'Umbrella': assista ao comovente curta de animação brasileiro premiado e qualificado ao Oscar

 
Baseado em eventos reais, o emocionante curta de animação "Umbrella" nos leva até um pequeno órfão que se encanta sem motivo aparente por um guarda-chuva amarelo de uma mulher que visita o orfanato onde vive, a ponto de tentar escondê-lo para si. 

Ao ser exposto pela filha da visitante, a história tem uma reviravolta em que o objeto dourado, mais do que uma simples proteção contra chuva, é a conexão entre um passado de tristes lembranças e o futuro cuja salvação somente se dá pela empatia e amor.

Assista ao curta no player do início do post e saiba mais em seguida.



Após "O Menino e o Mundo", em 2016, "Umbrella" deu ao Brasil a chance de aparecer mais uma vez no Oscar. Antes de figurar na lista de produções qualificadas para a categoria de Melhor Animação em Curta-Metragem, o filme dirigido por Helena Hilario e Mario Pece teve uma trajetória premiada por diversos festivais.

O curta, que chegou a bater três mil visualizações em menos de seis horas ao ser disponibilizado em 7 de janeiro no YouTube, é inspirado em uma situação real vivida pela irmã de Helena que visitou um orfanato e recebeu o pedido de um guarda-chuva de um dos internos, segundo revelou a diretora em uma entrevista. "Ele falou: 'Eu queria um guarda-chuva, porque quando o meu pai me deixou aqui, estava chovendo, então acho que se eu tiver um guarda-chuva, meu pai vai me buscar."

Veja também: