Aquarius está fora da disputa pelo Oscar: Temeridade, sim ou com certeza?



Nesta 2ª feira, 12, o MinC anunciou Pequeno Segredo, de David Schurmann, como representante BR na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, eliminando Aquarius da disputa.

O filme de Kleber Mendonça Filho era favorito à indicação após ser aclamado pela crítica internacional. O sucesso do 1º filme do diretor, O Som ao Redor, também ajudou, assim como a atuação de Sonia Braga no papel principal.


Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom até a equipe do filme protestar contra o golpe no Festival de Cinema de Cannes. No 1º fim de semana em cartaz no Rio, Aquarius foi aplaudido e ovacionado com direito a Fora, Temer. Na época, fontes do MinC disseram que isto não deveria interferir na escolha do filme que iria representar o Brasil no Oscar.

A retaliação contra Aquarius ficou patente quando o longa recebeu a classificação indicativa para maior de 18 anos - a mais alta e única entre todos os países onde o filme está sendo exibido. No dia da estreia brasileira, o Ministério da Justiça voltou atrás e considerou a produção adequada para 16 anos.


Kleber Mendonça Filho afirmou não estar surpreso com a exclusão de Aquarius da corrida do Oscar. Segundo o diretor, é "bem possível" que a decisão esteja "em total sintonia com a realidade política do Brasil".

"É coerente e já esperada", escreveu no seu Facebook. "Para além de decisões institucionais via governo brasileiro, Aquarius tem conquistado internacionalmente um tipo raro de prestígio, e isso inclui distribuição comercial em mais de 60 países enquanto já se aproxima dos 200 mil espectadedores nos cinemas brasileiros, com um tipo de impacto popular também raro."


A diretora Anna Muylaert, de Que Horas ela Volta, acredita que o episódio prejudica o cinema brasileiro como um todo. "Escolher outro filme para representar o Brasil agora - um filme que ninguém viu - não é apenas uma derrota para Aquarius, é antes de tudo uma mudança de rumo nos paradigmas de qualidade que viemos construindo todos nós juntos há anos", desabafou nas redes sociais.

Recentemente, a cineasta deixou de inscrever seu último filme Mãe Só Há Uma em apoio a Aquarius. A equipe de Boi Neon, de Gabriel Mascaro, havia feito o mesmo pouco antes.


Justificativa apresentada pela comissão do Minc? Pequeno Segredo tem 'mais potencial para seduzir' Academia do Oscar. Ah, conta outra, vai!

Veja o trailer do filme, por enquanto mero desconhecido:

Pegadinha aterrorizante do SBT faz sucesso - Invasão Alienígena



Pra espantar o climão segunda-feira, trouxe uma pegadinha ultra, mega, master, blaster hilária do Silvio Santos. A brincadeira trolla incautos passageiros de um táxi, colocando-os frente a frente com ETs.


Invasão Alienígena foi ao ar domingo, 4, e está bombando nas redes sociais. Pudera, o nível de produção da pegadinha do SBT chega ao ponto do taxista ser abduzido diante das pobres vítimas. Enquanto elas descobrem o sentido exato da palavra medo, você morre de rir.

Confira no player aí de cima.


Veja também:

Pegadinha Silvio Santos para Invocação do Mal 2 com participação do diretor do filme e da boneca Annabelle
Pegadinha do SBT em parceria com a Warner bomba na internet
Nova pegadinha do SBT repercute na web
O retorno de Carrie, a Estranha
Burger King faz pegadinha para lançar sanduíche com pão preto: Whopper Halloween
Charlie Charlie: ritual do demonho é viral para divulgar filme de terror A Forca
Pegadinha Star Wars: pai se veste como Darth Vader e vai acordar filho de 2 anos
A vingança pokémon: pikachus atacam jogadores de Pokémon Go na vida real