação foi motivada por pesquisas da rede de varejo e do mercado que indicam que os consumidores iniciaram mais cedo seus preparativos para o Natal, principalmente por receio da falta de produtos nas prateleiras. A constatação da John Lewis de estoque suficiente para garantir a demanda no período ajudou a dar base para tal decisão.
Neste ano, a campanha não traz um produto específico como carro-chefe. Ainda assim as peças exibidas no comercial podem ser adquiridas nas lojas. O suéter que Nathan usa, por exemplo, é encontrado nos tamanhos infantil e adulto. O montante de 10% dos lucros com a venda da peça serão doados a entidades de caridade parceiras de muitos anos da John Lewis.
A Adam&Eve/DDB repete a dobradinha com a Waitrose, que pertence ao mesmo grupo. A agência já havia participado da campanha de Natal no ano passado, "Give a little love". Dessa vez, entretanto, há peças separadas sob a batuta exclusiva da Waitrose.
Além de TV, o plano de mídia contempla digital, cinema, redes sociais, ativações nas lojas e ainda um filtro no Snapchat que transforma o rosto do usuário em um viajante do espaço.
Assista ao making of do comercial:
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