Uma selfie por dia dos 12 até o dia do casamento



Hoje em dia as selfies foram incorporadas ao cotidiano e o fato de uma pessoa parar no meio da rua ou de um evento e começar a fazer fotos de si mesma não causa estranheza a mais ninguém. Por muito tempo não foi assim.

Primeiro porque havia uma limitação tecnológica, tente se fotografar com uma câmera analógica ou mesmo com um celular sem câmera frontal e falhe miseravelmente. Depois, porque as selfies eram vistas com estranheza. Passavam uma impressão de egoísmo e narcisismo e causavam certo desconforto social.

A ponto de quando explodiram, elas serem estudadas como um fenômeno social e o termo "selfie" ter sido eleito a Palavra do Ano 2013. Período em que surgiram vários vídeos na internet em que as pessoas exploram o recurso para se expressarem. Nesse contexto, entra o vídeo tema do post.

O canadense Hugo Cornellier começou o projeto em fevereiro de 2008. Após nove anos e mais de 2500 selfies, ele registrou a última foto no dia de seu casamento, em agosto de 2017 -  curiosamente, a única imagem em que ele aparece sorrindo.

A ideia surgiu após o engenheiro mecânico, então com 12 anos, assistir a um vídeo de Noah Kalina que mostrava um projeto parecido. Resultado: um time lapse de pouco mais de dois minutos de duração que já bateu mais de 128 milhões de visualizações.


Confira o vídeo no player do início do post.

Veja também:

60 anos de uma história de amor em 90 segundos: comercial do Google para o Super Bowl vai fazer você chorar
O Google Street View vai surpreender você
Pequeno projeto de nove meses
DJ Alok se casa no Cristo Redentor às 6h da manhã: cerimônia rende belas imagens e chuva de memes

Os desenhos mais antigos do Papa-Léguas e Willy Coiote


Eis os esboços mais antigos que se tem notícia de Wile E. Coyote e Road Runner, conhecidos no Brasil como Papa-Léguas e Willy Coiote ou apenas Coiote. Os desenhos datam por volta de 1945.

Confira:


Criados por Chuck Jones para os estúdios Warner Bros, os personagens apareceram pela primeira vez na TV em 16 de setembro de 1949, no episódio "Fast and Furry-ous". Assista a animação mais abaixo.


Coiote é o típico anti-herói, perdedor, azarado, obcecado, cai nas próprias armadilhas que cria. Seu nome original, "Wile E.", faz um trocadilho com wily, "astuto". O personagem é baseado no coiote, animal nativo da América do Norte e Central.

Já o astuto, veloz e sortudo Papa-Léguas, por sua vez, é inspirado em uma ave originária dos desertos do sudoeste dos EUA, especialmente da Califórnia - seu nome científico é Geococcyx californianus.


A série de curtas animados possui ainda os produtos ACME, uma fabricante fictícia que funciona como quase um personagem coadjuvante e cujos artefatos são encomendados pelo Coiote para capturar o rival.

O Coiote apareceu em mais de 40 filmes sem jamais ter logrado êxito em devorar o Papa-Léguas, que sempre sai ileso das armadilhas [exceto aqui]. Em um único episódio, a ave chegou a escapar de onze arapucas de seu arqui-inimigo.


O mais inusitado é que o público sempre acaba torcendo para o Coiote - exceto o blogueiro. Confesso que todas as vezes que tentei assistir ao desenho, desisti porque me dava um ranço os repetidos fracassos do Coiote.

Fosse ele, eu largava tamanha obsessão em capturar o Papa-Léguas e investiria na carreira de artista 3D


Chuck Jones escreveu em seu livro "Chuck Amuck: The Life and Times of an Animated Cartoonist", de 1989, os "Dez Mandamentos" do desenho:

1. O Papa-Léguas não pode sacanear o Coiote. Ele só deve correr e fazer "bip bip". Todavia, há dois episódios em que o Papa-Léguas dirigindo um ônibus atropela o Coiote;
2. O Coiote não pode ser afetado por nenhuma força externa: seu fracasso deve advir unicamente do uso de produtos ACME ou de sua própria estupidez;
3. O Coiote poderia acabar com sua caçada a qualquer momento, não fosse ele um fanático. Entretanto, jamais desistirá já que está sempre certo de que sua próxima tentativa será bem sucedida;
4. Está proibido qualquer diálogo, com exceção de “bip bip”, além das placas do Coiote, no entanto, em um curta o Coiote grita de dor e ri;
5. O Papa-Léguas nunca deve deixar a estrada;
6. Toda a ação deve se passar no habitat dos dois personagens: o deserto americano. Este mandamento foi violado uma vez, com os dois indo parar no céu;
7. Todas as ferramentas, armas e outros artefatos devem ser de origem ACME;
8. Sempre que possível, fazer da gravidade o pior inimigo do Coiote;
9. O Coiote sempre sai mais humilhado do que ferido de suas armações;
10. O público, no final das contas, fica solidário com o Coiote.


Assista ao desenho em que Papa-Léguas e Willy Coiote aparecem pela primeira vez, "Fast and Furry-ous":



Veja também:

Papa-léguas e Willy Coiote num embate épico
Willy Coiote finalmente pega o Papa-léguas
Flash, Papa-Léguas ou Ligeirinho, quem é o mais rápido?
Ocaso de um herói: o dia que Flash se aposentou
Com que idade você descobriu que os frades do chocolate Nestlé não comem chocolate?
Lêmure pede carinho e é comparado a personagem de Madagascar. Rei Julien, é você? 
Aprendendo a desenhar a mão: tutorial faz sucesso no Twitter
Após críticas, Sonic terá visual repaginado, garante diretor do longa
Transforme seus rabiscos com o AutoDraw, nova ferramenta do Google
O que faz você sorrir? Ilustrações divertidas mostram o que deixam as pessoas felizes
Arte e erotismo: mulheres, luxúria e desejos nos traços incríveis de Apollonia Saintclair
Garotinho de seis anos dá resposta criativa em prova e imagem bomba na internet
Desenhos divertidos para serem levados a sério | Marc Johns - Serious Drawing
Coisas que ninguém me disse | Alex Noriega
A melhor cobertura de tatuagem de todos os tempos transforma Pikachu em "PiKasso"
Me perco em seus lábios: desenhos impressionantes feitos a lápis | Christo Dagorov
Para soltar a imaginação, adicione água
Água para brincar com fogo | As aquarelas de Jean André
Feliz 2ª feira | Desenhos nada eróticos
Viking sofisticado | Grosso fino Copic Thick + Fine
The Candy Room: conheça a loja de doces desenhada