O melhor [e o pior] de 2016 em uma única imagem


A humanidade viveu momentos inesquecíveis durante o ano - para o bem e para o mal.

Inspirada na obra o Jardim da Delícias Terrenas, do artista holandês Hieronymus Bosch - ótima referência por sinal -, a ilustração acima reúne 127 acontecimentos que chacoalharam nosso querido planetinha azul em 2016.

Quantos deles você consegue identificar?

O desenho lembra a série 20 things, da Syzygy, que juntava as 20 coisas que bombaram na internet durante o ano, de 2010 a 2014.

Criação de Niv Bavarsky.

Clique na imagem para ver a retrospectiva visual em maior resolução. A colinha com o resultado está aqui.

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As melhores campanhas de 2016: o top da publicidade BR


Ideia simples e impacto nível Wooooow levaram a premiadíssima Infinitas Possibilidades ao topo da lista das campanhas brasileiras mais fuedas do ano.

Merecidamente.

Com execução primorosa, Infinitas Possibilidades, da AlmapBBDO para Getty Images, mostrou partes de rostos anônimos formando a fisionomia de personalidades como o papa Francisco.

A campanha mais premiada do país em 2016 conquistou, entre outros prêmios, 8 Leões em Cannes [2 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes] e um inédito Grand Clio em Print para o Brasil no Clio, de onde também saiu com 4 Ouros e 2 Bronzes.


O ranking divulgado pela Meio & Mensagem traz trabalhos da Talent Marcel, Soko, Publicis, Africa, W3haus, AKQA, F/Nazca S&S, JWT, WMcCann e Lew’Lara\TBWA, entre outras. Para chegar ao resultado, a publicação consultou 83 presiden­tes, chairmans, vice­-presidentes ou diretores de criação entre os dias 7 e 15 de dezembro.

Segundo a M&M, eles não puderam es­colher campanhas da própria agência nem ações de empresas em que atuaram antes. Fora isso, valiam campanhas in­tegradas, anúncios de TV, prints, ações digitais, out-­of-­home e outras mídias, desde que criadas por agências no Brasil e dirigidas ao público BR ou que o país es­tivesse no target.


Em cinco anos do ranking, vale destacar que Ipiranga é o único a aparecer no Top 10 em todas as edições. Em 2012, o anunciante ocupou a 3ª posição; em 2013, a 6ª; em 2014, a 9ª; em 2015 levou o 5º lugar, posição que manteve este ano. As campanhas são assinadas pela Talent Marcel.

Em 2016, a C&A aparece duas vezes entre as dez melhores. Curioso é que o ano foi o 1º e último da parceria C&A-Al­mapBBDO. A agência preferiu abrir mão da conta e não atender mais o cliente. Oficialmente, o motivo da treta foi "divergências de crenças e filosofia".


A breve parceria ren­deu campanhas marcantes, co­mo Despertar, do slogan Misture, Ouse, Divir­ta-­se, 3º  lugar no ranking 2016, e Dia dos mis­turados, 6ª mais votada que foi parar no CONAR após re­clamações sobre cenas onde casais invertem roupas e dão um rolezinho romântico. Os criativos ainda lembraram outras duas campanhas: Dia dos Pais e Natal.

Agora chega de mais-mais e bora conferir a lista das 20 Melhores Campanhas da Publicidade BR em 2016:

1. Infinitas possibilidades, da AlmapBBDO para Getty Images – 294 pontos



2. Palavrões fofos, da Talent Marcel para Tigre – 284 pontos



3. Despertar, da AlmapBBDO para C&A – 260 pontos



4. Xuxa e o baixinho que sumiu, da Netflix e Soko para a série Stranger Things – 144 pontos



5. Lá nas novelas, na caverna e nos zumbis, da Talent Marcel para Ipiranga – 136 pontos



6. Dia dos misturados, da AlmapBBDO para C&A – 109 pontos



7. The cliché, da Publicis Brasil para Heineken – 97 pontos



8. Watermopilasgrado, da Africa para Mitsubishi – 96 pontos



9. Espelhos do Racismo, da W3haus para a ong Criola – 95 pontos



10. Palavras Mágicas, da AlmapBBDO para HP – 92 pontos



11. Dont Look Away, da AKQA para Usher – 89 pontos



12. Pé na porta, da AlmapBBDO para Volkswagen – 87 pontos



13. Bigodon, da F/Nazca S&S para Skol – 86 pontos



14. Toda mulher vale muito, da WMcCann para L’Oréal – 80 pontos



15. Doe as barras, da J Walter Thompson para ong Atados – 79 pontos



16. Estrada, da F/Nazca S&S para Skol – 60 pontos



17. Vovloglers, da Africa para Itaú – 58 pontos



18. Músicas de violência, da FCB Brasil para O Estado de S. Paulo – 57 pontos



19. Leilão, da Publicis Brasil para Habib´s – 56 pontos



20. Bolt vs Flame, da Lew’Lara\TBWA para Nissan – 54 pontos



Em tempo, a M&M pediu a cada votante que fizesse uma lista com as dez ações apontadas em ordem de preferência. Desta for­ma, atribuiu­-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, as­sim, sucessivamente, até 1 pon­to para a décima. Segundo a publicação, alguns eleito­res selecionaram menos cam­panhas. Entretanto, a maioria enviou votos completos e cerca de 160 ações foram menciona­das por pelo menos um jurado.

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