'O nome dela é Jenifer': de meme a hit do verão, conheça a trajetória da música mais tocada no Brasil


A estação mais amada pelos BRs é pródiga em lançar tendências e hits. Um dos mais aguardados é a música que vai dominar as rádios e playlists.

Se nos últimos anos, o funk ostentava a liderança, com "Tá tranquilo Tá favorável" [2016], "Deu Onda" [2017] e "Que tiro foi esse" [2018], dessa vez a música que caiu no gosto da galera e surfa na popularidade surgiu no sertanejo.

Com vocês, aquela que vem sendo considerada o hit do verão 2019: "O nome dela é Jenifer".

Aperte o play:



"Jenifer" já conquistou o primeiro lugar do Spotify BR. Como chegou lá?

Vem cantarolando que no caminho te explico.




De meme a música do verão

Ao contrário de hits de verões passados que atingiram o topo das paradas e depois viraram meme, "Jenifer" seguiu o sentido inverso. Lançada meses atrás, ficou conhecida apenas entre fãs de música sertaneja até o final de 2018 e chegou a virar meme..




De início, as brincadeiras faziam comparações com outra música: "O nome dela é Sissi", do cantor Alexandre Pires.




Depois, veio a zoeira pra cima da Marcelina - personagem mais conhecida de Mariana Xavier, atriz que faz a Jenifer no clipe.




Deu ruim pra Jenifer-Marcelina kkkkkk


Só agora a música estourou e, você sabe, tacale mais memes [confira a seguir].

"Jenifer" vem sendo considerada por muitos o hit do verão 2019 - uma trajetória nada fácil, marcada pela superação.


O início difícil

A música nasceu de uma piada entre amigos sobre o Tinder, Seus oito criadores hesitaram em lançar uma canção inspirada no app de pegação. Depois, 'Jenifer' enfrentou a rejeição dos sertanejos que andam associando a carreira a um viés romântico. Gusttavo Lima chegou a gravar, mas desistiu. Daí, Gabriel Diniz, um cantor de forró irreverente que se arrisca no sertanejo, apostou na música mesmo com a desconfiança da própria equipe e acabou emplacando a "ousadia".

O estalo inicial de "Jenifer" veio de Junior Lobo, de 35 anos. Um dia, durante um lanche com amigos, apareceu uma mulher do nada e abraçou um deles. "A menina era meio feinha, e depois que ela foi embora, fui zoar ele: 'E aí, é sua namoradinha?'. Ele respondeu: 'Não, é do Tinder'", contou ao G1.

A menção ao aplicativo de paquera atiçou as ideias dele. "Veio na hora: isso é tema. A gente tem que botar Tinder numa música. Aí fui para outra dimensão. A gente lanchando lá e eu matutando como ia ser a música".


Oito pais

Lobo voltou para casa, mas resolveu amadurecer o pensamento antes de compartilhá-lo com os amigos, um grupo de compositores de Goiânia. Na época, eles dividiam uma casa para poderem criar músicas. Coletivos de autores é algo comum no agitado mercado musical goiano. Eles passam o dia compondo juntos e tentando vender para cantores famosos.

"Ele segurou, porque ele sabia que a gente não ia gostar muito. Estávamos numa 'vibe' de muita bachata e música romântica na época", explica Léo Sousa, 23 anos, integrante do Big Jhows, grupo de criadores de "Jenifer".


Cindy virou Jenifer

Lobo levou dois dias para vencer as dúvidas e botar suas ideias na roda. No dia 4 de junho de 2018, estavam com ele na casa: Thales Gui, Thawan Alves, Allef Rodrigues, João Palá, Fred Wilian e Junior Avelar. "Cada um vai falando uma bobagem e vai saindo a música", descreve Léo.

