Todo mundo tem um pouco de Eduardo e Mônica

Uma das mais prestigiadas agências do Brasil, a África de Nizan Guanaes, é conhecida [e criticada] no mercado publicitário brasileiro pelos seus anúncios de TV muitas vezes criados a partir de fórmulas prontas. De fato, alguns deles parecem receita de bolo ao adicionar cenas de alegria a uma música empolgante. Uma solução automática que de tão recorrente está quase se tornando marca registrada.

Na campanha do Dia dos Namorados para a Vivo, eles repetiram a receita. Só que dessa vez o resultado foi bem diferente. Eles se inspiraram na música que habita a memória afetiva de dez entre dez brasileiros que viveram os anos noventa e tocaram fundo o coração de muita gente. Ao dar cara e voz a Eduardo e Mônica  também proporcionaram à toda uma nova geração o gostinho de uma época que não viveram.

Brilhante! A produção da O2 Filmes é primorosa. Gostei, em especial, da forma natural que os serviços da operadora se conectaram aos diferentes momentos vividos pelos heróis da história. O 'senão' fica por conta da representação literal de muitas estrofes. As cenas poderiam ter sido um pouco menos redundantes.

Poucas horas depois de lançado, o vídeo na voz de Renato Russo entrou para o Trending Topics do Twitter do mundo inteiro.

Ideias empacotadas | Lápiz de Platino

Sim, publicitários são um caso interessante para a psicanálise. Lidamos com imagens aspiracionais o tempo todo, somos glamourizados e até mesmo invejados por outras categorias profissionais, mas no fundo - no fundo mesmo - ninguém presta atenção no fruto do nosso trabalho. Ou você aí conhece alguém que senta em frente à TV para ver comerciais, em vez de aproveitar o intervalo para assaltar a geladeira ou aliviar a bexiga? Pois, nós publicitários somos os únicos que fazemos tal coisa. Vai ver, por isso temos tantos prêmios na nossa área. A gente se premia porque ninguém mais faria isso, rsrs.

São muito os nossos martírios, vide o último post [aliás, valeu amigos, pelos comentários. Mas da próxima vez, escrevam aqui no blog, assim todos vão poder compartilhar. Combinado?]. Em homenagem à nossa sofredora classe profissional, posto outro filme da Y&R da Argentina, eles sabem como poucos expor os nossos dramas. Para divulgar o Lápiz de Platino do ano passado, o vídeo faz um tributo às ideias mortas. Atire o primeiro conceito não aprovado o publicitário que nunca passou por isso, rs.