O video mais visto de todos os tempos ever

21 de dezembro marcou o fiasco do Fim do Mundo e o dia em que Gangnam Style conquistou a marca de 1 bilhão de acessos no YouTube. O vídeo também possui o maior número de likes, recorde quebrado em novembro. No Brasil, a música é a mais baixada no iTunes. Conquistas pra deixar qualquer viral roxo de inveja.


A primeira vez que ouvi falar de Gangnam, o vídeo [publicado em 15 de julho] estava longe de se tornar o fenômeno que é hoje. Apesar da música empolgante, a dancinha era, pra mim, uma espécie de Eguinha Pocotó do Oriente. Um tanto tola. Sequer me animei a postar no Claraboia.

Estava enganado, confesso.

Ao ler mais sobre o fenômeno, descobri que por trás da melodia viciante e da roupagem engraçada e esquisita, há uma tenaz crítica social sobre os novos ricos da Coreia do Sul. Esperto esse Psy, com seu jeito carismático, conseguiu chamar atenção mundial para as desigualdades do seu país, sem discursos chatos, nem pseudo-intelectuais. Pronto, agora você também já pode curtir os passos desarticulados de Gangnam sem culpas.


Se quiser saber mais sobre o porquê do sucesso do rapper gordinho e divertido, clique aqui.