Lobo queria rimar Tinder com Cindy, mas ela acabou virando Jenifer. No mais, os outros sete compositores embarcaram no enredo que o autor criou para a moça. "A mulher mandou ele embora, ele encontrou outra menina no Tinder, tava lá de boa com ela. A ex vê, se arrepende e chega lá xingando o cara. Ele dá a volta por cima", resume.


Gusttavo Lima pegou, mas largou

Os Big Jhows gravaram uma versão demo e mandaram a empresários e artistas. Rapidamente, Lobo recebeu uma mensagem no Instagram. Era Gustavo Lima. O cantor fechou com eles e pagou pelos direitos de gravar a música.

Gusttavo chegou a cantar "Jenifer" no mega festival São João de Campina Grande, em 1º de julho. "Recebi uma música de um amigo meu há uma semana", disse no palco. "Nunca gravei músicas assim com esse tema", diz o cantor - e "TcheTcherere", mano? Um dos maiores hits do sertanejo pegação. Gusttavo ensinou o público a cantar verso por verso e ainda comentou no fim: "Tem cheiro de hit".

"Ele fechou com a gente em um dia, e no outro já até gravou. Mas não soltou a música. Ele pagou e desistiu", conta Léo sobre a fraquejada do cantor, mesmo após o vídeo com a nova do Gusttavo Lima ter ser espalhado no YouTube.

Por que parou? "Talvez ele não tenha gostado muito do comentário dos fãs nesses vídeos", cogita Leo, notando que a música foge da vibe mega romântica atual do cantor.


Gabriel Diniz foi quem levou 

"Jenifer" seria esquecida não fosse Gabriel Diniz. Mais atuante no Nordeste e Centro-Oeste, o cantor de 28 anos é pouco conhecido pelo grande público. Nascido em Campo Grande [MS] e criado em João Pessoa [PB], onde mora, Gabriel canta forró mas transita bem pelo sertanejo. Nas redes sociais, muita gente se surpreende ao saber da identidade do cantor, pois a voz dele é parecida com a de Wesley Safadão. Gabriel resolveu apostar na música.

"Desde 2015 eu vou para Goiânia atrás de compositores. Fui o primeiro cara que saiu do Nordeste nessa busca. Depois foi o pessoal todo pra Goiânia: Wesley, Xand, até Simone e Simaria. Abrimos esse espaço para músicos e compositores", diz.


Gabriel, assim como Gusttavo, já era amigo dos Big Jhows. "Eles estavam me mostrando músicas, mas aí quando chegou em 'Jenifer', eles falaram 'essa não, já está com o Gusttavo'. Eu quis ouvir mesmo assim.

"Na mesma viagem, eu ia encontrar o Gusttavo. Ele queria minha opinião sobre algumas músicas", conta Gabriel. "Eu disse: 'Você está com um estouro mundial, que é 'Jenifer'. Mas ele respondeu; "Eu tenho a música 'Homem de família' [lançada por Gusttavo em 2016]. Acho que essa não cabe gravar nesse momento". Eu falei: 'Se for desistir, me diga'".

O cantor acabou conseguindo comprar de Gusttavo os direitos exclusivos de "Jenifer" pelo mesmo valor que ele tinha pago aos Big Jhows, tudo na base da amizade - eles não revelam valores.


The dog days are over

Os dias de cão de "Jenifer" ficaram para trás na quarta, 9 de janeiro, quando a música atingiu o topo do Spotify BR, desbancando o comportado pagonejo "Atrasadinha". No YouTube, a música também já é Top 1 com 105 milhões de visualizações até o momento. Gabriel Diniz está feliz da vida, conseguiu o primeiro nº 1 nacional da carreira.

"É uma música diferente. É minha cara: alegre, ousada, irreverente. Eu sei que brasileiro gosta da fuleiragem, da cachorrada", diz em tom de brincadeira. "É a cara do Brasil: a resenha, a brincadeira, o bom humor. Eu sabia que ia ser estouro", afirma.


Marcelina, é você?

