'Eu vou tomar um tacacá': Joelma e Guaraná Antarctica aproveitam meme e fazem paródia de 'Voando pro Pará'

 


♫♪ Eu vou tomar um tacacá
Dançar, curtir, ficar de boa ♫♪

Se você não estava isolado sem wifi em uma ilha fluvial do Amazonas, você já ouviu ou cantou o refrão acima. A internet elege seus preferidos e um deles foi "Voando pro Pará", de Joelma. Lançada originalmente em 2016, a música repercutiu recentemente após cair no gosto da rapaziada e viralizar de modo espontâneo no TikTok em paródias, gravações em IA, memes, trechos nos shows do RBD em São Paulo e até levou o tacacá, a se tornar a comida mais pesquisada no Google em 2023. 

Uma das releituras do sleeper hit foi "Eu vou tomar um guaraná", de uma menina chamada Lorena, que alcançou rapidamente ― Pasmem! ― 20 milhões de visualizações e transformou a mini querida no novo fenômeno da internet BR. 

Assista:



Claramente, o hit chegou aos ouvidos do marketing do Guaraná Antarctica que resolveu pegar uma carona na brincadeira e fazer uma versão oficial para sua nova campanha com ninguém menos que a própria Joelma.

Criada pela Soko, a iniciativa que enaltece a autenticidade e diversidade da cultura brasileira, bem como celebra as raízes amazônicas compartilhadas entre o tacacá e o refrigerante da Ambev, traz aos palcos a cantora performando o novo refrão.

O vídeo com a interpretação de Joelma, que canta e dança vestida com as cores do Guaraná Antarctica, já está nas redes sociais da marca e da artista.

Assista no player abaixo e saiba mais sobre a campanha em seguida:



Fruto de um marketing sabido, antenado ao movimento fluido e à dinâmica das tendências culturais nas redes a ponto de capitalizar um meme/paródia viral, a parceria entre Joelma e Guaraná Antarctica é belo exemplo de como aproveitar o engajamento orgânico do público com uma marca e mostrá-la como parte integrante da cultura popular.

"Para qualquer marca é um reconhecimento importante estar tão naturalizada na cultura a ponto de se tornar uma música. Estamos muito felizes em poder aumentar nossa história já centenária com os brasileiros em um projeto tão genuíno e com a cara do Brasil e de Guaraná", comenta Tetê Chaves, diretora de marketing de Guaraná Antarctica.



Além do vídeo, o esforço de marketing contou com um show especial de Joelma em Goiânia, realizado em 16 de dezembro, com a apresentação ao vivo da nova versão da música. E ainda, desdobramentos nas redes sociais da cantora e de Guaraná Antarctica. 

Destaque ainda para o engajamento dos fãs de Joelma. A campanha ganhou visibilidade com a participação ativa do fandom da cantora nas redes, ressaltando a potência das comunidades online.

Curiosidade: tacacá que Joelma canta na letra original é um caldo de tucupi, jambu e camarão seco, típico da região amazônica e, especialmente, do Pará onde se tornou um símbolo da cultura do estado.

Veja também: