Os gringos piram: nova tradução de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' de Machado de Assis esgota em um dia


O defunto de "Memórias Póstumas" não teve filhos, mas seus leitores não param de se multiplicar. A nova tradução de uma das obras-primas de Machado de Assis foi lançada nos EUA nesta terça, 2, pela editora Penguin Classics. O livro que disputa com "Dom Casmurro" o título de mais influente do autor zerou em apenas um dia em duas das maiores cadeias de livros no país: a Amazon e a tradicional Barnes & Noble.

A tradutora da nova edição, Flora Thomson-DeVeaux, escreveu: "Eu sei perfeitamente que é um momento estranho para celebrar o lançamento de um livro. Mas eu não teria dedicado anos da minha vida a traduzir este aqui se não estivesse convencida de que é um romance eterno". Na mensagem, ela faz referência aos intensos protestos antirracistas nos EUA.


O lançamento do livro, que aborda questões raciais e sociais, em um momento de luta por igualdade racial desde o final de maio, após o assassinato de George Floyd por um policial branco, acabou ganhando um novo simbolismo, uma vez que Machado de Assis [1839-1908] era negro e teve a negritude apagada ao longo da história.

"Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra de seu tempo, mas, de maneiras que dão crédito a Machado e tiram crédito de nós, também é uma obra de nosso tempo. Há ecos -
 troque a febre amarela por covid. E há continuidade - racismo sistêmico, tão pungente hoje quanto era na década de 1880", escreveu Thomson-DeVeaux em outro tweet.

Os cinco livros mais vendidos na Amazon e na Barnes and Noble falam sobre raça. Na lista do jornal "The New York Times", três dos cinco mais vendidos de não-ficção têm temáticas de raça também.

Nos últimos anos, campanhas vêm resgatando a origem negra de Machado de Assis


Os gringos adoraram. A edição fresquinha de Machado tornou-se a obra de literatura latino-americana mais vendida na Amazon, desbancando Gabriel García Márquez e seu clássico "Cem Anos de Solidão", além de aparecer em quinto na categoria de realismo mágico. A versão física do livro ficou esgotada na Amazon e na Barnes & Nobles por quatro dias, embora, segundo a tradutora, continuasse disponível em livrarias menores e independentes.

Nas livrarias dos EUA, a obra também aparece como de uma pessoa morta, talvez pelo sucesso que autores como o colombiano Gabriel Garcia Márquez tem por lá, apesar de a categoria não ser comumente usada no Brasil.


Publicado a primeira vez a quase 140 anos, o livro que narra as paixões, os contatinhos e as bads do protagonista foi muito bem recebido, obrigado, pela crítica norte-americana. No exterior, vale dizer, Machado de Assis tem admiradores como o cineasta Woody Allen, a escritora e ativista Susan Sontag e o autor Philip Roth.

Não faltam recomendações, alguns dos maiores críticos literários gringos de todos os tempos não pouparam elogios ao autor BR. Ele é outro Kafka, disse Allen Ginsberg; é o maior escritor negro de todos os tempos, afirma Harol Bloom; é o melhor da América Latina, garante Susan Sontag.

The New Yorker classificou o romance de Machado como "um das mais espirituosos, divertidos e, portanto, mais vivos e atemporais de todos os tempos". Um trecho do prefácio da nova edição saiu na revista sob o título "Redescobrindo o livro mais espirituoso já escrito" o que pode ter contribuído para retumbante sucesso das vendas. "É uma obra-prima brilhante e uma leitura de absoluta alegria, mas, sem nenhuma boa razão, quase nenhum falante de inglês no século 21 o leu [eu o li apenas recentemente, em 2019]", diz Dave Eggers, escritor bastante conhecido nos EUA que assina a crítica .


Por quase cinco anos, Flora Thomson-DeVeaux mergulhou a fundo no desafio de traduzir Machado. Nas semanas antes do lançamento, a tradutora norte-americana de Charlottesville, na Virginia, publicou uma thread com análises detalhadas de trechos do livro, incluindo comentários sobre a missão posterior de inserir notas de rodapé para explicar passagens, como lugares e expressões brasileiras, que não fazem sentido para os gringos.



A nova tradução em inglês amplia o sucesso das anteriores. Em 2018, uma reunião de contos de Machado já havia sido publicada nos EUA e repercutiu entre a crítica literária local. A primeira tradução de "Memórias Póstumas", por William L. Grossman, foi lançada nos anos 1950, Susan Sontag é quem assina o prefácio.


