Dead Kennedys chama artista brasileiro pra criar pôster oficial da turnê BR. Imagem repercute e banda volta atrás


Olha a treta.

Os Dead Kennedys vão voltar ao Brasil no final de maio. A banda de punk rock formada em 1978 na Califórnia, EUA, convidou o ilustrador Cristiano Suares para criar o cartaz oficial dos shows no país em comemoração aos 40 anos de estrada.

Divulgado pela produtora da turnê EV7 Live, na segunda, 22, o pôster mostra uma família de palhaços vestidos com a camisa da seleção brasileira de futebol ostentando armas. Tanques de guerra, em alusão à forte influência dos militares no governo, ganham destaque em primeiro plano. Ao fundo, favelas em chamas e explosões. Dos canhões saem bandeiras com cifrões, deixando claro em nome de quem a "ordem" é mantida. Os tanques pilotados pelo palhaço Bozo são enfeitados por uma versão engraçadinha da bandeira do Brasil, como se tudo estivesse em paz [me fez lembrar de uma campanha da Taco Bell]. No morro, também há uma bandeira nacional. A arte manifesta a postura antifascista que a banda sempre teve durante sua trajetória e é clara crítica ao governo Bolsonaro.




adolescente diz "I love the smell of poor dead in the morning!" [Eu amo o cheiro de pobre morto pela manhã!]. "O péssimo inglês falado pelo personagem é mais uma ironia”, disse o artista em seu perfil no Facebook.

frase é referência a um trecho icônico de "Apocalypse Now" em que Robert Duvall diz "Está sentindo este cheiro? Está? Napalm, filho [substância inflamável usada pelo EUA a partir da 2ª Guerra Mundial]. Nada mais tem esse cheiro. Eu amo o cheiro de Napalm pela manhã".

Confira:


O pôster incendiou a internet.

Inclusive, lembra outro cartaz de banda que chamou atenção tempos atrás.




Diante da repercussão, o Dead Kennedys arregou. O grupo norte-americano soltou um comunicado oficial desvinculando-se da imagem de divulgação.

Os integrantes afirmaram não ter sido avisados da ilustração e que seu uso está proibido, "foi divulgado pelo promotor dos shows sem o conhecimento do Dead Kennedys, e não é autorizado". Na nota, declararam que o cartaz "não reflete uma declaração política ou tomada de posição" da banda.


Leia o comunicado na íntegra, divulgado no Facebook:

"O Dead Kennedys é uma banda punk americana icônica que é conhecida por suas declarações políticas e assume uma forte posição antifascista, antiviolência, no entanto, a banda sente que não pode presumir saber o suficiente sobre situações em outros países para entrar em suas políticas específicas. O cartaz liberado não reflete uma declaração política ou posição do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, pedir que as pessoas pensem por si mesmas, não para lhes dizer o que pensar."

De outro lado, o artista brasileiro Cristiano Suarez conta ter ficado feliz e assustado com a repercussão. Em seu perfil no Facebook, ele deixa claro que o grupo não só tinha conhecimento da ilustração como já a teria divulgado em sua página oficial, mas voltou atrás. A postagem acompanha uma versão do pôster com o nome da banda coberto.


A publicação feita na manhã de terça, 23, não está mais disponível:


Em tempo, Dead Kennedys realizara shows nos dias 23, 25, 26 e de maio, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, respectivamente.

Confira algumas reações:










Veja também:

Pearl Jam no Rio de Janeiro. Pôster de show causa polêmica
McDonald's é atacado pela Taco Bell em filme épico contra ditadura do fast food
Polenguinho é atacada após referência a Pink Floyd: homofóbicos confundiram arco-íris com imagem LGBT
Os melhores memes do Dia Mundial do Rock. Marcas também celebraram o espírito roqueiro
Hoje é Dia Mundial do Rock, mas só para os BRs
Como me sinto quando chega a sexta-feira
Quando toca Cindy Louper no boteco
Quer beber de graça? Bar oferece estágio remunerado para 'Sommelier de Porre'
RIP David Bowie
Minions e marcas comemoram o Dia Mundial do Rock
Pá metida a guitarra cai e faz sucesso na web
Metallica lança sua própria cerveja | Originária do Rock
Velhinha roqueira toca o terror em hospital
The Killers: estampa com banda formada por ditadores e assassinos causa polêmica
Você ouve Rock?
Cartaz leva guitarrista para tocar com Ultraje a Rigor | Mentos surpreende 3x em pegadinha
Jovem possuído pelo axé e funk é salvo pelo rock | Rádio Kiss
Heróis do rock