Sobre o Santander e o cancelamento da exposição 'Queermuseu': Intolerância e vacilação – quando a marca não sabe o que quer


O episódio do fechamento da exposiçao "Queermuseu", em Porto Alegre, na semana passada, mostra mais do que simples intolerância. Salta aos olhos, no caso, a juniorizaçao das instâncias de decisao institucional e mercadológica do patrocinador – Banco Santander – e que parece ser geral nas empresas brasileiras. 

Qualquer cidadao minimamente informado preveria que a mostra nao escaparia de protestos de setores conservadores. O Santander, sua diretoria e seu departamento de marketing certamente tinham isso em conta. Se lançaram a exposiçao, é porque calcularam o eventual risco. 

No entanto, à menor grita dos articulados adolescentes conservadores do MBL, a instituiçao tremeu – e desistiu de uma decisao estratégica já em pleno curso. A ameaça dos garotos era boicotar o banco, manter uma campanha para que os clientes fechassem suas contas no banco espanhol. Um estudante mediano de comunicaçao sabe que esse tipo de debate, mesmo que conflituoso, como era o caso, só traz benefícios à marca. 

Liberdade é um valor que alguns vao à rua defender, mas a maioria apoia em silêncio. Por outro lado, bastava uma declaraçao de 15 minutos à imprensa, mostrando duas ou três obras expostas na Galeria Degli Ufizzi ou no (a turma adora!) Whitney Museum of Modern Art para acalmar de vez a classe média eventualmente incomodada (claro, os garotos do MBL seguiriam estrilando – e gerando justamente o efeito “falem-mal-mas-falem-de-mim”). 

Preocupa, no episódio, que apenas grupos defensores das causas LGBT tenham vindo a público para protestar. Essa nao é uma causa gay. É uma causa da liberdade. Assim, interessa – e ameaça – a todos.

Por Jayme Serva, texto originalmente publicado no Blue Bus.


Gaudencio Fidelis, curador da exposição "Queermuseu", desabafou sobre o cancelamento: "Neste momento, depois de 5 horas me ocorre que a despeito de tudo que o ato do Santander representa, o pior foi o precedente que eles ajudaram a criar! Agora esses doidos reacionários vão achar que em 3 dias no meio de um feriado podem fechar uma exposição. Isso o pior de tudo a curto e médio prazo! Um estrago pelo qual todos nós iremos pagar!".

Assim [des]caminha a humanidade...


O cancelamento da exposição graças às ações grotescas do MBL virou pauta do Sensacionalista:




Há boatos de que o Santander irá doar a gasolina:




Abaixo, a nota publicada pelo banco:

Nos últimos dias, recebemos diversas manifestações críticas sobre a exposição Queermuseu – Cartografias da diferença na Arte Brasileira. Pedimos sinceras desculpas a todos os que se sentiram ofendidos por alguma obra que fazia parte da mostra.

O objetivo do Santander Cultural é incentivar as artes e promover o debate sobre as grandes questões do mundo contemporâneo, e não gerar qualquer tipo de desrespeito e discórdia. Nosso papel, como um espaço cultural, é dar luz ao trabalho de curadores e artistas brasileiros para gerar reflexão. Sempre fazemos isso sem interferir no conteúdo para preservar a independência dos autores, e essa tem sido a maneira mais eficaz de levar ao público um trabalho inovador e de qualidade.

Desta vez, no entanto, ouvimos as manifestações e entendemos que algumas das obras da exposição Queermuseu desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a nossa visão de mundo. Quando a arte não é capaz de gerar inclusão e reflexão positiva, perde seu propósito maior, que é elevar a condição humana.

O Santander Cultural não chancela um tipo de arte, mas sim a arte na sua pluralidade, alicerçada no profundo respeito que temos por cada indivíduo. Por essa razão, decidimos encerrar a mostra neste domingo, 10/09. Garantimos, no entanto, que seguimos comprometidos com a promoção do debate sobre diversidade e outros grandes temas contemporâneos.



Veja também outros fails de empresas e marcas:

Mulheres ironizam campanha com nomes | #homensrisque Fail
Cú nublado: Extra publica palavrão e pedido de desculpas faz sucesso na internet
Friboi usa picanha vencida em comercial e fail vira piada nas redes sociais
Operação Carne Fraca: entenda a treta e confira os melhores memes e reações
Sabe de nada, inocente | Bom Negócio fail, Joanna e seu marido 
Você não me avisou, amor | Fail de jornalistas da Globo News viraliza e cria novo meme
#FAIL Estadão
Foto oficial de Temer com photoshop disaster vira piada
Pornô no outdoor: telão de shopping exibe busca pornográfica e fail bomba na internet

Cachorrinho que quer dividir osso com reflexo no espelho vai derreter seu coração




Um doguinho da raça corgi se esforça em oferecer seu osso ao "novo amigo", mal sabia ele, era apenas a própria imagem refletida.


O vídeo que trouxe pra espantar a bad da segunda-feira foi publicado originalmente no Twitter e já conquistou mais de 170 mil curtidas e 67 mil compartilhamentos.




Pudera, a carinha que o catioro faz é capaz de aliviar qualquer coração entristecido com o fim do feriado.




Esteja preparado pra lidar com esse nível de emoção e confira o player no início do post.

Veja também:

Pandinha vermelho escapa de "assalto" e faz novo melhor amigo
25 pessoas tendo um dia pior do que você
Segunda-feira de Halloween: Capitão-América vai salvar o seu dia
Um gatinho fazendo amizade com mil patinhos: video emociona internet
Comercial tabajara vai fazer você querer adotar um gatinho
Gatinho não consegue largar o cigarro
Gifs incríveis para salvar um dia ruim | Adam Kurtz
Feliz 2ª feira: macaquinho peralta e o gato mais paciente do mundo
Cachorra pira ao ver dono fantasiado de brinquedo favorito. Vídeo bomba na web
Cães e gatos que precisam desesperadamente de uma soneca

Tweet bônus: cachorro tenta brincar com a própria sombra, achando que é outro doguinho.



Boa semana =)