Enquanto isso, em terras tupiniquins, o livro é lembrado por alguns como uma leitura chata dos tempos de escola/ENEM. Triste fama que não faz jus à obra cuja história realmente dá vontade de ler, destaque para os comentários e tiradas que realmente fazem rir. Sim, o vocabulário de fato é antiquado, afinal, Machado viveu no século 19.

E pensar que quando o autor lançou "Memórias Póstumas", no século retrasado, o livro foi praticamente ignorado. Seu cunhado precisou consolá-lo: "E se a maioria do público leitor não entendeu seu último livro? Há livros que são para todos, e livro que são para poucos – o seu último é do segundo tipo, e eu sei que ele foi apreciado por aqueles que o entenderam – além disso, como você sabe bem, os melhores livros não são os que estão mais em voga."

Como se vê, o legado de Brás Cubas foi muito além do que seu defunto - e o próprio Machado - imaginaram.

Veja também:

'A falta que a falta faz': vídeo sensação de Jout Jout faz livro virar meme e nº 1 na Amazon 
Hilda Hilst será a homenageada da Flip 2018
Sobre gavetas, literatura, sexo e sacanagem | Contos d'Escárnio - Textos Grotescos
Mulheres peladas fumando maconha | Contact High
De que somos feitos? RIP Galeano
O que faz você sorrir? Ilustrações divertidas mostram o que deixa as pessoas felizes
Alfabeto do Kama Sutra em gifs animados
Liberdade de uma ponta a outra
Das coisas que a gente não fez
Palavra puxa palavra | Hoje é Dia Nacional do Livro
Volta às aulas McDonald's
Ocaso de um herói: o dia em que Flash se aposentou
Bebê que chora toda vez que um livro acaba bomba na webz
História de [des]Amor em 12 linhas
As frases mais fail de todos os tempos ever
Tempos Modernos: softwares
Livros e praias: Ikea monta biblioteca nas areais de Sidney
Antigo manual de ritmos: comercial da FNAC premiado em Cannes 2002
De onde vêm as boas ideias: autor conta a origem da criatividade e inovação
Além da imaginação: a incrível aventura após o fechamento das livrarias
Fotos históricas e seus autores desconhecidos
Livro para ver
Promessas de ano novo: divertido curta em stop motion mostra como arrumar a estante
O que seu tipo de letra favorito tem a revelar sobre você?
O Herói e o Fora-da-lei: os arquétipos de Jung aplicados na Publicidade
Ler te faz mais interessante

A reação desse garotinho ao receber o primeiro pedaço de bolo do irmão vai salvar o seu dia



Festa de aniversário é tudo de bom. Todos ali em volta do bolo para comemorar com o aniversariante o seu dia. Tem alegria, tem parabéns, tem docinho, tem refri. E tem o primeiro pedaço de bolo, aquela hora em que o homenageado homenageia alguém.

A imagem do pequeno Antonio, então com quatro anos, emocionado após seu irmão Ryan, que tinha 12, lhe oferecer a primeiríssima fatia vem emocionando a internet. O vídeo, originalmente postado pelo pai, Ricardo Maccarios, já rendeu mais de 14 milhões de visualizações.


Após o vídeo viralizar nas redes, a mãe comentou a relação de carinho entre os irmãos. "Meu marido postou no Facebook e no Instagram para compartilhar com o nossos conhecidos. Quando a gente olhou já tinham dois milhões de visualizações. Para a gente foi muito inesperado e importante. Estamos acostumados a criar nossos filhos dessa maneira, com carinho, e ficamos felizes de levar isso para os outros. Teve gente comentando dizendo até que estava com depressão e viu, pelo vídeo, que o amor ainda existe", disse Eliane Maccarios.


Com o sucesso do vídeo, os meninos de Santo André [SP] viraram webcelebridades. Foram convidados a ir ao "Encontro", da Fátima Bernardes, na Globo, além de outros programas de TV. Agora, os irmãos têm um canal no Youtube e perfis no Instagram, @ryanmaccarios_oficial_ e @tonymaccari.

