Baleia Azul do bem: perfil nas redes sociais incentiva boas ações e cria corrente de amor


O jogo Baleia Azul vem causando puta treta nos últimos tempos. Pra quem estava em alto mar e ainda não ouviu falar, o desafio consiste em uma série de 50 missões enviadas por desconhecidos a adolescentes através de grupos secretos no Facebook e WhatsApp.


As tarefas do jogo incluem cortar os braços com estilete, assistir filmes de terror na madruga e, por último, cometer suicídio.


Apesar de ter viralizado a partir de uma fake new [notícia falsa], o jogo representa um perigo real - veja aqui.


Para combater a bad do Baleia Azul, um perfil nas redes sociais está criando uma corrente do bem ao incentivar boas ações a seus seguidores.


A Baleia Rosa tá no Facebook, no Twitter, no Instagram e também em um app.



"Estamos vivendo uma época de muita descrença, ódio, negatividade, impaciência, indiferença, incertezas. Parece que falta esperança nas pessoas! Nadando contra esta maré, sabemos que a internet pode ser uma poderosa ferramenta para reverter este quadro. Acreditamos que todos têm a capacidade de ajudar outras pessoas e construir o bem", diz o pessoal da Baleia Rosa.

Uma publicação compartilhada por Baleia Rosa (@eusoubaleiarosa) em



"Eu fiquei muito impressionada quando soube desse jogo. Eu e um amigo decidimos então criar essas atividades que fossem positivas, que ajudassem na autoestima das pessoas. A gente queria incentivar as pessoas a fazerem bem para outras", disse uma idealizadora da iniciativa ao Uol.

A publicitária de 30 anos criou o projeto junto com um rapaz, também publicitário, de 28 anos. Eles preferem não se identificar para não dar um rosto à baleia. Acreditam, assim, que as pessoas se sentem mais confortáveis em desabafar e procurá-los sem conhecer o interlocutor.



A Baleia Rosa propõe desafios como "Converse com alguém que você não fala há muito tempo", "Pense na situação que mais te deixou feliz na vida… Pensou? Agora aproveite essa lembrança?" e "Desenhe com canetinha o seu sonho, o que parece mais impossível. Agora faça de tudo para realiza-lo".  A página pede aos filhotes, como chama seus seguidores, que postem fotos nos comentários para provar que a missão foi cumprida.

O mais bacana é que a iniciativa tem funcionado. A fanpage foi criada no dia 13 de abril e em pouco mais de uma semana, conquistou mais de 240 mil curtidas. Inicialmente voltada a adolescentes, a página também conquistou seguidores adultos.



Com o rápido crescimento, a Baleia Rosa tem recebido muitas mensagens de adolescentes em busca de ajuda. Por isso, agora eles contam com uma psicóloga pra responder às mensagens que exigem mais cuidado. "A gente quer que isso se espalhe, que vire algo bom para as pessoas, que possa ajudar essas crianças", afirmam.

Os criadores não pretendem encerrar as atividades com 50 tarefas e estudam lançar novos conjuntos de desafios. Eles dizem, porém, que várias páginas têm surgido com o mesmo nome e nem sempre "bem intencionadas". Eles orientam a olhar a certificação nas redes sociais de que a página é a verdadeira. Eles não têm grupo no WhatsApp.

Fique atento pra não "levar gato por lebre baleia" e partiu entrar nessa corrente do bem?




Veja também:

"O Valor do Sofrimento": sobre tristeza e a obrigação de estar feliz o tempo todo
Ceda seu lugar para alguém carregando algo mais importante
Segunda-feira de Halloween: Capitão-América vai salvar o seu dia
Menino deficiente empresta muleta para amigo ver jogo de futebol: foto comove a internet
Tirinha brasileira vira curta: a emocionante história de amizade entre um garoto e seu cachorro
Dedique tempo para o que você ama: a emocionante história de uma garotinha e seu boneco de neve
Soquinho entre amigos: aposta Coca-Cola para reforçar amizades | El Rumor
Sobre gentilezas e batalhas
As dores e delícias de sermos humanos: documentário emocionante sobre o sentido da vida
Sem segundas não há sextas: bebê feliz da vida ao ser "desembrulhado" conquista a internet
Qual o presente mais valioso do mundo? Histórias reais 
Conheça a Máquina Resolvedora de Problemas
O que faz você sorrir? Ilustrações divertidas mostram o que deixam as pessoas felizes
Desenhos divertidos para serem levados a sério | Marc Johns - Serious Drawing
Aos olhos de uma criança | The Eye of a Child - Noémi Association