YouTube Rewind 2019: plataforma divulga retrospectiva. Felipe Neto e outros BRs estão entre os destaques do ano. Assista



Após liberar a lista de vídeos e creators que mais bombaram em 2019, o YouTube botou pra joga sua tradicional retrospectiva. O Rewind, como é chamado, busca relembrar e celebrar os melhores acontecimentos do ano na plataforma tudo junto e misturado em um vídeo... sensacional.

Er... nem tão sensacional assim! O vídeo do ano passado caiu no desgosto da galera e ostenta o indesejado título de o mais odiado do YouTube, para se ter uma ideia, poucos dias após ser lançado, já ultrapassava mais de 10 milhões de dislikes.

Relembre o Rewind 2018:



O trauma do YouTube é tamanho que o Rewind 2019 já começa zoando a si mesmo num pedido desculpas pela retrospectiva do ano passado. "Em 2018, fizemos algo que você não gostou". Pelo início, parece que o vídeo vai ser phodda. Só parece...

Logo em seguida, continua o vídeo, "Então em 2019, vamos ver o que vocês gostaram porque vocês são melhores nisso do que nós". Porra, YouTube, segura esse recalque! Que antipático jogar indiretinha de que não suporta a ideia de ter o vídeo mais odiado da plataforma e, ainda, botar a responsabilidade pelo Rewind nas costas da galera. Ai, não dá, né!

Além disso, talvez por receio de errar a mão mais uma vez ou apenas para evitar outra polêmica, o vídeo está beeem sem sal, digo, mais simples. Resume-se a um compilado dos vídeos que hitaram, baseado em uma métrica bastante questionável: número de likes.


Com "7 Rings', de Ariana Grande, como trilha sonora, a retrospectiva destaca os dez vídeos de criadores de conteúdo com maior número de curtidas durante o ano, desconsiderando compartilhamentos e quantidade de interações que, em si, têm maior relevância do que likes.

Ente os mais curtidos de 2019 no YouTube, está o Vozinho da Slime. O vídeo que mostra Seu Nilson, de 71 anos, conseguindo fazer a geleca pela primeira vez tira onda na quinta posição. Outro brasileiro no Top 10 é Whindersson Nunes. "O dia em que assisti Bird box" garantiu ao youtuber do Piauí o terceiro lugar com 3,4 milhões de curtidas. Brasil representando!



Na categoria de clipes de música, Camila Cabello e Shawn Mendes sensualizando em "Señorita" conquistou 13,5 milhões de likes, surpreendendo ao deixar para trás bandas do fenômeno K-Pop, como BTS e Black Pink.


Quando o assunto é games, "Minecraft" é o Top 1 vídeo mais visualizado do YouTube em 2019, com 100,2 bilhões de views.


Também rola um rankig dos creators de Beleza e outro dedicado às revelações do ano. O Rewind traz os youtubers que sairam do zero e cujos canais mais cresceram em número de inscritos em 2019. A lista inclui dois youtubers brasileiros, ambos do LOUD.

Já no ranking de Top criadores de conteúdo do mundo, que incluem os canais com maior audiência na plataforma, o único brasileiro a figurar entre os 10 mais vistos é Felipe Neto. O creator aparece na segunda posição com impressionantes 2,8 bilhões de visualizações em 2019. Wow!


Felipe Neto fez um React comentando a retrospectiva. O influencer revela que foi convidado pelo YouTube para dizer o que ele achava que deveria entrar no Rewind e também assistiu ao vídeo antes de seu lançamento a pedido da plataforma a fim de dar sua opinião. Uma espécie de consultor feat selo de aprovação, digamos assim. Moral pouca é bobagem, hein Felipe!

Dá o play:



Bom, uma das metas o Rewind 2019 já cumpriu: não ser tão odiado quanto o anterior, mesmo que tenha às custas de ser um vídeo que gere pouco interesse e, consequentemente, visualizações. Confira o vídeo no player do início do post.

O que não quer dizer que a retrospectiva não esteja enfrentando duras críticas. Muitos acusam o vídeo de ser nada além do que um "Top 10", O famoso "compilado" de vídeos que qualquer youtuber poderia fazer está longe de ser o que se espera de um Rewind, especialmente quando comparado às edições memoráveis, como a de 2012.

Compare:



Uma versão extra-oficial do YouTube Rewind 2019 criada por um usuário vem sendo considerada melhor que a produzida pela plataforma.

Assista:



Veja também:

YouTube divulga lista dos hits de 2019. Confira os vídeos mais vistos e curtidos e os youtubers que mais se destacaram
YouTube divulga lista dos vídeos e clipes que bombaram em 2018
Pixar lança seu primeiro curta direto no YouTube. Assista 'Purl'
Os emojis mais usados no Brasil e no mundo: #DiaMundialdoEmoji
Galinha Pintadinha quebra recorde de Rihanna 
Canal brasileiro atinge 1 bilhão de views | YouTube comemora feito inédito