A Copa que o passarinho azul levou no bico | Twitter: campeão da Copa do Mundo da internet


Depois de semanas de torcida, muitos gols e emoção à flor da pele, tá sentindo certa nostalgia no ar? É a síndrome pós-Copa.

Para matar a saudade, o comparativo na imagem acima comprova uma bola levantada em outro post: a Copa foi do Twitter - Mark Zuckerberg não curtiu isso.




Facebook e Twitter são bem diferentes em termos de engajamento e interações. Enquanto o primeiro tira onda com 1,28 bilhão de pessoas ativamente conectadas por mês, o Twitter diz possuir 255 milhões de usuários ativos pelo mesmo período. Cinco vezes maior, o Face deixaria o Twitter comendo poeira. Mas na Copa não foi bem assim...


Lá e cá trataram de trazer a sardinha para sua brasa. Ambos declararam que a Copa do Brasil foi o evento mais comentado da história de cada uma. O Facebook com os seus 3 bilhões de interações [posts, comentários e curtidas] e o Twitter com 672 milhões de tuítes [não informa outras formas de engajamento, como RTs e favoritadas]. Como se vê, cada um tratou de apresentar as métricas mais convenientes para o seu lado da história.


E agora, quem poderá nos defender? O BusinessInsider fez a comparação que falei no início do post. Com uma espécie de "equalização" dos dados, os caras utilizaram estimativas próprias da quantidade de curtidas e de comentários que uma pessoa costuma realizar, para destacar o que seria uma quantidade razoável de postagens que as pessoas teriam feito no Facebook. Assim, cada tuíte equivaleria a uma postagem, e cada reply [que também é considerado um tuíte] seria o mesmo que um comentário. Por fim, uma favoritada é comparável a uma curtida, pela facilidade de interação em um clique.

Veja o resultado da comparação:



Analisados desta forma, total de postagens e de comentários do Face em relação ao total de tuítes duranta Copa, a vantagem do Facebook fica beeeem menor, ainda mais levando em consideração a sua base de usuário de 5 Twittes. Os números, mesmo que estimados, deixam claro, que a Copa teve maaaaior relevância no Twitter. E comprova a vocação da rede social para o instantâneo, colocando-a como a segunda tela ideal para quem usa a webz para acompanhar o que está rolando em tempo real. [Procurar onde ta a Lei Seca pelo Twitter, voltando da balada, quem nunca?]

Durante a Copa, era comum ver na timeline do Face, postagens sobre jogos do dia anterior [notícia velha e chata pra caramba!]. Isto de deve ao algoritmo da rede social que determina o que cada usuário vê no seu feed de notícias, neste caso, a estrutura do Facebook deu fail. É por essas e por outras que Larry, o passarinho do Twitter, ganhou a Copa do Brasil. Será que ele é alemão?


Para mais infográficos, clique aqui.

Via