Cannes Lions 2021: BR estreia com 16 Leões e 8 agências premiadas. Festival distribui 9 GPs no 1º Dia

 


Começou a 68ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Neste ano, a premiação mais hitada da publicidade mundial será realizada de forma full digital, de 21 a 25 de junho. 

Cannes Lions Live 2021 dá início aos trabalhos com queda de 6% no número de peças inscritas em comparação a 2019 - a edição do ano passado foi cancelada por motivos de coronavírus. Mesmo aceitando cases veiculados em 2020, foram realizadas 29.074 inscrições, o menor número desde 2012 quando superou 30 mil trabalhos inscritos.

Noventa países disputam em 28 categorias, uma a mais do que a última edição do evento, em 2019. A nova área Creative Business Transformation estreia com 202 inscrições e premiará trabalhos que demonstram o impacto das mudanças criativas na transformação dos negócios das empresas. Film é a categoria mais disputada esse ano, com 2.726 trabalhos inscritos.

O Brasil chega em Cannes com 1.472 peças. Número 30% menor em relação à última edição. Apesar da queda considerável de 30%, somos o terceiro país no total de inscrições, atrás apenas de EUA e Reino Unido.

Resultados do primeiro dia

Cinco das 28 categorias divulgaram resultados oficiais no 1º dia do Festival. Brasil faturou 16 Leões, sendo dois de Ouro, seis de Prata e oito de Bronze. Oito agências brasileiras conquistaram 15 troféus e um Leão de Prata, em Outdoor, foi para o case "In Someone Else's Shoes", inscrito pela produtora de som Studio Tesis e criado pela Arnold Boston para o banco Santander.


O Brasil saiu-se melhor em Outdoor com sete Leões [1 Ouro, 4 Prata, 2 Bronze] e depois em Print & Publishing com cinco troféus [1 Ouro, 1 Prata, 3 Bronze], sendo 1 Ouro e 1 Prata para o trabalho da Africa para a Folha de S. Paulo, 1 bronze para a peça "Son", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO [Associação Brasileira de Transplante de Orgãos], 1 bronze para Racism Uncovered da Africa para Afro Brasil Museum e 1 bronze para "True Fashion", da AlmapBBDO para Alpargatas/Havaianas.

Em Pharma, as agências BR garantiram dois Leões [1 Prata, 1 Bronze], para a Health & You e a TracyLocke, respectivamente. Design também rendeu dois Leões [2 Bronze], um para a Africa e outro para AKQA. Na categoria Health & Wellness não houve trabalhos brasileiros premiados, os cases finalistas das agências AKQA, Africa e Artplan não se converteram em Leões.

Destaque para as agências Africa, com cinco Leões [1 Ouro, 2 Prata e 2 Bronze], e AlmapBBDO, também com cinco troféus [1 Ouro, 1 Prata e 3 Bronze]. Os outros Leões foram para VMLY&R e Suno, que dividem 1 Prata, Havas Health & You e Collletivo Design, que também dividem 1 Prata, e AKQA, Leo Burnett Tailor Made e TracyLocke, com 1 Bronze cada.

O trabalho brasileiro mais premiado até agora é "O Valor da Notícia", da Africa para o jornal Folha de S.Paulo, com três Leões, 1 Ouro, em Print & Publishing, e 2 Prata, em Print & Publishing e Outdoor. 


Assista:



A agência Africa também ganhou Prata com a série "Femicide/Burning/Oil", mais uma vez para a Folha, e um Bronze em Print & Publishing para "Racism Uncovered", criado para Afro Brasil Museum. O outro Leão, de Bronze e em Design, foi para o case "Salla 2032".


Assista:



Cases premiados da AlmapBBDO [1 Ouro, 1 Prata e 3 Bronze]: "True Fashion" (Backstage 1, 2 e 3),  para Havaianas, conquistou Ouro em Outdoor e Bronze em Print. "Doritos Wassabi", Prata [Outdoor] e Bronze [Outdoor]. "Hunter Cast", para Snickers, Bronze [Outdoor].


Bronze em Print & Publishing: "True Fashion", da AlmapBBDO para Alpargatas/Havaianas.


Prata e Bronze em Outdoor: "Doritos Wassabi"


Bronze em Outdoor: "Hunter Cast" para Snickers.



Leo Burnett Tailor Made levou Bronze em Print & Publishing por "Son", para ABTO. 


A AKQA conquistou Bronze em Design por "Code of Conscience", para o Instituto Raoni. A TracyLocke ganhou um Bronze em Pharma por "Beautiful Dreamer", para Pfizer. A agência Havas Health & You levou Prata por "Idverse". E VLMY&R e Suno dividem um Leão de Prata em Outdoor por "We Stand", para o Santander.



Nove GPs distribuídos, BR levou nenhum

Foram entregues 9 Gran Prix no primeiro dia do Festival, três categorias tiveram mais de um GP. Nenhum deles para o Brasil. Alguns cases premiados, entretanto, contam com brasileiros na ficha. 

Confira os prêmios por área:

PHARMA LIONS
"Sick Beats", da Area 23- FCB Health Nova York para a Woojer [Estados Unidos]


Assista:



HEALTH & WELLNESS
Foram entregues dois GPs na categoria.

"#StealOurStaff", da TBWA\London para Beco [Reino Unido]


"#WombPainStories", da AMV BBDO London para Essity [Reino Unido] Body Form/ Libresse



LIONS HEALTH FOR GOOD
"Addrespollution.org", da AMV BBDO London para Central Office for Public Interest [Reino Unido]



DESIGN
Foram distribuídos dois GPs na categoria.
"H&M Looop", da AKQA Estocolmo para a H&M (Suécia)


Assista: 


O segundo GP da categoria foi para o trabalho "Notpla", da Superunion London para Notpla.



OUTDOOR
Foram entregues três GPs na categoria
Série Day, "Day 35", "Day 28", "Day 32" ["Moldy Whopper"], da Ingo Estocolmo, David Miami e Publicis Romenia para Burger King [Suécia]

O case traz brasileiros na ficha. São eles: Fernando Pellizzaro e Jean Zamprogno [group creative directors, Sergio Takahata [senior art director], Stefane Rosa [group account director], da David Miami, e Eduardo Marques [chief creative officer] e Ivan Montebello [art director, da Publicis.

São eles: 


"Shutter Ads", da Publicis Itália para Heineken [Itália]


"Village Electrique", da Publicis Conseil para Renault [França]



PRINT & PUBLISHING
"Courage is Beautiful", da Ogilvy London e Ogilvy Toronto para Dove [Reino Unido]

A campanha conta com os brasileiros Dedé Laurentino e Juliana Paracencio na ficha. Assista:



Confira o videocase:


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