Oscar 2021: confira os destaques e os melhores memes da festa do cinema

 


Teve Oscar 2021. Em meio ao puro creme do cinema mundial, quem roubou a cena mais uma vez foram os memes. Teve mãe de ator premiado passando vergonha, zoeira com os looks glamurosos das atrizes, torta de climão e sobrou piada até para o cantor Fábio Jr.

Cola aqui e segue a tour.



Em tempos de corona, a premiação mais importante da sétima arte teimou em ser presencial, respeitando todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias. O que levou a festa, nesse domingo, 25, a três novos cenários, Paris, Londres e a estação Union Square, em Los Angeles, devidamente preparada com o tradicional tapete vermelho para recepcionar astros e estrelas.

Sem um mestre de cerimônias fixo, clipes dos filmes indicados nem transmissões online dos participantes, a 93ª cerimônia de entrega dos Academy Awards foi um pouco mais morna e arrastada do que edições anteriores e amargou a pior audiência dos últimos anos, apesar dos esforços e discursos para divertir o público. O destaque ficou para os vencedores - marcados pela diversidade, eles fizeram história.



A chinesa Chloé Zhao se tornou a segunda mulher a vencer a disputada categoria de Melhor Diretor ["Normaland"]. Já Yuh-jung Youn tornou-se a primeira sul-coreana a ganhar um Oscar ["Minari - Em Busca da Felicidade"]. Alguém duvida que Fernanda Montenegro teria vencido sua merecida estatueta se a premiação tivesse tal clima naquele ano?

Como nas outras edições, a festa que consagrou "Normadland" teve piadas, alfinetadas e micão de celebridades. Confira alguns momentos que chamaram atenção e causaram nas timelines.

Crocs no Oscar

Você iria de sandália crocs ao principal evento do cinema? Pois Questlove, bateirista do The Roots, sim. O músico responsável pela direção musical da cerimônia chamou atenção pela crocs dourada. Tendência ou cafonice?





O corte de cabelo de Halle Berry

A atriz de 54 anos apostou em um cabelo curtinho um tanto peculiar e gerou comparações com Claire, personagem de Sian Clifford que acaba com um corte bem estranho nos episódios finais de "Fleabag". 





O vestido de Laura Dern

Outro visual que se destacou na noite foi o de Laura Dern. A talentosa atriz de grandes filmes de sucesso trajava um vestido ornado por plumas brancas de avestruz que provocou piadas na internet. Houve quem se lembrou de "As Branquelas".















O tombo de Regina King

A atriz Regina King entrou pra lista de celebridades que tombaram no Oscar, literalmente. Logo no início da cerimônia, após caminhar com uma estatueta pelos corredores da Union Station, a atriz de "Watchmen" chegou ao palco. Antes, de falar sobre o momento atual de pandemia e entregar o primeiro prêmio, King tropeçou e quase caiu [um beijo, Jennifer Lawrence]. Regina levou na esportiva, reiterando que evento ao vivo tudo poderia acontecer.



Obrigado, pai e mãe, por transarem

Em oposição a outros discursos de vencedores do Oscar, longos demais ou com piadas sem graça, o ator britânico Daniel Kaluyaa, premiado como Melhor Ator Coadjuvante ["Judas e o Messias Negro"], protagonizou um dos melhores [ou não] momentos da cerimônia ao agradecer seus pais por fazerem sexo e dar à luz a ele. A mãe de Kaluyaa, Damalie Namusoke, é prova de que não precisamos ver a reação dos indicados que perderam e sim a reação dos familiares dos vencedores. 





Oi, sumido 

Primeira atriz sul-coreana a ser indicada ao Oscar e a vencer, Yuh-jung Youn ["Minari"] tinha tudo para falar de tal feito em seu discurso. Em vez disso, divertiu o público ao celebrar os outros indicados na categoria, sim, ela bateu Glenn Close ["Era Uma Vez Um Sonho"]; e também por jogar shade em Bradd Pitt. O ator é produtor de "Minari", mas parece não ter dado as caras no set. "Sr. Pitt, finalmente prazer em conhecê-lo. Onde você estava durante as filmagens?", disse Youn, arrancando gargalhadas da plateia. A atriz ainda dedicou a vitória a seus filhos que a "fizeram sair e trabalhar". "Esta é minha recompensa porque mamãe trabalhou tão duro", brincou.





O rebolation de Glenn Close

Num dos momentos mais icônicos da noite, durante um quiz sobre músicas que já levaram o Oscar de Melhor Canção, Glenn Close respondeu corretamente a respeito de "Da Butt", trilha de "Lute Pela Coisa Certa", clássico de Spike Lee de 1988. A atriz de 74 anos se levantou para dançar, com direito a rebolada, fazendo jus ao título da música. Close, que posteriormente acabou perdendo o Oscar - pela oitava vez! -, provou que no quesito rebolation continua no páreo. 





Meu Pai, nossos memes

Enquanto a festa rolava na gringa, a internet BR fazia o que sabe fazer de melhor: memes. Uma das brincadeiras que bombaram envolveu o longa de Florian Zeller, "Meu Pai", e a famosa cena do cantor Fábio Jr no palco do Faustão.



O título do longa também inspirou piadas nível "Tio do Pavê", com piadas 5ª série:



O Professor Polvo

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, "Professor Polvo" ["My Octopus Teacher'} rendeu memes divertidos para quem domina o idioma inglês. Muita gente se lembrou do vilão de oito braços de Homem-Aranha, chamado Dr. Octopus.



Troca na ordem da premiação e climão com Joaquin Phoenix

Uma das mais importantes categorias, a de Melhor Filme, tradicionalmente encerra a lista de premiações, mas não dessa vez. O Oscar 2021 deixou por último o prêmio de Melhor Ator - o que acabou gerando uma torta de climão. Além de o ator premiado, Anthony Hopkins ["Meu Pai"] não ter comparecido [o que é compreensível, afinal são tempos pandêmicos e ele está com 83 anos], Joaquin Phoenix, que ficou responsável por apresentar os indicados e anunciar o ganhador pelo fato de ter vencido a categoria no ano anterior, causou constrangimento. "Eu deveria falar sobre atuação e o processo que um ator passa. Mas eu não sei nada sobre isso", disse ele e, então. simplesmente abriu o envelope com o nome de Hopkins antes de falar os indicados. 

Pega a reação deles:



Tweet bônus, um oferecimento da zoeira da internet:



Veja também: