Estamos lançando a nossa nova marca. Sólida como uma pedra. Cheia de cores e curvas como o Brasil. pic.twitter.com/ybd5H9c7Yq
— Itaú (@itau) December 6, 2023
Itaú mudou a marca.
— João Pedro C. Motta (@OficialJoao) December 7, 2023
O projeto levou 22 meses entre pesquisa e desenvolvimento pra ser feito e provavelmente custou milhões de reais.
Você curtiu? pic.twitter.com/WPhtIdzcbi
Está circulando na internet alguns rumores que estão deixando a fanbase em polvorosa. Vazaram algumas imagens que supostamente fazem parte de uma campanha do banco Itaú estrelando Madonna que foram registradas em um evento fechado da empresa. pic.twitter.com/DhmJ0mdC6E
— Madonna Literal (@MadonnaLiteral1) December 7, 2023
🚨 Aparição de Madonna em nova campanha publicitária do Itaú aumenta rumores de que a rainha do pop venha para o Rock in Rio.
— POPTime (@siteptbr) December 6, 2023
O banco é patrocinador oficial do festival! pic.twitter.com/dWmmgcg9Ot
Nada como ter contatinhos né? Algumas informações dessa love story de Madonna e o Itaú:
— Mauricona (@Maucarvalho) December 7, 2023
1 – a conta do Itaú dividida entre três agências de publicidade: DPZ&T, DM9DDB e Africa; O Itaú é considerado a marca nacional mais valiosa no mercado publicitário +
Ela NÃO vem! Pelo menos não para o Rock In Rio. O banco Itaú confirmou em aviso que o comercial NÃO TEM qualquer ligação com uma vinda de Madonna para o Rock In Rio. #rockinrio #madonna pic.twitter.com/D3ZocuITRs
— Madonna Now (@madonnanow_) December 8, 2023
ATENÇÃO: temos a próxima pauta no mundinho do branding e design.
— Beatriz | bitstobrands.com (@beatrizguarezi) December 6, 2023
eis a nova marca do Itaú: pic.twitter.com/kdcMtsRhkl
rapaz acertaram e muito https://t.co/lEpwoWcY7I
— delvaux (@designdelvaux) December 6, 2023
comentários icônicos sobre o novo logo do itaú pic.twitter.com/QvvKDcBstC
— clementina (@darlintangerine) December 7, 2023
O @itau mudou de logo
— Cristiane Fensterseifer, CNPI, CGA e consultora (@crisinveste) December 7, 2023
.
Eu só imagino toda a grana q as agências ganharam para deixar ele parecido com o @interbr
.
Uma coisa não dá pra negar. Parabéns para a agência por 2 motivos
1) vender por milhões algo que uma AI faria melhor em segundos
2) gerar tanto engajamento e… pic.twitter.com/DYwBFcTT4l
é muito bom ver o ponto de vista de quem não é designer falando sobre HAHAHA https://t.co/m9OY0TMAbX
— clementina (@darlintangerine) December 7, 2023
Os responsáveis por aprovar isso daqui tinham que ser PRESOS.
— Pedro Accorsi (@pedroaccorsi_) December 7, 2023
22 meses e custou R$ 5 milhões. Eu faço melhor no Canva em 5 minutos.
Sabe aquele ditado: “não se mexe em time que tá ganhando” pic.twitter.com/Tjx5CohSqr
claro que vc faz em 5 minutos 😅 https://t.co/2zdU0oyEZi pic.twitter.com/9oaOFykyQq
— delvaux (@designdelvaux) December 7, 2023
EU LANÇO O DESAFIO, @pedroaccorsi_
— checkdsgn® (@checkdsgn) December 7, 2023
quero VER você fazendo algo melhor no canva em 5 minutos
mas é sério: quero que você construa um logo MELHOR que esse e que dê POSSIBILIDADES de desdobramento para uma id. visual em apenas 5 minutos, cronometrado, na ferramenta que você citou https://t.co/IkhVUk8rlF
Preguiça
— Mavera (@Maverick_Turbo) December 7, 2023
Nego que n entende de design bostejando
A marca do Itaú é icônica, queria o que? Que um sobrinho fosse lá e mudasse tudo que o Wollner fez?