O clipe estrelado pela atriz Mariana Xavier, a Marcelina de "Minha mãe é uma peça", no papel de Jenifer foi lançado em setembro. Já a ex ciumenta é vivida pela ex-BB Aline Gotsshalg.

"Está uma loucura. Pelo menos estão me dando um descanso de chamar de Marcelina. Na rua tem muita gente brincando, me chamando de Jenifer. Já tinha rolado com peça, filme, novela, mas acho louco acontecer assim por um clipe", contou Marcelina, digo, Mariana.




De início, a música foi crescendo aos poucos. A própria equipe não esperava o boom.

"Ninguém achou que ia ser esse sucesso. Nem o pessoal do meu escritório, nem meu empresário. O Wesley [Safadão, um dos sócios do escritório] não acreditou, ninguém acreditou. Foi uma aposta minha, sozinho mesmo, diz Gabriel Diniz.


Vem hit do verão

"Jenifer" chegou ao Top 1 do Spotify faltando um mês e vinte dia para o carnaval, o que a credencia para disputar o cobiçado título de hit da estação.

Com 12 shows marcados para os quatro dias de festa, incluindo Salvador, Recife, Olinda e Brasília, Gabriel é zoeiro na hora de falar da música mas cauteloso ao projetar o futuro. Ele ainda está avaliando os convites para shows e trabalhos no eixo Rio-São Paulo "O pessoal está pedindo, mas vamos estudar ainda como entrar. Não dá pra ir aleatoriamente", pondera.

"Jenifer" não é tão criteriosa quanto seu intérprete. A música invadiu a internet em memes, paródias e montagens. Confira as melhores reações:

Padre Fábio de Melo que, entre uma oração e outra é influenciador digital, havia feito uma pergunta em referência à música na quinta, 10, voltou a usar o Twitter para comentar sobre o hit:

















Até fizeram uma montagem com o famoso meme de "Friends":



























Veja também:

Gringa tenta entender a letra de 'Jenifer' e descobre que paradas a moça do Tinder faz
'Jenifer' é sequestrada pelo Porta dos Fundos. Parafernalha também aproveita 
'O nome dela é Jenifer' ganha remix de Alok. Coca-Cola, Burger King e outras marcas aproveitam buzz. Repercussão irrita Jenifers
'Que Tiro Foi Esse?': hit do verão vira o primeiro meme de 2018. Brincadeira é a nova febre da internet
Que tiro foi esse? Já temos o hit do verão
"Deu Onda" ["Meu pau te ama"]: hit do verão domina playlists e vira meme
YouTube divulga lista dos vídeos e clipes que bombaram em 2018
Alok é 13º entre 100 melhores DJs do mundo. Ranking da DJ Mag traz brasileiro na frente de Skrillex, Diplo e Calvin Harris
Luan Santana vira metaleiro e internet explode em memes até descobrir que é mentira
Lady Gaga no Rock in Rio: não teve show, mas tá chovendo memes
Raça Negra estrela nova campanha da Itaipava
'Sua Cara': clipe de Anitta, Pabllo Vittar e Major Lazer quebra recordes na internet
Gretchen estrela lyric de Katy Perry e confirma BR como potência mundial exportadora de memes
'Encaixa', de Kevinho, na volta do Festival Cheddar no McDonald's
Chaves dançando 'Vai Malandra'
'Só Surubinha de Leve' do MC Diguinho é banida do Spotify e YouTube por apologia ao estupro
"Vai, Malandra": 2017, o ano da Anitta. Novo hit inspira memes, marcas aproveitam
Os hits, modinhas e youtubers que mais bombaram em 2017 | YouTube Rewind
Conheça o Dubsmash: aplicativo de dublagem vira febre na internet e conquista celebridades
'Bum Bum Tam Tam' do MC Fioti ganha versão internacional de Jason Derulo
Tá Tranquilo, Tá Favorável: MC Bin Laden e Lucas Lucco lançam nova versão com direito a clipe cheio de celebridades