Banksy: amigo 'revela' identidade do misterioso artista, sem querer


Quem acompanha o Claraboia sabe, o blogueiro se amarra em arte de ruaBanksy, especialmente, por seu trabalho icônico e de cunho político-social.

Desde o final dos anos 1990, quando seus grafites nas ruas de Bristol, no Reino Unido, começaram a chamar atenção, a identidade do artista permanece misteriosa... não, pera...


O puta mistério em torno da identidade de Banksy, hoje um dos nomes mais importantes da arte de rua, pode ter sido revelado sem querer por um amigo, o DJ Goldie, durante entrevista ao podcast Distraction Pieces.


O produtor musical inglês comentava sobre a cena artística do grafite e como tudo que faz alusão ao famoso grafiteiro dá dinheiro quando mencionou o real nome de Banksy.

Porra, Goldie! Aí não tem como te defender!



"Me dê uma letra, coloque em uma camiseta, escreva "Banksy", e estamos feitos. Podemos vender. Sem ofensa a Robert. Ele é um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo", disse.

No instante em que mencionou "Robert", o DJ interrompeu a fala por um instante, percebendo o ato falho e se arrependendo em seguida.

É, deu ruim!


O fail reforça as suspeitas de que Banksy seria o músico Robert Del Naja, da banda Massive Attack. O DJ Goldie é amigo de Del Naja, eles grafitavam juntos nos anos 1980.

A real identidade do artista britânico sempre intrigou o mundo. No ano passado, o jornalista investigativo Craig Williams dedicou-se durante cinco meses a revelar o verdadeiro nome de Banksy.


Ao final da missão, Craig constatou que em pelo menos seis ocasiões, obras do grafiteiro apareceram poucos dias depois nas mesmas cidades onde a banda se apresentou. A revelação provocou um puta alvoroço entre os fãs. Além disso, Banksy escreveu o prefácio de um livro sobre o Massive Attack.

O jornalista concluiu que Banksy é, na verdade, um coletivo de artistas de rua e que Del Naja é o líder - conhecido como 3D, o músico já era grafiteiro antes de formar a banda.


Chama atenção o fato de que o início do sucesso de Banksy coincide com o início do sucesso do próprio Massive Attack, no final dos 90s. Agora o fail do DJ Goldie botou fogo na teoria de que Del Naja e Banksy seriam a mesma pessoa.

O músico negou a história e disse ao jornal britânico The Independent: "infelizmente não sou, mas desejaria".

Em tempo, é improvável que a a verdadeira identidade de Banksy seja oficialmente revelada um dia. Isto pouco importa, afinal. Além do valor artístico, a importância de sua obra está em chamar atenção das pessoas para questões sensíveis da humanidade, como a crise dos refugiados e os desmandos do capitalismo.

Veja também:

Banksy mostra enfermeiras como heroínas da vida real. Nova obra 'deixada' em hospital faz homenagem a profissionais de saúde
Banksy cria nova obra em home ofifce: 'Minha esposa odeia quando trabalho de casa'
Vídeo que está bombando na internet mostra Ilusão de ótica inspirada em grafite de Bansky
Banksy: obra que se autodestruiu ganha novo nome e tem venda confirmada 
Banksy: obra do artista se autodestrói após ser vendida por 1 milhão de libras
O 'anúncio Coca-Cola' contra a Publicidade
Banky critica ambição capitalista em nova arte e faz homenagem a jornalista presa
Banksy cria grafites que chamam atenção para a crise dos refugiados
O lado negro da Disney dissecado em Dismaland Calais, de Jeffrey Gillete