A mudança atual é a mais drástica da historia do Itaú, pq numa marca icônica vc n revoluciona, vc evolui, é gradativo, é sutil. https://t.co/GYKm8siaQz pic.twitter.com/6pxKp6WiIe
"Não porque esse novo logo aí do Itaú eu faço melhor no Canva em 5 minutos!"
— Entrevistamento (@Entrevistamento) December 7, 2023
O logo no Canva em 5 minutos: pic.twitter.com/NePvI4dadH
isso aqui é intankavel kkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/Q7yzSdppOP
— delvaux (@designdelvaux) December 8, 2023
a maior marca da América Latina
— Beatriz | bitstobrands.com (@beatrizguarezi) December 7, 2023
um dos maiores estúdios de design do mundo
um grande especialista em desenvolvimento de tipografia
infinitos dados de pesquisas com consumidor em todas as etapas do projeto
mas vc em cinco minutos faz melhor
claro
acredite no seu potencial
✌🏼
A autoestima de quem desdenha o redesign de uma das marcas mais valiosas do Brasil, com um equipe hiper capacitada que inclui nada menos que Pentagram e Fábio Haag Type.
— Johnny Brito (@johnnybrito) December 7, 2023
É muita pretensão e burrice misturada, céloko.
Ou você gostou da logo nova do Itaú ou você tá errado. Só tem duas opções. pic.twitter.com/wlcNgQZY2e
— Don 🐺 (@DonElece) December 7, 2023
Pode copiar, só não faz igual. pic.twitter.com/V7qraJNr2K
— Inter, mais que um banco (@interbr) December 7, 2023
Pra quem ainda não entendeu… pic.twitter.com/XfdJBAUzbw
— Anderson Meneses (@andersonmeneses) December 7, 2023
Um é o maior banco da América Latina, a MARCA mais valiosa do Brasil, a empresa com 100 anos de história, 50 anos utilizando o mesmo logotipo quadrado, 43 anos usando a cor laranja, 20 anos com um setor interno de DESIGN.
— Itamara Ferreira (@itamaraaaa) December 8, 2023
O outro é o Banco Inter.
Sem ofensa.
Aviso pros GenZ: o banco Inter mudou o logo pra laranja em 2017 viu?! O Itaú carrega a cor na identidade desde 1980. pic.twitter.com/6OgrjWtdao
— Itamara Ferreira (@itamaraaaa) December 7, 2023
Poxa Seu Inter, chama o pai que a gente cria uma marca boa, bonita e barata (pra vcs) https://t.co/1ftjNjN1iB
— Draco! (@DracoImagem) December 7, 2023
minha sincera opinião pic.twitter.com/WYHyKdi2Nz
— berje (@cezarberje) December 8, 2023
Deixa eu falar uma coisinha que talvez doa no coração de vcs: O Itaú NÃO CONCORRE com o banco Inter.
— Itamara Ferreira (@itamaraaaa) December 8, 2023
Só pq ambas as marcas estão no mesmo setor, não significa que sejam concorrentes diretos.
Explico:
Não é sobre defender banco, é sobre valorizar a nossa própria profissão. A empresa q mais investe em MARCA e DESIGN no Brasil mostrou o valor q essas áreas têm e, ao invés de levarem isso como exemplo para o grande público, vcs estão reduzindo o design a uma cor. Triste.
— Itamara Ferreira (@itamaraaaa) December 8, 2023
não é sobre defender o rebranding do Itaú (em específico)
— checkdsgn® (@checkdsgn) December 8, 2023
é sobre defender a complexidade do nosso trabalho e fazer com que as pessoas entendam que não é tão simples quanto elas pensam que é
no momento que você fala "até eu faria", você descredibiliza todo um trabalho, sabe?
Hm... fiz uma com IA em 30s e saiu melhor que 22 meses de projeto (no meu ver, né...) mas os clientes que vão dizer ;) pic.twitter.com/fMHFb0hJ0z
— Equipe Eslovênia Marques (@dtavares) December 8, 2023
o banco inter pro banco itaú:pic.twitter.com/j4bTzu2kKA
— daniel (@daneldix) December 7, 2023
O Itaú pro Inter: vai ser laranja sim e se não gostar, lute.
— Bruno (@brunoomqs) December 7, 2023
pic.twitter.com/K7GqHBZatx
Eu não esperava que o rebranding de uma marca de banco fosse movimentar tanto as coisas por aqui.
