Facebook vira Meta: novo nome gera piadas e memes. Matrix entra na zoeira

 


Mark Zuckerberg meteu essa. Facebook Inc, controladora da rede social Facebook, do Whatsapp e do Instagram, mudou de nome e agora se chama Meta. 

Segundo o co-fundador da empresa, a palavra vem do grego "metá", que pode ser traduzida como "além" ou "em seguida". O termo faz alusão ao metaverso, um esforço do feicebuque em combinar realidade aumentada e virtual que promete ser a próxima fronteira após as redes sociais

Nova marca despertou o humor 5ª série da internet, rendendo uma série de memes e trocadilhos.



O rebranding, anunciado por Zuckerberg durante o evento Facebook Connect 2021, em 28 de outubro, tem a ver com a estratégia da empresa de se tornar sinônimo do metaverso e ocorre em meio à uma crise de imagem pública, após documentos internos revelarem uso de algoritmo que facilitava propagação de fake news e negligência com os usuários.

"Tenho pensado muito sobre nossa identidade e como começaremos esse novo capítulo. O Facebook é um dos produtos mais usados da história no mundo", disse o CEO. “Hoje, somos vistos como uma empresa de redes sociais. Mas em nosso DNA somos uma empresa que cria tecnologia para conectar pessoas. E o metaverso é a próxima fronteira, tal como as redes sociais eram quando começamos", completou o executivo.


Esse tal de metaverso

Além da mudança de nome, Zuckerberg apresentou uma série de conceitos do metaverso, incluindo recursos sociais, de jogos e para ambiente de trabalho.

O Messenger, por exemplo, permitirá fazer chamadas em realidade aumentada. Lojas virtuais poderão proporcionar uma experiência mais imersiva em que as pessoas poderão adquirir ou vender bens virtuais, além de uma tela inicial no Oculus Quest para permitir que as pessoas interajam e joguem em realidade virtual.

"Seus dispositivos não serão mais o ponto focal da atenção", afirma Zuckerberg. "Estamos começando a ver várias dessas tecnologias se unindo nos próximos cinco ou dez anos. Muito disso vai se tornar popular e vários de nós criaremos e habitaremos diariamente em mundos [virtuais] que são tão detalhados e convincentes como este".

Em comunicado à imprensa, a Meta diz que "o metaverso funcionará como uma combinação híbrida das experiências sociais online atuais, às vezes expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico. Ele permitirá que você compartilhe experiências imersivas com outras pessoas mesmo quando vocês não puderem estar juntos, e fazer coisas que não poderiam fazer juntos no mundo físico".



Vazamentos e tretas

O Facebook vem enfrentando o vazamento de milhares de documentos internos feitos por ex-funcionários que expuseram as entranhas nada ortodoxas da companhia. Segundo o escândalo, conhecido como "Facebook Papers", a empresa sabia que o Instagram é tóxico para adolescentes, além disso, utilizava algoritmo que facilitava a disseminação de informações falsas, entre uma série de outras acusações, como ser negligente com as necessidades dos usuários.

Há quem diga que a mudança de nome foi uma forma de desviar a atenção das revelações.


Matrix, é você?

A página oficial do quarto filme da saga, "Matrix: Resurrections", não deixou passar o anúncio da Meta. Usando a hashtag do novo nome, fez uma postagem em que brinca com a metáfora da pílula vermelha ou azul.

"Agora, baseado em eventos reais, a escolha é sua", diz a imagem compartilhada. A pílula vermelha, no caso, representa a decisão pelo mundo real, já a azul leva Neo [Keanu Reeves] de volta à realidade ilusória criada pelas máquinas.

O post debocha dos planos de Zuckerberg que pretende levar as pessoas para o metaverso. Qualquer semelhança com a saga das irmãs Wachowski é mera coincidência.



Memes e zoeira

Com um novo nome tão sugestivo, irresistível a toda sorte de trocadilhos, não foi apenas a conta de Matrix 4 a fazer piadas. 

Confira mais reações:





Sobrou deboche até para o novo logo:













O pessoal também lembrou do bordão "meteu essa?" do jornalista esportivo Casimiro, de 28 anos, considerado um dos maiores streamers do Brasil..









Os apps Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, e a empresa de dispositivos de realidade virtual Oculus manterão seus nomes. A novidade é que agora todos estão sob o guarda-chuva da Meta Inc. A empresa ressalta que a mudança de nome não muda a maneira como usam ou compartilham dados.

Rebranding parecido ocorreu com o Google e a Alphabet que, em 2015, passou a ser a marca controladora para as várias divisões da companhia, como o buscador Google e a plataforma de conteúdos Blogger.

Veja também:

Sete Pecados Capitais do mundo digital
Sexta-feira Santa nas redes sociais: Facebook X Twitter
E se Dona Florinda e Professor Girafales tivessem um encontro hoje em dia?
Facebook vai virar TV: conheça Watch, nova plataforma de vídeos, rival da Netflix e YouTube
Facebook revela os emojis mais usados no Brasil e no mundo
Facebook no trabalho, e aí?
O Facebook tirou os agressivos do armário
Hoje é Dia do Amigo, mas só para o Facebook
Logo do Facebook ganha releitura mais realista
Qual é a sua reação às novas reações do Facebook? 
Que o Facebook te abençoe