Maradona morre aos 60 anos: charges e homenagens ao craque argentino



Um dos maiores futebolistas de todos os tempos, Diego Maradona morreu nesta quarta, 25, aos 60 anos, após uma parada cardiorrespiratória. O eterno camisa 10 da Seleção Argentina, pela qual conquistou a Copa do Mundo de 1986, estava em sua casa, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires. Ele se recuperava de uma cirurgia no cérebro que havia feito no início do mês.

Maradona é o maior jogador argentino da história, para muitos o melhor do mundo - mérito disputado apenas com Pelé. Além da Copa de 1986, no México, o principal ídolo hermano do esporte fez história atuando no Argentinos Juniors, além dos clubes Boca Juniors, Barcelona [Espanha] e Napoli [Itália], nos quais foi campeão.

El Pibe de oro, o garoto de ouro, como é reverenciado pelos fãs e admiradores, fez 491 jogos profissionais e marcou 259 gols ao longo de sua premiada carreira no futebol. Deixando um enorme legado para a Seleção Argentina, para os clubes onde passou e para todos aqueles que gostam do esporte mais popular do mundo.



Como forma de homenagem ao ídolo nacional, o presidente argentino, Alberto Fernández decretou três dias de luto nacional e o corpo de Dom Diego será velado na Casa Rosada, sede do governo. 





O camarote de Maradona permaneceu como única luz acesa na Bombonera, estádio do Boca Juniors, em Buenos Aires.



Estádio San Paolo, onde Maradona brilhou, também manteve as luzes acesas em homenagem ao craque.



Em todo mundo, tributos são prestadas ao lendário jogador. O prefeito de Nápoles, Luigi de Magistris, diz que o estádio da cidade vai mudar de nome para Diego Armando Maradona.











Após a confirmação de sua morte, artistas criaram charges para homenagear e se despedir.

Uma das mais compartilhadas, a do cartunista argentino Lucas Levitan, faz referência ao polêmico gol decisivo, marcado por ele, na Copa do Mundo de 1986, episódio que ficou conhecido como "mão de Deus".



O craque usou a mão sobre a cabeça para marcar o primeiro gol da vitória sobre a Inglaterra pelas quartas de final. A partida que terminou em 2 a 1 com um segundo gol emblemático de Maradona, o permitindo à Seleção Argentina seguir na competição e, liderada por ele, conquistar o título de campeã do mundo.

"Marquei um pouco com a minha cabeça e um pouco com a mão de Deus", disse Maradona após a partida ao ser questionado sobre o polêmico gol, validado pelo juiz que pensou ter sido uma cabeçada. A declaração entrou para história do futebol.



"Um homem errado que esteve sempre no lado certo da história"

O posicionamento político do ídolo argentino também foi lembrado. Maradona era conhecido admirador de ícones históricos da Esquerda, a ponto de fazer tatuagens como forma de homenagem a Che Guevara e Fidel Castro, de quem chegou a ser amigo pessoal.









Confira mais charges:
















Veja também: