'A-COR-DA Pedrinho': trend no TikTok e Top 1 no Spotify, hit vira nova sensação da internet. Famosos entram no hype. Entenda o rolê

 


Quem é Pedrinho? Que campeonato ele disputa? E por que, de uma hora pra outra, só se fala nisso nas redes? Agora no Claraboia

Vem comigo.



"Acorda Pedrinho" é uma música que viralizou no TikTok e Instagram em vídeos animados, com direito a dancinhas e todo tipo de conteúdo. O hit embala coreografias, sequências de fotos da galera nos rolês e até Reels sobre cirurgias ou de pessoas espremendo cravos. Tem de tudo mesmo. 

A nova modinha conquistou não só gente como a gente, não é mesmo, Anitta?



Tem dancinha? É claro que tem:

@anittadetails acorda pedrinho #fy #anitta ♬ ACORDA PEDRINHO - Jovem Dionisio


Após virar trend, "Acorda Pedrinho" rapidamente alcançou a primeira posição nacional entre as mais ouvidas nas plataformas digitais de música. Desde sábado, 21, ocupa o Top 1 BR e o 77º lugar no ranking mundial no Spotify.

A pergunta que não quer calar



Por trás do hit está a banda Jovem Dionísio. O grupo composto por cinco amigos de Curitiba, Belni Pasquali [vocalista], Gustavo Karam [baixista], Gabriel Mendes, ou Mendão [bateirista], Rafael Mendes, o Fufa [guitarrista] e Bernardo Hey, aka Ber Hey [tecladista], faz pop alternativo e criou a música a cerca de um ano, juntamente com as outras faixas do álbum que leva o nome da canção como título.

Eles costumam se encontrar em um bar. O local também é frequentado por Pedrinho, que existe mesmo. Um senhor de 50 anos que vive dormindo no boteco e quando acorda gosta de jogar sinuca. O verso "acorda, Pedrinho, que hoje tem campeonato" surgiu como piada interna entre eles, ganhou uma base dançante e estourou. O tal campeonato é justo a disputa de sinuca que acontece no bar.

Temos imagens:



Com vocês Pedrinho tirando sua famosa soneca no bar do Dionísio. A foto foi publicada por um frequentador do local no dia 15 de março de 2013, bem antes da banda existir. "Aniversário do Pedrinho, mas ele não aguentou", diz a legenda da imagem, que serve de prova, no site de localização Foursquare.



Jovem Dionísio, a origem

Juntos há 10 anos, os amigos tocavam no grupo Huff um repertório de covers para todo tipo de role, de churras a festinhas de 15 anos. Em 2018, eles criaram a Jovem Dionísio. A banda adotou o nome do bar onde conheceram Pedrinho. Oficialmente Lanchonete Aquarius, o lugar é mais conhecido como bar do Dionísio. De três anos para cá, eles foram juntando dinheiro e coragem para apostar em músicas próprias. No início, apenas o baterista Gabriel Mendes compunha, agora a maioria das letras é de criação coletiva. 

O primeiro EP, "Dança entre casais", saiu em 2019. Em março de 2022, lançaram o álbum "Acorda Pedrinho", com 13 faixas — o hit bombou em menos de dois meses. Antes de ser apresentada ao público, eles mostraram a música à rapaziada do bar do Dionísio e ao muso inspirador que foi aprovada e comemorada por todos.

O grupo tem consultoria do empresário Felipe Simas, que também assessora Manu Gavassi e a dupla Anavitória. A aposta na Jovem Dionísio foi no ano passado ao perceber que eram músicos "inventivos, visionários, mas acima de tudo, cuidadosos", diz Simas. Ele dá dicas a Enricco Pasquali, irmão mais novo de Bernardo, que assumiu o posto de empresário da banda.

O tecladista, de 26 anos, explica a escolha do irmão como empresário: "Esse era um requisito essencial para alguém que pode ser nosso chefe: ele tem que ser mais sério que a gente, porque já tem idiota suficiente na banda", brinca.


Trend e Top 1 

Quem diria? Uma piada interna virando trend no TikTok e levando o pop alternativo ao topo do Spotify. Que a música cola na mente como chiclete é indiscutível, o clipe com uma pegada nonsense, gravado no bar, também ajuda a explicar o sucesso.

Bernardo conta que eles não pensaram que uma brincadeira de amigos viralizaria. Um detalhe ao acaso pode ter ajudado a canção a hitar no aplicativo que é cheio de vídeos de pessoas malhando ou indo treinar. "O 'acorda' e o ritmo dançante virou um incentivo para os exercícios físicos. Quando você vai lançar a música tem que falar qual é o trecho que vai para o TikTok, sem pensar falamos para pegar o começo e deu sorte", revelou. Foi essa introdução que passa do instrumental suave ao agitado que viralizou.

Juliette, Jade Picon, Tatá Werneck, Maisa, Fiuk e Gkay estão entre os famosos que já postaram cantando e dançando "A-COR-DA, Pedrinho!".


No Spotify, o som diferenciado do sertanejo, funk e forró que dominam os charts foi subindo rapidamente. O tecladista Bernardo achou incrível na sexta-feira, 20, quando a música alcançou um improvável 3º lugar nacional. "Eu falei: galera, não vamos criar essa expectativa de 1º lugar. Olha pra nós, tipo, nós somos moleques de nada. Nós somos 'nada a ver', olha a música que a gente fez, uma música falando do nosso amigo do bar... Esse 3º lugar já tá ótimo".

No sábado, 21, eles estavam no número 1. "A gente ficou se olhando: Cara, o que tá acontecendo?".

A banda Jovem Dionísio está em turnê pelo Brasil e os ingressos para a apresentação em São Paulo já se esgotaram.

"Acorda Pedrinho" foi lançada em forma de curta-metragem com direito a teaser. Assista:



O clipe da música é uma versão editada do curta. Assista completo:


Marcas como o creme dental Sorriso pegaram carona no buzz:



Confira mais da repercussão:


















Veja também: