Banksy mostra enfermeiras como heroínas da vida real. Nova obra 'deixada' em hospital faz homenagem a profissionais de saúde


O confinamento anda aguçando a criatividade de Banksy.

Após criar uma arte no banheiro de casa, o genial artista britânico cuja identidade permanece desconhecida - ou quase - representou enfermeiras como super-heroínas em nova obra deixada, nesta quarta-feira, 6, no Hospital da Universidade de Southampton, no sul da Inglaterra.



No quadro de cerca de um metro quadrado intitulado "Game Changer", um menino brinca com a enfermeira heroína, enquanto os bonecos do Batman e do Homem-Aranha são deixados no cesto. Junto à imagem, foi encontrado um bilhete onde Banksy agradece aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde [NHS], o "SUS" da Inglaterra, por sua ação durante a pandemia do coronavírus.

"Obrigado por tudo que vocês estão fazendo. Espero que isso ilumine um pouco o local, apesar de ser em preto e branco", escreveu.

A confirmação da autoria veio quando Banksy postou o quadro em suas redes sociais. "Quem vira o jogo", diz a legenda em referência à dedicação dos profissionais de saúde.



"O fato de Banksy escolher o hospital para reconhecer a excelente contribuição que todos do NHS estão fazendo, em tempos sem precedentes, é uma grande honra", disse Paula Head, líder do hospital universitário, à rede britânica BBC. "Nossa família hospitalar foi diretamente impactada pela perda trágica de muitos membros", disse Paula em referência aos profissionais de saúde que morreram na luta contra a Covid-19.

Na Inglaterra, a nova obra de Banksy ficará exposta no hospital até o fim da quarentena, em seguida será leiloada para ajudar instituições de saúde do NHS.


Enquanto isso no Brasil, médicos, enfermeiras e auxiliares vem superando seus limites na linha de frente do combate ao coronavírus em jornadas de trabalho dobradas, grande parte sem os devidos equipamentos. Eles têm sido a categoria mais atingida pela pandemia. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem [Cofen], o país já perdeu mais profissionais de enfermagem do que Itália e Espanha juntas.

Confira algumas reações à nova obra de Bansky:















Veja também:

Banksy cria nova obra em home ofifce: 'Minha esposa odeia quando trabalho de casa'
Vídeo que está bombando na internet mostra Ilusão de ótica inspirada em grafite de Bansky
Banksy: obra que se autodestruiu ganha novo nome e tem venda confirmada 
Banksy: obra do artista se autodestrói após ser vendida por 1 milhão de libras
Banky critica ambição capitalista em nova arte e faz homenagem a jornalista presa
Banksy: sem querer, amigo 'revela' identidade do misterioso artista em entrevista
Banksy cria grafites que chamam atenção para a crise dos refugiados
O lado negro da Disney dissecado em Dismaland Calais, de Jeffrey Gillete