#IceBucketChallenge | Desafio do Balde de Gelo: ser solidário pode ser divertido



Estive em Nárnia por alguns dias e mal voltei de lá, uma nova modinha domina a webz. Geral tomando banho de água gelada. Geral mesmo. Até personalidades como Mark Facebook Zuckerberg, Bill Microsoft Gates, Lady Gaga, Cristiano Ronaldo e por aí vai. Famosos do Brasil, entre eles, Luciano Huck e Rafinha Bastos também entraram na onda no banho. O vídeo aí de cima reúne anônimos em ~tentativas~ divertidas e fails. O play rende risadas a litros hehe ;)

Desafio do Balde de Gelo tem uma boa causa: divulgar a Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como síndrome de Lou Gehrig, doença ainda sem cura pode começar com fraqueza muscular ou rigidez como primeiros sintomas e progredir para fraqueza e paralisia dos músculos e tronco. Incluindo os que controlam funções vitais, como fala, deglutição e respiração. Tensooo.

O Balde de gelo tem a ver porque é assim que a pessoa se sente ao receber o diagnóstico, como se tivesse tomado um banho de água fria ao ter de abandonar todos os seus planos. Paralisada ao ver seus sonhos indo ralo abaixo.

O #IceBucketChallenge começou lá na gringa, no dia 29 de julho, e é bem simples. Caso você seja desafiado, precisa jogar um balde de água gelada em si mesmo e doar U$100 ao fundo de pesquisa da ALS Association. Os ~sobreviventes~ devem desafiar outras 3 pessoas em até 24h. Mais de U$15 milhões já foram arrecadados em menos de um mês, segundo comunicado oficial do site da ALS Association no domingo [17].

No Brasil, muita gente ainda tá confundindo com mero modismo da internet. William Bonner, desafiado por Ivete Sangalo, não topou encarar a baldada, será que o apresentador fez a doação? Por aqui, elas são destinadas à Associação Pró-Cura da ELA [doe aqui].

Depois de celebridades e artistas, as marcas resolveram aderir ao desafio e fazer doações para divulgar a campanha. A Ana Maria dos bolinhos foi a primeira a se molhar. A marca desafiou outras fanpages, como a do Ponto Frio, que intimou McDonald's, Sony e Nokia. As três primeiras já toparam o desafio:














Em tempo, bizzarramente, Corey Griffin [27], criador do desafio do balde de gelo morreu afogado nos Estados Unidos, sábado [16]. Griffin lançou a campanha após o diagnóstico de um amigo [Veja a matéria completa aqui].