Veja também:

'Se saia, coronavírus': em vídeo hilário, garotinho telefona para o Covid-19
Bebê nasce 'brava' e foto faz sucesso na web. 'Um meme pronto', reconhece a família
Em caso de Apocalipse Zumbi, chame a mãe
Pai tenta ensinar filho a brincar na neve e reação da criança faz vídeo bombar na web
Meninas brincando de pastora exorcista e irmã possuída para afugentar a bad da segunda-feira
Mulher trolla desconhecida em loja e vídeo faz web rir a 'baldes'
Garotinha é flagrada levando cachorra na mochila pra escola e se faz de morta
O que acontece quando seu ônibus atrasa
Lêmure pede carinho e é comparado a personagem de Madagascar. Rei Julien, é você? 
Conheça a porta que ri
Conheça o porta-papel que está matando metade da web de susto. E outra metade de rir
Segundou, precisando de uma forcinha extra?
Block de Trump a Bolsonaro na OCDE vira piada na Globo
Seja a mudança que você quer ver no mundo
Bicho preguiça é salvo em estrada e agradece
Conheça o site de vagas para quem quer trabalhar 'só de cuecas'
Você se orgulha do seu trabalho?
Por que guardar o melhor só para o final?
Cebolinha gente como a gente: "Força, foco e fé"
A incrível história do cantor que fez sucesso com um show vazio
Não é só sobre vencer: atletas famosos e a intensidade dos dias de treino no comercial da Beats By Dre
Garoto emociona internet por dom musical e realiza sonho de conhecer Alok. Ainda: DJ leva jovem para cantar em show
Se nada mais der certo, chama a mãe 
Garotinho ensinando amiga a jogar basquete vai salvar o seu dia
Velhinho aprende a maquiar e dá uma incrível lição de vida
Coca-Cola e uma incrível lição de superação
Conheça o vovô youtuber que está emocionando a internet. Seu canal conquistou +500 mil inscritos em 2 dias
Disney, Netflix, uma mãe aflita e a internet: uma história para resgatar a fé na humanidade
Mãe e filha emocionam internet com foto em premiação escolar
Bolsista da PUC-SP, filha de empregada doméstica, faz discurso de formatura poderoso e emociona a internet: 'Resistência'
Uma corrida valendo dinheiro e uma lição de vida comovente e necessária
Temos mais em comum do que pensamos: em tempos de ódio, um vídeo emocionante e necessário
'O melhor de nós': filme mais emocionante do Super Bowl 2018 conta história de superação de campeã de esqui
Ser rico não é sobre quanto você tem, mas sobre quanto você pode doar: a comovente lição de um jovem que sentia vergonha de seu pai
Um simples ato de generosidade cria uma onda sem fim que retorna para você
Os únicos derrotados são os que cruzam os braços
'O progresso de um é o progresso de todos': Johnnie Walker atualiza o 'Keep walking'
Como é viver num mundo onde as cores foram proibidas?
'Abandone o Quase': campanha incentiva a manter-se firme nos objetivos
'Carpe Diem': vale a pena lutar por aquilo que acreditamos
Encontre a sua verdadeira natureza: 4 pessoas que deixaram a rotina para seguir seus sonhos
O valor da frustração: como lidar com o sentimento de fracasso
Que 'bonitono', hein: professora gringa reclama do português e faz sucesso na internet
'O Valor do Sofrimento': sobre tristeza e a obrigação de estar feliz o tempo todo
As dores e delícias de sermos humanos: documentário emocionante sobre o sentido da vida
Sem segundas não há sextas: bebê feliz da vida ao ser "desembrulhado" conquista a internet
Conheça a Máquina Resolvedora de Problemas
O que faz você sorrir? Ilustrações divertidas mostram o que deixam as pessoas felizes
Desenhos divertidos para serem levados a sério | Marc Johns - Serious Drawing
Aos olhos de uma criança | The Eye of a Child - Noémi Association 
Felicidade em 5 atos
Bullying ou poderosa mensagem de amor próprio?
Um dia horrível ou maravilhoso? | CVV
A incrível história de um homem cuja vida é transformada pelo poder das palavras
Dois garotos, um par de sapatos e uma emocionante lição de vida | O Outro Par
Comendo bolinhos com Deus | Eating Twinkies With God
'Olha Que Legal': G1 estreia seção com notícias do bem
Como funciona o Amor | The Gift
Feliz segunda-feira
De repente, o infinito
'Dá pra fazer', hino do Fióti pra quem encara as bads da vida
Papagaio pelado dançando Bob Marley vai salvar o seu dia
Sobre altos e baixos e as voltas que a vida dá
Cachorrinho que quer dividir osso com reflexo no espelho vai derreter seu coração
Garotinha fofa e pai fanfarrão mostram como encarar a bad da segunda-feira
Policial flagrado se jogando ao som de Taylor Swift no carro bomba na internet
25 pessoas tendo um dia pior do que você
Feliz 2ª feira: macaquinho peralta e o gato mais paciente do mundo
Gifs incríveis para salvar um dia ruim | Adam Kurtz

Boa semana! =)