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Mass, ao mesmo tempo, Itaú é a marca mais valiosa da America Latina... então, vejam vcs; a gente odeia banco, mas ama MARCAS. Então simbora... + pic.twitter.com/SdqReYUlI7
Primeiro vamo entender a marca.
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Itaú, do Tupi-guarani, significa pedra preta (todo estudante de design sabe disso, ou deveria)
- Ain, Draco! Mas o logo era um quadrado azul, não preto... se perderam no personagem!
- Calma, gafanhoto... + pic.twitter.com/vatrF0RVqR
As duas primeiras versões do logo não lembram em nada o que temos hoje, mas a versão moderna feita lá em 72 inaugura esse formato quadrado arredondado.
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
E como vcs podem ver, era preto. O laranja surge como background da marca em 80 + pic.twitter.com/9W9EWsz5Ld
O motivo foi: uma marca em preto se perde no ambiente cinza das grandes cidades. Não tinha destaque e o laranja chega pra servir de base pro logo, a pedra preta, brilhar.
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Mas as coisas mudaram e entrou o azul e amarelo, mas aqui vou deixar o Wollner falar + pic.twitter.com/79WUDg0RY7
O Itaú não virou laranja... ele sempre foi. A paleta de cores desde 92 é: laranja + azul + amarelo. Apesar de o laranja funcionar como base e não estar presente no símbolo, ele é sim o protagonista
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Quer ver uma coisa!?
Reponde rápido: QUAL A COR DA COCA-COLA? + pic.twitter.com/Dynx5kH7AA
Se vc não respondeu VERMELHO, vc é totoca da cabeça..
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Mas olhando bem, o vermelho está apenas no background de um logo BRANCO. Claro q existem variações, mas branco sobre vermelho é a principal ocorrência.
Logo, o Itaú é tão laranja quanto a Coca é vermelha + pic.twitter.com/aKYAD0DMNh
(Dito isso, senta lá Inter. Seu logo não tem nem um quadrado em volta e a sua escolha em usar o laranja a gente sabe bem o que motivou... mas me chama q eu resolvo isso) + pic.twitter.com/u9eb6Z7TFt
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Voltando ao que importa. O vídeo de lançamento da nova identidade, por @claycae com tipografia de @fabiohaag faz o que todo rebranding não disruptivo deveria fazer. Respeitar o legado da marca + pic.twitter.com/yMC6yZ9XID
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Isso significa que, mesmo o nome seja pedra preta, os cliente em sua maioria não o lêem assim.
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Itaú é LARANJA, como vimos, portanto, é um caminho lógico e natural que o logo possa incorporar isso em sua identidade primária. E tem mais + pic.twitter.com/5xYWJbO5Zl
A transformação do logo pra uma versão monocromática permite uma liberdade muito maior de aplicação.
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Se antes o logo era sempre azul sobre laranja, agora ele pode ser de qualquer cor, sobre qualquer cor... inclusive PRETO, caralho! + pic.twitter.com/sA5O2Tbux2
Outro ponto que mostra a versatilidade da nova assinatura é a tipografia vazada. Isso permite à marca incorporar não apenas novas cores, mas também, texturas visuais. O que é um prato cheio pra campanhas e storytelling + pic.twitter.com/5nLY7XNGIs
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Sobre ficar mais arredondada, gosto. A marca sempre se comunicou usando pessoas e formas mais arredondadas são mais simpáticas, mais orgânicas (a natureza QUASE nunca produz ângulos retos vistos a olho nu) e portanto, mais humanizada+ pic.twitter.com/cDafDKyPMM
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Agora um aspecto que tá passando batido. A campanha de lançamento fala do design em si quando apresenta o novo logo.
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Considerando a exposição e alcance q a marca tem, isso leva o design pra mais perto do publico comum. E isso é ótimo pra nós profissionais + pic.twitter.com/dJPXreQgDD
Bom, ainda estamos falando de um banco, e isso por si só já é foda. Mas em termos APENAS de design, o novo trabalho que envolveu também a @pentagram ta primoroso e chega pra levar uma marca já consolidada para outro nível.
— Draco! (@DracoImagem) December 8, 2023
Ou seja, gostamos!