Star Wars Day: Mark Hamill, DiCaprio e Mark Ruffalo dão força para o jovem BR tirar título de eleitor

 


Hoje, 4 de maio, é Dia de Star Wars e também a data limite para jovens de 16 a 18 anos tirarem ou regularizarem o título de eleitor para as eleições deste ano. 

Excelente oportunidade para falar sobre uma campanha nas redes sociais que convocou ninguém menos que Luke Skywalker direto de uma galáxia muito, muito distante para motivar a rapaziada a votar.

Se liga no tweet do ator Mark Hamill, intérprete do personagem na saga Star Wars.



A campanha é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], após a Justiça Eleitoral constatar que em 2021 houve uma forte queda de pessoas da faixa etária interessadas no cadastramento eleitoral.

Dois outros astros internacionais estão ao lado de Hamill na missão de alavancar a participação política dos adolescentes brasileiros nas Eleições 2022, Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo.

Na última quinta-feira, 28, DiCaprio foi o primeiro a entrar na campanha. "O Brasil abriga a Amazônia e outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas. O que acontece lá é importante para todos nós e o voto dos jovens é fundamental para impulsionar a mudança para um planeta saudável", tuitou.



Na mensagem, o ator divulgou a hashtag #tiraotitulohoje e o site olhaobarulhinho.com, plataforma da campanha do TSE onde há um passo-a-passo de como emitir pela primeira vez, regularizar ou transferir o título de eleitor. Além disso, há links para alguns grupos no WhatsApp e no Telegram para conversas e avisos sobre o processo eleitoral.

DiCaprio voltou a usar seu perfil no Twitter para falar sobre o assunto, dessa vez em português.



Mark Ruffalo, o Hulk da franquia Os Vingadores, da Marvel, retuitou o homônimo Hamill com a legenda "É por isso que ele é um Mestre Jedi!", em referência direta ao papel do colega em Star Wars.



Ruffalo comemorou a mobilização da rapaziada compartilhando o vídeo do influenciador Raphael Vicente



Morador da Maré, no Rio de Janeiro, Raphael fez uma paródia divertidíssima do clássico filme adolescente Meninas Malvadas, estrelado pela atriz Lindsay Lohan. Assista:



Anteriormente, Mark Ruffalo havia compartilhado um tweet da cantora Anitta sobre a importância do jovem tirar o título. Na mensagem, o ator compara a eleição brasileira com a dos Estados Unidos, no ano passado.



Antes das estrelas internacionais entrarem em campo, a artista brasileira foi quem deu o pontapé inicial na campanha pelo voto dos adolescentes. Além de Anitta, Luisa Sonza foi convocada. Ambas têm forte apelo junto ao público jovem brasileiro.



Anitta começou a falar sobre o assunto em março:



Em outro tweet, a cantora brincou com o meme "Anitta faz alguma coisa". "Vamos lá galera… que vocês ficam falando 'Anitta faz alguma coisa' mas não dá pra salvar o país sozinha não. Vamo coçar o saco vocês também. Faz esse título de eleitor aí logo.. A gente muda o presente, eu viro top 1, a Bruna Marquezine estrela de Hollywood e a nação segue adiante", publicou.



Já Luísa Sonza fez o pedido via vídeo nos seus stories do Instagram e mandou o papo reto: "Não adianta gritar ‘Fora Bolsonaro’ nos shows e não tirar o título de eleitor".

No Brasil, o voto é facultativo para pessoas de 16 e 17 anos. Porém, num cenário de instabilidade institucional em que as urnas eletrônicas vem sendo atacadas, cada voto importa. 

Para as Eleições 2022, a solicitação do título de eleitor pode ser realizada de forma digital por qualquer adolescente com mais de 16 anos ou que complete a idade até o dia 2 de outubro deste ano por meio do site do TSE. É necessário enviar fotos de um documento oficial com foto, comprovante de residência e uma selfie. Em seguida, o usuário deve preencher um formulário indicando a zona eleitoral desejada.

A plataforma também pode ser usada para regularizar a situação do título ou transferir o documento para outra zona eleitoral, por eleitores que mudaram de cidade, por exemplo. O sistema permite realizar a consulta ou solicitar agendamento presencial no Tribunal Regional Eleitoral de cada estado. O pleito deste ano promove disputas para deputado, senador governador e presidente.

Vamos, galera, jovens! "Que a Força esteja com vocês".

Confira algumas reações ao tweet de Mark Hamill:



Palpatine, é você?











Star Wars Day é celebrado em 4 de Maio, no calendário dos fãs da saga, por conta de um trocadilho entre a icônica frase da obra criada por George Lucas, "May the Force be with you", e a data. Em inglês, ao se pronunciar "quatro de maio" ["May the fourth" ou "May the 4th"], a sonoridade é parecida com a da frase famosa, o que originou a brincadeira "May the 4th be with you". Isso foi o suficiente para o dia ser considerado praticamente um feriado para o fandom que promove eventos em todo o o mundo e lota as redes sociais com homenagens e referências usando a tag #MayThe4thBeWithYou.

Confira outras reações ao Dia de Star Wars:



E essa releitura da capa da Time?



























Veja também:

Turma da Mônica cria pôster em homenagem ao Star Wars Day
Hoje é Dia de Star Wars 
Star Wars Day: a incrível história criada por um fã em homenagem a Star Wars
Star Wars Day: os melhores cosplays e como as marcas aproveitaram para interagir com os fãs da saga
Star Wars Day: fãs comemoram o Dia Mundial de Star Wars
Turma da Mônica cria pôster em homenagem ao Star Wars Day
Disney homenageia "Princesa Leia" em vídeo emocionante com cenas de bastidores de Os Últimos Jedi | Tributo a Carrie Fisher
O trailer teaser de Star Wars Os Últimos Jedi acaba de ser divulgado e ele é sensacional
Star Wars revela título do próximo episódio e tacale teorias e zoeira
Darth Vader agora é da Marvel: editora anuncia HQ sobre o vilão mais amado de Star Wars
Star Wars inspira paródia da Lava Jato: operação que não pune PSDB
RIP Carry Fisher: Princesa Leia de Star Wars morre aos 60 anos
Criança não tira o capacete por nada em emocionante história Star Wars: Rogue One
Darth Vader é zoado por Cebolinha e Cascão em episódio especial de Mônica Toy: Star Toys
A risada mais contagiante de todos os tempos ever
Famosa pelo vídeo da máscara do Chewbacca, Candace Payne conhece o diretor de Star Wars. Marcas aproveitam o sucesso da Chewbacca Mom

Atualização 5.5.2022