Banksy: obra que se autodestruiu ganha novo nome e tem venda confirmada


Imagine tornar-se o mais novo proprietário de um stencil de Banksy para ver, ao bater do martelo, a obra de um 1,4 milhão de libras se autodestruir.

Isso é o que se pode chamar de ir da felicidade ao desespero em segundos.


O liquidificador de emoções da mulher que arrematou o quadro não para por aí.

A Pest Control, empresa que atua representando o artista de rua, mudou o nome da obra de "Girl with Balloon" para "Love is in the Bin" [O amor está no lixo, em livre tradução].

Por comunicado, a Sotheby's confirmou que a compradora pagará o preço final acordado antes de a peça ter "danificado a si própria". A casa de leilões também informou que a mulher, uma colecionadora europeia que prefere não se identificar, concordou que a obra fique em exibição antes de ela retirá-la.


"Quando o martelo foi batido e a obra fragmentada, eu fiquei em choque, mas gradualmente comecei a entender que eu acabaria ficando com o meu próprio pedaço de história da arte", declarou a mais nova dona e proprietária de uma obra do famoso grafiteiro.

"Banksy não destruiu uma obra de arte durante o leilão, ele criou uma. Depois da intervenção surpresa, temos o prazer de confirmar a venda da recém-intitulada 'Love is in the Bin', a primeira obra de arte criada ao vivo durante um leilão na história", celebrou Alex Branczik, diretor de Arte Contemporânea da Sotheby’s.

Veja também:

Banksy: obra do artista se autodestrói após ser vendida por 1 milhão de libras
Banky critica ambição capitalista em nova arte e faz homenagem a jornalista presa
Banksy: sem querer, amigo 'revela' identidade do misterioso artista em entrevista
Banksy cria grafites que chamam atenção para a crise dos refugiados
O lado negro da Disney dissecado em Dismaland Calais, de Jeffrey Gillete