Aplicativo que troca gênero faz sucesso e rende memes. FaceApp é seguro?


Recentemente, timelines foram tomadas por versões do sexo oposto de amigos e famosos, como um divertido passatempo contra o tédio da quarentena. A brincadeira não é nova, o FaceApp, como é chamado o aplicativo que muda gênero e idade, apareceu a primeira vez em 2017, virou febre em 2019 e voltou a hitar agora.

Dessa vez, a tecnologia para transformar rostos parece estar mais sofisticada e a modinha trouxe algo de diferente, além das trocas de gênero de si mesmos, usuários submeteram fotos de artistas e políticos a fim de criar memes hilários.



A primeira onda do FaceApp foi em julho do ano passado, turbinada por famosos que divulgaram suas versões envelhecidas. Na época, o boom repentino fez gerar dúvidas sobre sua política de privacidade, apontada por especialistas como invasiva e problemática por ser muito genérica e apresentar brechas. O termo trazia trechos copiados de outros contratos existentes na internet e a origem duvidosa da fabricante, que mantém sede na Rússia, por exemplo.

Com o novo hit, muitas pessoas voltaram a alertar sobre a política de privacidade.



Após a polêmica do ano passado, o FaceApp atualizou os termos de uso em dezembro último, apesar de ter mantido antigas brechas. "São termos com uma linguagem muito ampla, que não protegem a privacidade dos usuários e deixam todos sem saber exatamente o que é feito com os dados", diz em entrevista ao UOL Enrico Roberto, pesquisador no InternetLab e doutorando pela Faculdade de Direito da USP em regulação de sistemas autônomos.

Uma coisa a atual política de privacidade, que pode ser lida em português, não deixa dúvidas: o aplicativo COLETA e USA informações dos usuários.

Como você vê, utilizar o FaceApp é por sua conta e risco. Agora você pode conferir mais detalhes sobre os termos do aplicativo ou, se quiser, pular direto para os MEMES ;)


O que diz a política de segurança 

O FaceApp afirma coletar dados sobre o uso do aplicativo e de redes sociais usadas como forma de login, bem como acumular informações do aparelho e de navegação no serviço da empresa, incluindo em sites e apps de terceiros.

Quanto às fotos, o FaceApp diz coletar apenas a imagem usada para a transformação e que utiliza sistema de criptografia. "Isso significa que apenas o dispositivo que pode ver a foto é o dispositivo que fez o upload da imagem", diz o termo de privacidade. Informações associadas às imagens [os chamados metadados] são deletados, segundo a empresa.

"Pra que, raios, o FaceApp coleta meus dados?", o aplicativo afirma usar informações dos usuários para apresentar publicidade, enviar material promocional, para funcionamento do aplicativo e para criar novos dados "anônimos", agregados e não-identificados" - seja lá o que significa isso.

Fique atento! 

Nas letras miúdas, a empresa avisa que os dados do usuário podem ser usados para oferecer "informação e conteúdo personalizado para você e para outros, incluindo anúncios e outras formas de marketing", melhorar e testar a eficiência do serviço, reconhecer padrões demográficos, entre outros. E é explícita, ao dizer que "não pode garantir a segurança das informações que você transmite ao FaceApp ou garantir que essas informações no serviço não possam ser acessadas, abertas, alteradas ou destruídas".

Calma, ainda tem mais! As informações dos usuários são compartilhadas com afiliados, provedores de serviços, parceiros publicitários, redes sociais e outros negócios, diz o FaceApp. O aplicativo também pode, segundo a política de privacidade, vender, transferir e até compartilhar alguns ou todos os ativos do negócio, incluindo informações pessoais dos usuários, caso seja, por exemplo, adquirido por outra empresa ou venha a falir.

Posso pedir para excluir minha informações do FaceApp? Sim, os novos termos permitem essa possibilidade, disponível na área de suporte do aplicativo. O app exclui automaticamente os dados das imagens e as fotos enviadas entre 24 e 48 horas depois da última edição.



Que mal tem conceder algumas informações pessoais "para uso do marketing" em troca de alguma diversão?

A aparente inocência quanto aos reais usos dos dados dos usuários que camufla o maior risco. O mal uso de um dado biométrico esbarra na questão da violação de privacidade. Esses dados podem também vazar dessas empresas, mas o risco maior é no coletivo", destaca Roberto.

"É uma forma difusa de poder, que não é regulada. Quem têm essas informações têm poder de modelar o comportamento da sociedade como um todo. É possível, por exemplo, que as empresas se antecipem aos movimentos dos consumidores e dos seus concorrentes. Permite que o governo tome medidas de vigilância e medidas de controle populacional sem qualquer tipo de transparência. São coisas que, de maneira ampla, influenciam nos direitos e liberdades fundamentais", explica. Tenso.

Mas vamos falar de coisa boa? Vem que tem MEMES:

Teve o ship de casal da ficção mais famoso da internet, Selena Gomez e Faustão:



Teve FaceApp da vida real:



Hey, brothers!



Hey, sisters!



Turma do Mônico:



Políticos são todos iguais!



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fernando Haddad (@fernandohaddadoficial) em


Murta, é você?



Jesus mulher ficou a cara da atriz Maria Fernanda Cândido:



Gringos também entraram na brincadeira:









Veja também:

'Ei, moça!': Magalu divulga botão no app para denunciar violência contra mulher e viraliza
O Dia das Mães em que o maior presente é ficar longe
Rock na quarentena: banda grava clipe em casa 100% com Zoom e ele é fantástico
Anitta entra no Tinder: 'falo e beijo várias línguas'. Cantora vai levar os matchs para o Carnaval
Cinco aplicativos mostram onde encontrar a cerveja mais barata
Conheça Bolsonara, a gata sem consciência de classe, e Meuri, a doguinha que inspirou o TikTok. Termo cai na zoeira e vira meme
Queiroz preso: Jornal Nacional, receitas com laranja, sítio de Atibaia e muito mais. Veja as reações e os melhores memes
Pazuello 'liga' Nordeste ao inverno do hemisfério norte e vira piada na web. Confira os melhores memes
Maisa completa 18 anos, cumpre promessa de falar palavrão, faz live e agita a web. Famosos e marcas participam 
Nasa 'descobre' universo paralelo e provoca meteoro de memes
Salve Bel Para Meninas: mãe de youtuber de 13 anos é acusada de constranger filha em vídeos. Entenda o caso que está revoltando a web
Facebook lança botão 'Força' para usuários demonstrarem solidariedade
Tia do zap faz sucesso em vídeos do Porta dos Fundos. Assistam: Quarentena com Dona Helena
'Dumb Ways To Die' coronga edition: paródia BR zoa quem se opõe à prevenção da Covid
Os memes e a repercussão da saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde
Meme da Nota de Repúdio: o pessoal anda pistola com certas declarações ou não
BBB memes da final live edition: Victor Hugo 'atrás da Globo' e Daniel 'sem internet'
'Moro Comunista', '04 pegador do condomínio', 'Prezada': os melhores memes da treta Moro X Bolsonaro
Iogurte ou Iorgute, Prior? 'Merchan' da Vigor no BBB20 rende memes e post de oportunidade
Bebê nasce 'brava' e foto faz sucesso na web. 'Um meme pronto', reconhece a família