Crianças explicam o amor LGBTQIA+ para adultos em campanha do Burger King. Marca sofre ataque de conservadores

 


"Como vou explicar dois homens de mãos dadas para uma criança?", o surrado argumento homofóbico foi colocado em cheque em campanha do Burger King lançada nesta quarta-feira, 23 de junho, Mês do Orgulho LGBTQI+.

A fim de mostrar que o tema é muito mais simples do que parece e deve ser abordado sem tabus, o BK reuniu crianças e adolescentes que falam do amor e da diversidade. A iniciativa em apoio à causa, uma cocriação da DAVID com especialistas em psicologia e diversidade, mostra a perspectiva infantil quanto ao amor e ao respeito. 


Intitulado "Como explicar?", o filme retrata de forma genuína o olhar infantil sobre a temática. Acompanhadas por pais e mães, crianças compartilham seu ponto de vista e respondem a perguntas feitas por profissionais de modo espontâneo, em uma gravação sem roteiro. 

"O lançamento da campanha tem como objetivo endereçar um ponto de reflexão à população em geral. O preconceito é uma construção social e, com toda a responsabilidade que nos cabe enquanto companhia, conseguimos mostrar que os pequenos carregam o discernimento a partir de um olhar muito sensível e humano", analisa Juliana Cury, diretora de marketing do Burger King Brasil.

Cartilha com dicas

Além do filme, o BK lança, em parceria com a ONG Mães Pela Diversidade, uma cartilha com dicas e instruções para as pessoas que desejarem se aprofundar no assunto. A peça funciona como um guia na hora de conversar sobre o tema com as crianças. O conteúdo, aberto e gratuito, pode ser baixado neste link.

"Essa cartilha contém a informação necessária para desconstruir o preconceito e para que cada vez menos as famílias sofram o efeito da LGBTfobia", afirma Maju Giorgi, idealizadora e coordenadora nacional da ONG. O Mães pela Diversidade receberá doações da marca para ampliar o projeto.

Aprovação e ataques lgbtfóbicos

Na tarde desta quinta-feira, 25, o termo Burger King aparece entre os assuntos mais comentados do Twitter. A campanha foi bem recebida e tem conquistado elogios pelo cuidado e respeito em sua elaboração. 

Apesar disso, a ação foi alvo de ataques na internet disparados por grupos conservadores que pedem o "cancelamento" da marca e usam a hashtag #BurgerKingLixo. 



O boicote está sendo impulsionado por robôs .



Procurada pela imprensa, a rede de restaurantes se pronunciou. "No BK, acreditamos no respeito como princípio básico de todas as relações humanas e não toleramos o preconceito. Aqui, todas as pessoas são bem-vindas", divulgou em nota.

"O desenvolvimento da campanha 'Como Explicar', voltada e pensada especificamente para o público adulto, contou com a curadoria de especialistas em psicologia para garantir o uso de uma linguagem adequada, bem como uma consultoria de diversidade e das ONGS Mães pela Diversidade e APOLGBT. O Burger King reforça seu compromisso de contribuir na construção de uma sociedade cada vez mais plural e com o respeito como princípio básico", conclui o comunicado.

Assista:



Confira mais algumas reações:





Veja também:

Havaianas lança linha Pride e deixará de separar produtos por gênero. Marca ainda anuncia extensão de tamanhos em algumas coleções
Bob Esponja é gay: Nickelodeon revela que personagem faz parte da comunidade LGBTQ+
Pixar lança seu primeiro curta com protagonista gay
Porta dos Fundos: especial de Natal com Jesus gay atrai ira de conservadores. Acompanhe toda a treta 
'Crivella, corre aqui!': cariocas usam beijo censurado por prefeito para apontar problemas reais no Rio
Treta  Crivella X beijo gay, acompanhe todo o rolê
Damares diz que Elsa, de Frozen, termina sozinha porque é lésbica e vira piada na web
'Bohemian Rhapsody': filme sobre Queen e Freddie Mercury ganha versão para o público cantar junto
Polenguinho é atacada após referência a Pink Floyd: homofóbicos confundiram arco-íris com imagem LGBT
'Segure firme': uma poderosa mensagem de amor contra homofobia
"Cura gay" é liberada pela Justiça e gera polêmica
It's time | GetUp
O Amor desconhece rótulos: beijos e carinhos no raio-x 
Sobre o Santander e o cancelamento da exposição 'Queermuseu': Intolerância e vacilação – quando a marca não sabe o que quer
O primeiro Dia dos Pais: história real de um pai de 1ª viagem emociona e surpreende
'In a Heartbeat': emocionante curta de animação sobre o 1º amor entre dois garotos repercute na internet
Essa Coca é Fanta! E daí?
Marca de sorvete não servirá dois sabores iguais até que Austrália aprove casamento entre pessoas do mesmo sexo
Budweiser provoca pessoas a ser quem elas quiserem. Nova campanha é ode à liberdade
Dicionário Houaiss muda a definição de família
Dicionário Houaiss vai mudar a definição de família e você pode dar a sua sugestão
YouTube comemora decisão dos EUA a favor do casamento gay e video viraliza imediatamente
Esporte fresquinho: vídeo divertido mostra que os Jogos de Inverno sempre foram um pouco gay
Beijaço do Laerte continua no Facebook
Laerte promove Beijaço nos quadrinhos da Folha de S. Paulo
Engajamento na rede: símbolo do casamento gay vira meme e Feliciano não me representa
Conheça a biografia homossexual de grandes personalidades mundiais