E a palavra do ano é... um emoji


Isso mesmo. A palavra do ano 2015 não é beeemm uma palavra.

😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Explico.

Todo fim de ano, o dicionário Oxford escolhe a palavra mais bambambam do ano que passou, aquela que melhor representa o estado de espírito, o comportamento e preocupações do período.


Para 2015, escolheram um emoji - o Rosto com Lágrimas de Alegria.

Pasmem, o zeitgeist de 2015 é 😂.

Pela 1ª vez decidiram por um pictograma. Antes de torcer o nariz para a notícia, lembre-se, emojis são mais que carinhas para enfeitar conversas fúteis no Snapchat.

Simples, não simplistas, representam todo um universo de sentimentos, expressões e até reações complexas que podem ser entendidas por geral [ou quase] no planeta.


Esse ano, a Oxford Dictionaries fez uma parceria com a SwiftKey para mensurar a popularidade dos emojis. O 😂 foi o mais usado em todo o mundo.

A propósito, o uso da palavra emoji também bombou. Incorporada ao idioma inglês desde 1997, a palavra foi usada três vezes mais em 2015 do que no ano anterior.


A ~palavra~ do ano de 2015 indica uma evolução na forma como nós humanos vemos e nos comunicamos com o mundo. Um passo além na relação com a linguagem. Irado, né.

Curioso pra saber as outras palavras que concorreram com o "Chorando de Rir"? Entre elas, "bloqueador de anúncios", "refugiado" e "economia colaborativa".

Dá uma olhada no do shortlist da Oxford University Press:

Tempos Modernos: fotos de infância


Para mais fotos, clique aqui. Pra mais crianças, aqui. E aqui pra mais quadrinhos.

Veja também:

Tempos Modernos: cartas de amor
Tempos Modernos: softwares
Tempos Modernos: Qual teu endereço?
Tempos Modernos: celular e Twitter
Tempos Modernos: máquina de escrever
Tempos Modernos: Hitchocock - Os Pássaros