Itaú muda marca em celebração aos 100 anos. Novo logo divide opiniões

 


Os cem anos do Itaú Unibanco vêm aí. Dando início às comemorações, o banco redefine sua marca e aposta em um novo conceito institucional: "Feito de Futuro". Sob o novo posicionamento, desenvolvido em parceria com as agências Africa Creative e Galeria, o Itaú se prepara para os próximos desafios e convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade.

A mudança é uma maneira de demonstrar a evolução da marca, de destacar seu legado e visão de futuro. Um modo de celebrar a trajetória do banco em evoluir com seus clientes, investindo em tecnologia e personalização de serviço. 

"Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso", afirma Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do banco.

Cem anos até a nova marca

A história do Itaú Unibanco começou a ser contada em 1924, ano em que João Moreira Salles conquistou a patente de banco para a Casa Moreira Salles no estado de Minas Gerais. Pula para a São Paulo de 1943, quando Alfredo Egydio de Souza Aranha funda o Banco Central de Crédito, que se tornaria Itaú. Em 2008, essas duas instituições se fundiram e deram origem ao atual Itaú Unibanco, o maior banco e a marca mais valiosa do Brasil e da América Latina.

O rebranding buscou resgatar a essência da marca e para isso recorreu à origem do nome, do tupi-guarani, Itaú significa "pedra preta". A nova identidade respeita o legado da marca ao tempo que traz modernidade e quer reforçar não apenas a marca institucional, mas a expressão de todos os segmentos e perfis do banco.

Dessa forma, o laranja adquire mais protagonismo, os azuis agora mais intensos para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, já os tons escuros representam Itaú BBA e Private. O ícone quadrado, simbolizando a pedra, foi lapidado e assume uma forma mais orgânica e fluida.

Voilá, eis a nova marca:



Para desenvolver a nova identidade de marca foram 22 meses de trabalho, cerca de 100 estudos tipográficos, mais de 70 estudos de cores e outros tantos de logotipia, que reavaliaram forma, cor, fontes, grafismos, expressões.

Todo o processo de criação foi levado a cabo pela equipe interna de branding da empresa em parceria com especialistas, como a americana Pentagram, para consultoria estratégica sob condução do design Michael Bierut, e Fábio Haag com seu profundo conhecimento em tipografia.

Compare o antes e depois:



O desafio de criar a nova marca foi respeitar um legado tão sólido, mas sem perder a capacidade de ousar, analisa Clayton Caetano, superintendente de Design do Itaú.

"Nossa essência foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Aloízio Magalhães, nos anos 60; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 70; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que o novo projeto tornasse a marca mais humanizada, orgânica e contemporânea", revela Caetano.

Madonna, come to Brazil

Após a veiculação de um comercial com a nova marca do Itaú, na noite de quarta-feira, 6, começou a circular nas redes sociais uma imagem da cantora Madonna em uma cena que seria do filme de fim de ano da marca. 

A foto foi tirada em um evento interno realizado pelo banco para apresentar a nova marca aos funcionários.



A partir daí começou a viralizar o boato de que cantora viria para o Rock in Rio, uma vez que o Itaú é o patrocinador principal do evento. 





Após uma madrugada de especulações, a confirmação de Madonna como uma das celebridades da campanha de 100 anos do Itaú foi feita somente no dia seguinte, quinta-feira, 7, em evento realizado para a imprensa. Madonna estrela o comercial juntamente com um time de personalidades como Fernanda Montenegro, Ronaldo Nazário, Marta e Jorge Ben Jor.

O banco, porém, jogou um balde d'água fria na expectativa dos fãs e esclareceu que a participação de Madonna na campanha não tem a ver com um possível show da artista no RIR. 



Repercussão da nova marca nas redes

Tão logo a nova identidade foi divulgada pelo Itaú, uma discussão deu início nas timelines entre os que aprovaram e os que detonaram a mudança. 











Houve até quem disse que faria melhor e em menos tempo.



Pegue uma pipoca e acompanhe a repercussão.

















Inter vs Itaú 

Houve comparações com a marca do banco Inter por conta do formato quadrado e da cor laranja. 

O próprio banco aproveitou o buzz e, um dia após a divulgação da nova identidade visual do Itaú, usou as redes sociais para sugerir que o novo logo do concorrente seria parecido com o seu. Lançando mão de um conhecido meme, fez uma provocação em uma publicação no X:



Ficou muito parecido, de fato.



A questão é: quem está copiando quem?

O Itaú respondeu por comunicado à imprensa que seu rebranding recorreu ao histórico do logo, que usa a cor laranja desde a década de 1970. 

Não mentiu.







A agência que executou o branding do Inter se manifestou, mas também foi rebatida.









Aí, depois, como tudo na internet made in brazil, virou zoeira e meme:







Por fim, com a palavra quem entende de design:





























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