Festa boa tem treta. Cannes Lions não seria diferente. Vem que no caminho te explico.
A campanha da AlmapBBDO para Bayer, Aspirina e CafiAspirina, conquistou Bronze na categoria Outdoor e Bronze em Print & Publishing. As peças comparam vídeos íntimos a dor de cabeça.
Apesar do aviso, a inscrição .MOV indica formato de arquivo de vídeo |
Adicionar legenda MP3 indica formato de arquivo em áudio |
DOC é o bom e velho Word |
Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom, até que, logo após a premiação, o trabalho começou a ser esculachado nas redes sociais. Tacale publicações e comentários acusando a campanha de machista.
O que dizer sobre a propaganda da Aspirina? Não tenho palavras, além de "quem aprovou isso?".— Laura Rubianes (@LauraRubianes) 23 de junho de 2016
estou assustadíssima com a campanha .mov da almap pra aspirina aí a desgraça ganhou bronze em cannes vai tomar no cu— Awa Maia (@AwaMaia) 23 de junho de 2016
Em nota, a Bayer repudiou a campanha, reconhecendo que ela foi criada com o objetivo de ser exibida no festival e que teve mídia paga pela própria agência. Veja o comunicado:
"Em relação à campanha publicitária criada pela AlmapBBDO para a marca Aspirina, a Bayer esclarece que a agência apresentou o conceito para a empresa no Brasil, assim como de outras campanhas que pretendia exibir no festival Cannes Lions deste ano. A veiculação foi de responsabilidade da agência a fim de atender os requisitos para submissão em Cannes. A Bayer solicitou à Almap BBDO a descontinuidade da campanha bem como a divulgação, promoção subsequente ou adicional do anúncio."
A agência confirmou as informações e pediu desculpas pela campanha.
Deu ruim. Além de ser considerada sexista, o trabalho é um belo fantasma ou scam ad, jargão publicitário para peças criadas apenas para disputar festivais.
Diante da polêmica, a AlmapBBDO retirou todas as peças da Bayer do Cannes Lions, a ordem veio diretamente de David Lubars, global creative chief da BBDO. “Fiquei sabendo, na noite passada, que uma de nossas agências tinha um anúncio fantasma no festival, e ele ganhou um Leao. Eu pedi que eles devolvessem. Porque eu não quero esse tipo de Leão. A BBDO não quer esse tipo de Leão”, falou duramente em Cannes.
Dessa forma, o ranking do Brasil perde dois Bronzes, um em Outdoor e outro em Print. Apesar disso, a AlmapBBDO se mantém como agência brasileira mais premiada na edição deste ano do festival.
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