Após humilhação, motoboy ganha 190 mil em vaquinha, moto nova e emprego em agência de publicidade


"Você nunca vai ter nada", foi uma das ofensas ouvidas por Matheus Pires quando fazia uma entrega num condomínio de alto padrão em Valinhos [SP] . O episódio provocou revolta, mas também comoveu as pessoas, gerando uma corrente do bem que levou a uma incrível reviravolta na vida do motoboy.

O vídeo em que Matheus é alvo de discriminação está entre os temas mais comentados nas redes recentemente. Nas imagens, o contabilista Mateus Abreu Almeida Prado Couto insulta o motoboy, o chama de lixo, semianalfabeto e diz que o rapaz tinha inveja do lugar em que ele mora e da sua cor, com um gesto racista apontando o braço. "Você tem inveja da minha cor", dispara. O morador diz ainda que nasceu rico e que o nome dele está escrito na bíblia, sem se dar conta de que ele e o entregador são xarás.

Assista:



A mãe de Matheus também compartilhou o vídeo. Na legenda da postagem que repercutiu nas redes, ela diz "isso é racismo e é crime e esse entregador é meu filho um trabalhador honesto e não precisa sentir ou ter inveja de um escroto".

Revolta e reviravolta

Além da indignação que as imagens causam, o episódio mudou completamente a vida do jovem de 19 anos. Matheus concedeu entrevistas e recebeu uma grande onda de boas ações, ganhou moto, computador e uma nova oportunidade de trabalho. Acompanhe.

197 mil arrecadados

Uma das iniciativas foi uma vaquinha online. Inicialmente, o objetivo era para ajudar Matheus a se manter durante a pandemia, ele divide as despesas e o aluguel com um amigo, e investir na sua formação. O jovem atuava como social media e editor de vídeos freelancer antes de ficar desempregado na pandemia e precisar se virar como motoboy. Ele trabalhava fazendo entregas de comida por aplicativo há um mês.

O crowdfundig fez tanto sucesso que a meta inicial de 65 mil reais foi batida em menos de 24 horas e aumentada para 150 mil, o objetivo agora era comprar uma casa para Matheus. Em uma semana o valor arrecadado superou as expectativas e atingiu R$ 197 mil.

2 motos novas

Além do dinheiro arrecadado, o jovem ganhou duas motos 0 KM, uma delas do humorista Matheus Ceará, do SBT.



A outra motocicleta foi doada pelo apresentador Luciano Huck.



Notebook Intel

Matheus também ganhou um notebook da Intel para poder voltar a trabalhar em sua área de atuação. Quando ficou sem trabalho, o jovem precisou vender seu antigo computador.

Propostas de emprego

Além de tudo isso, Matheus ganhou a oportunidade de trabalhar em uma grande agência de publicidade de São Paulo. Um dia após ter ganhado o notebook, Matheus começou na Avellar fazendo o que mais gosta: edição de vídeo.



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Matheus Pires (@matheuspiresdd) em


Além disso, o garoto de Valinhos ganhou do publicitário Rapha Avellar, CEO da agência, uma bolsa de estudo integral para o curso de marketing na Cria School, empresa fundada por Avellar.

Matheus já acompanhava o trabalho do empreendedor nas redes sociais, inclusive já havia trocado mensagens com ele há mais de dois anos. "O Matheus é um dos 27 mil DM's que eu devo ter respondido nesses últimos anos. Ele era muito fã, seguia a agência antes mesmo de me seguir e era super interessado no conteúdo, apesar dos seus 16, 17 anos", conta Rapha em entrevista a Ecoa.



Além do CEO da agência Avellar e Cria, Matheus também teve oportunidade de estar em contato com outras pessoas relevantes do mercado, como o vice-presidente de marketing da Ambev, Ricardo Dias, e o influenciador Thiago Nigro, do canal O Primo Rico. Nigro ofereceu uma mentoria financeira ao agora editor de vídeo.

Tratamento dentário



Milhares de seguidores 

A repercussão do vídeo, levou Matheus a conquistar em poucas horas um grande número de seguidores no Insagram. Dos pouco mais de 300 antes do episódio de discriminação, ele conta hoje com quase dois milhões, incluindo alguns famosos.

No vídeo abaixo, Matheus conta o que pretende fazer com o dinheiro arrecado com a vaquinha virtual e fala sobre todas as coisas boas que estão acontecendo em sua vida.

Assista:



Como podem ver, meus amigos, uma história que começou de forma tão lamentável se transformou em uma corrente de solidariedade. Prova de que os brasileiros não perderam de todo a empatia e o calor humano.

Já o agressor terá de responder um processo por injúria racial, instalada pela Polícia Civil de São Paulo.

Veja também:

Entregador humilhado por miss ganha moto de presente
Motoboy interrompe entrega e arrisca a vida para salvar gatinho
Seja a mudança que você quer ver no mundo
Garotinho ensinando amiga a jogar basquete vai salvar o seu dia
Coca-Cola e uma incrível lição de superação
Disney, Netflix, uma mãe aflita e a internet: uma história para resgatar a fé na humanidade
Mãe e filha emocionam internet com foto em premiação escolar
Bolsista da PUC-SP, filha de empregada doméstica, faz discurso de formatura poderoso e emociona a internet: 'Resistência'
Uma corrida valendo dinheiro e uma lição de vida comovente e necessária
Temos mais em comum do que pensamos: em tempos de ódio, um vídeo emocionante e necessário
Um simples ato de generosidade cria uma onda sem fim que retorna para você
Os únicos derrotados são os que cruzam os braços
'O progresso de um é o progresso de todos': Johnnie Walker atualiza o 'Keep walking'
'Abandone o Quase': campanha incentiva a manter-se firme nos objetivos
'Carpe Diem': vale a pena lutar por aquilo que acreditamos
Encontre a sua verdadeira natureza: 4 pessoas que deixaram a rotina para seguir seus sonhos
O valor da frustração: como lidar com o sentimento de fracasso
Conheça a Máquina Resolvedora de Problemas
Felicidade em 5 atos
Um dia horrível ou maravilhoso? | CVV
Feliz segunda-feira
'Dá pra fazer', hino do Fióti pra quem encara as bads da vida
Papagaio pelado dançando Bob Marley vai salvar o seu dia
25 pessoas tendo um dia pior do que você
Gifs incríveis para salvar um dia ruim | Adam Kurtz

Boa semana! =)