'A falta que a falta faz': vídeo sensação de Jout Jout faz livro virar meme e nº 1 na Amazon



"A parte que falta" é dessas histórias que mexem com a gente por falar de modo simples coisas tão profundas. Sua leitura deveria virar disciplina nas escolas e condição obrigatória para as pessoas se tornarem adultas.

Jout Jout foi uma das que caiu de amores pelo livro infantil [pasmem, a história é voltada para crianças], tanto que leu o livrinho por inteiro em um vídeo do seu canal - postado na terça-feira, 20, "A falta que a falta faz" está bombando com 3,8 milhões de visualizações até o momento.




Graças ao carisma e espontaneidade da youtuber, que chega a se emocionar no vídeo, o livro escrito e ilustrado por Shel Silverstein virou meme [veja os melhores no final do post] e foi parar no primeiríssimo lugar na lista de mais vendidos na loja virtual da Amazon Brasil. Wow!

Vem comigo que no caminho te explico ;)


Com versinhos e traços lúdicos, que parecem desenhos de criança, "A parte que falta" ["The missing piece"] conta as peripécias de um sujeito, um quase-círculo, que sai em jornada pelo mundo em busca da parte que lhe falta - uma fatia que parece um pedaço de pizza onde seria sua boca.

Durante a aventura, o personagem se diverte parando para observar borboletas e flores. Chega a conhecer outras partes até que finalmente encontra a famosa parte que faltava. Então, passa a rolar rapidamente e fica sem tempo para observar o que acontece ao redor.


Moral da história: ele finalmente entende que a felicidade está além de encontrar alguém que lhe complete e segue inteiro em sua incompletude. Lembrou-me muito esse quadrinho sensacional.

A Companhia das Letrinhas, selo do Grupo Companhia das Letras que publicou a obra, afirma que o vídeo de Jout Jout foi espontâneo e não faz parte de nenhuma estratégia de divulgação. Ou seja, eles não teriam pagado pelo 'merchan'.

A gente finge que acredita, afinal o vídeo e o livro são tão sensacionais que está tudo bem. O buzz foi tamanho que o livro chegou a esgotar:




O vídeo em si é uma aula de Influencer Marketing. Uma puta prova de como conteúdo feito por creators pode impactar positivamente nos negócios.

Para atingir tais resultados é fundamental não tratar o creator como mídia ou mero garoto-propaganda, mas como cocriador de conteúdo. Em outras palavras, a marca precisa considerá-lo um parceiro que deve ter sua linguagem respeitada e espaço para criar.


Em tempo, "A parte que falta" foi lançado nos EUA em 1976 e chegou ao Brasil em 2013 pela extinta Cosac & Naify. Ganhou nova edição em fevereiro de 2018 pela Companhia das Letrinhas. Na época do lançamento, o livro foi mal-compreendido pelos fãs de Silverstein [1930 -1999], que se consagrou com "Leocádio, o Leão que Mandava Bala" [1963]. Na biografia do autor, "A boy named Shel", Lisa Rogak diz que o livro é uma ode a liberdade.

O autor fez uma sequência: "The Missing Piece Meets the Big O" ["A parte que falta encontra o grande O", em tradução livre, de 1981], que a Cosac Naify pretendia lançar em 2014. No momento, a continuação está em pré-venda.

Veja também:

Buraco no meio do peito: uma incrível lição de vida em quatro tempos
Bolacha ou biscoito? Jout Jout faz Funk do Biscoito e Oreo responde
Hilda Hilst será a homenageada da Flip 2018
Sobre gavetas, literatura, sexo e sacanagem | Contos d'Escárnio - Textos Grotescos
Mulheres peladas fumando maconha | Contact High
De que somos feitos? RIP Galeano
O que faz você sorrir? Ilustrações divertidas mostram o que deixa as pessoas felizes
Alfabeto do Kama Sutra em gifs animados
Liberdade de uma ponta a outra
Das coisas que a gente não fez
Palavra puxa palavra | Hoje é Dia Nacional do Livro
Volta às aulas McDonald's
Ocaso de um herói: o dia em que Flash se aposentou
Bebê que chora toda vez que um livro acaba bomba na webz
História de [des]Amor em 12 linhas
As frases mais fail de todos os tempos ever
Tempos Modernos: softwares
Livros e praias: Ikea monta biblioteca nas areais de Sidney
Antigo manual de ritmos: comercial da FNAC premiado em Cannes 2002
De onde vêm as boas ideias: autor conta a origem da criatividade e inovação
Além da imaginação: a incrível aventura após o fechamento das livrarias
Fotos históricas e seus autores desconhecidos
Livro para ver
Promessas de ano novo: divertido curta em stop motion mostra como arrumar a estante
O que seu tipo de letra favorito tem a revelar sobre você?
O Herói e o Fora-da-lei: os arquétipos de Jung aplicados na Publicidade
Ler te faz mais interessante

Fica, vai ter meme:





































As marcas também entraram na brincadeira:






E, claro, se colocarem como a parte que falta: