Agora, só pode ser cachaça se for feita no Brasil. Um brinde à nossa branquinha [após o expediente, claro!].
Muitooo tempo depois [mais de uma década de negociação], a cachaça virou marca com direitos exclusivos para produtos fabricados aqui, de acordo com o TTB, Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau [quero ver dizer isso após a 3ª dose], órgão do governo americano especializado no comércio de álcool e tabaco.
A cachacinha 100% made in Brazil já pode se despedir dos apelidos de como era chamada na gringolândia - "rum brasileiro" ou "braziliarn rum", convenhamos, ninguém merece. Ponto para os fabricantes brazucas que lutaram muitooo para mudar o nome.
"É importante porque evita que a cachaça se torne um destilado genérico, vindo de qualquer país. Do ponto de vista do mercado, para as marcas brasileiras é a chance de garantir uma reserva junto aos consumidores internacionais e fomentar a exportação", analisa Vicente Bastos, presidente da diretoria executiva do Ibrac, Instituto Brasileiro da Cachaça.
Uma campanha bem ~calibrada~ vem por aí, pra promover o nome e a imagem da bebida fora do país. "Os americanos, por exemplo, conhecem mais a caipirinha do que a cachaça. Nossa ideia é investir no marketing da caipirinha autêntica", diz Bastos.
Taí uma novidade com a cara da 6ª feira, aproveite!
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