Está aberta a temporada de caça aos Leões. Cannes Lions, a premiação mais hitada da publicidade mundial, começou oficialmente nesta segunda-feira. Em sua 66ª edição, o Festival Internacional de Criatividade que acontece em Cannes, na França, vai de 17 a 21 de junho.
Na cerimônia de entrega de troféus do primeiro dia de premiações, contemplando quatro áreas, o Brasil levou 24 Leões, sendo 7 Pratas, 17 Bronzes e nenhum Ouro - uma estreia aquém do esperado.
Em Print & Publishing, área em que tradicionalmente as agências BRs costumam se sair bem, o Brasil teve desempenho bem modesto: 5 Leões. Apenas metade do resultado do ano passado quando o país ganhou 10 troféus. De modo geral, a categoria distribuiu menos Leões do que em anos anteriores. Foram apenas 32 trabalhos premiados.
Em Design, o país volta para casa com apenas 2 Leões. Foram 8 em 2018.
Em Outdoor, o tropeço foi menor, garantimos 11 Leões, apenas 1 a menos na comparação com o ano anterior.
A boa notícia do dia ficou por conta do Lions Health, premiação dedicada a campanhas da área da saúde que contempla duas categorias: Health & Welness e Pharma.
Em Health & Welness, o país conquistou 5 troféus, contra 3 em 2018. Em Pharma, categoria para comunicação de remédios sob prescrição, as agências brasileiras repetiram o desempenho, garantindo 1 Leão.
Ranking das agências
Entre as agências BR, a mais premiada do primeiro dia de Cannes foi a África que abiscoitou 6 Leões, sendo 2 Pratas e 4 Bronzes. A VML Y&R também se destacou garantindo 1 Prata e 2 Bronzes. Em seguida vem a Grey, David e AKQA, que levaram 1 Prata e 1 Bronze. Também conquistaram Leões, a McCann Health, com 1 Prata, BETC/Havas, AlmapBBDO, NBS, Leo Burnett, Z+Havas, Tech and Soul, GTB e Ogilvy, todas com 1 Bronze.
Grand Prix
O primeiro dia de premiações teve 5 Grandes Prêmios. Entre eles, o mega master blaster aguardado "Nike Dream Crazy/Colin Kaepernick", da Wieden+Kennedy Portland para Nike, em Outdoor.
Os outros GPs foram:
"Creatability", do Google Creative Lab Nova York para Google, em Design
"The Blank Edition", da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar, em Print & Publishing
“Breath of life", da McCann Health China para GSK. em Pharma
"Thisables", da McCann TelAviv para Ikea, em Health & Welness
Vamos aos prêmios por categorias:
PRINT & PUBLISHING - 5 Leões para o Brasil [de 32 no total da categoria]
*Prata*
"The Judgeable coverts collection", da Africa para E-Galaxia Publishing House
"The beer behind sports", da Africa para Budweiser
*Bronze*
"Police", "Martial Arts Champions" e "ArmyHeadquarter", da Grey para Sekron
"Water polo" e "Basketball", da Africa para ESPN
"The 9´58 Biography", da BETC/Havas para Puma
O Grand Prix de categoria foi para "The Blank Edition", da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar
OUTDOOR - 11 Leões para o Brasil [de 65 no total da categoria]
*Prata*
"Competitor´s Sale", da Grey para Volvo
"Burn that ad", da David para Burger King
"Air Max Graffiti Stores", da AKQA SP para Nike
*Bronze*
"Paris, “Berlin", "London", da VML Y&R para BIC
"Pyramid" e "Pisa", da AlmapBBDO para Volkswagen
"Air Max Graffiti Stores", da AKQA SP para Nike
'Hashtags of arts", da NBS para Mseu Nacional de Belas Artes
"Real time mic", da Leo Burnett Tailor Made para Metropoles
"Without a Ramp, a Sidewalk is a Walk", da Z+ Havas para Movimenti Superação
"Distracted goalkeeper", da Tech and Soul para Uber
"Burn that ad", da David para Burger King
O GP de Outdoor foi para "Dream Crazy", da Wieden+Kennedy Portland para Nike.
DESIGN - 2 Leões para o Brasil [de 47 no total da categoria]
*Bronze*
Accessility mat", da Wunderman Thompson para Ford
"History blocks", da Africa para Unesco
O Grand Prix da categoria foi para "Creatability", do Google Creative Lab Nova York para Google
LIONS HEALTH
HEALTH & WELNESS - 5 Leões para o Brasil [de 33 no total da categoria]
*Prata*
"1 Minute 46 Seconds", da McCann Health para Hospital Leforte
Assista o filme "1 minuto e 46 segundos":
Tooth Fairy´s”, da VML Y&R para Faculdade de Odontologia da UPS
Assista ao filme "O Endereço da Fada do Dente":
*Bronze*
"Next minute la"”, da VML Y&R para Ministério Público e ABAP
"Legs to fly", da Africa para ESPN
"Life print", da Africa para Ampara Animal
O GP da categoria foi para "Thisables", McCann TelAviv para Ikea
PHARMA - 1 Leão para o Brasil [de 11 no total da categoria]
*Broze*
"The Ufologist", da Ogilvy para Hermes PardiniO Grand Prix de Pharma foi para “Breath of life”, da McCann Health China para GSK
Veja também:
Brasil faz pior estreia em Cannes dos últimos anos. Lions Health rende 4 Leões, pior resultado desde a sua criação