O impactante vídeo do Burger King contra o voto em branco: 'Quando alguém escolhe no seu lugar não dá para reclamar do resultado'



Está pistola com a política? Você não é o único. Em sinal de protesto, milhares de BRs pretendem votar em branco nas próximas eleições.

Votar em branco é um direito seu. Mas olha o que acontece quando você abre mão do seu direito de escolha. Com vocês, o Whopper em Branco, uma versão bem diferente do mais famoso sanduíche do Burger King.


Faltando sete dias para as eleições 2018, o BK lançou uma campanha pelo voto consciente que vem arrancando elogios nas redes sociais. No vídeo, gravado na Av. Paulista em frente a uma loja da rede, pessoas que pretendem votar em branco ou nulo no próximo domingo, 7, foram convidadas a expor seus motivos.

Em seguida, os participantes confirmaram a opção pelo voto em branco em uma urna gigante e ganharam um Whopper Branco, lanche que dá nome à ação.


Ao provarem o sanduíche, fuén-fuén-fuén. Era apenas pão com cebola e maionese. Eca! Decepcionados, sim ou com certeza? Imagine agora se fosse o resultado das eleições.

Ao ler a frase escrita no papel que embrulhava o lanche, eles entendem o motivo da pegadinha: "Este é o Whopper em branco, um sanduíche com ingredientes escolhidos por outra pessoa. E quando alguém escolhe no seu lugar, não dá pra reclamar do resultado"


Sensacional, BK.




Como vivemos [ainda] em uma democracia, quem não gostou também pode se manifestar:




Claro, também teve zoeira. Houve quem brincou com o fato de o mascote do BK ser um monarca e também com o nome da rede de lanchonetes [king = rei]


Confira outras reações no final do post.

O filme da ação foi, oportunamente, lançado no intervalo do debate dos candidatos, na Record, e postado nas redes sociais do Burger King.

No sábado, 29, quem confirmava votar em branco nos perfis da marca recebeu o sanduíche em casa, no domingo, 30. A campanha virou assunto nas timelines com as hashtags #VotoemBranco e  #BKemBranco.



Voto Branco X Voto Nulo, entenda a diferença

No Brasil, são considerados válidos apenas os votos que indicam o candidato e os votos de legenda [indicam o partido]. Os brancos e nulos são totalmente descartados pela Justiça Eleitoral.

Está na Constituição: "é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos". Por isso, aquela história de que se mais da metade dos votos forem nulos é possível cancelar a eleição não passa de fake, caô. Esqueça. 

Voto em Branco

Ao optar por votar em branco, o eleitor mostra que não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Basta apertar o botão BRANCO da urna eletrônica e o verde CONFIRMA.

Antes da Constituição de 1998, o voto em branco era considerado válido e contabilizado para o candidato vencedor. Era um voto de conformismo, em que o eleitor se mostrava satisfeito com o candidato que vencesse o pleito.

Voto Nulo

A urna eletrônica não possui um botão específico para esta modalidade de voto. Se quiser anular o voto, o eleitor deve digitar um número de candidato inexistente, 00 por exemplo, e depois a tecla CONFIRMA.

Antes do voto eletrônico, o eleitor podia rasurar ou escrever o que quisesse na cédula de papel, por essa razão, o voto nulo era tido como um voto de protesto.

Veja também:
Marcelo Adnet imita Romário
Marcelo Adnet imita Eduardo Paes
Marcelo Adnet imita Marina Silva
Marcelo Adnet imita Geraldo Alckmin
Dani Calabresa zoa sumiço dos paneleiros em paródia hilária de 'Morena de Angola' no 'Zorra'
Bandeira do Japão comunista: as melhores reações e memes ao micão da manifestante que invadiu a Câmara
Porta dos Fundos zoa Delação Premiada da Lava Jato. Entenda a treta que pode enterrar de vez a força-tarefa