UnHate | Benetton



Nos anos 90, a Benetton tornou-se célebre por suas campanhas publicitárias de forte crítica social, ilustradas por imagens provocadoras do fotógrafo Oliviero Toscano. A marca voltou a causar rebuliço esta semana ao lançar a campanha UnHate [Não ódio] que mostra o Papa Bento XVI beijando um imã egípcio - além de outras bitocas polêmicas.


Um banner instalado diante da catedral de Milão mostra Barack Obama aos beijos com presidente chinês, Hu Jitao também está causando polêmica.

"Lembramos que o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", divulgou o porta-voz do grupo.


Segundo a marca, fotomontagens dos líderes políticos e religiosos são "imagens simbólicas de reconciliação, com um toque de esperança irônica e provocação construtiva, para solicitar uma reflexão sobre como a política, a religião e as ideias, mesmo que diferentes e contrapostas, devem, todavia, levar ao diálogo e à reflexão", explica.


"Com esta campanha, decidimos dar visibilidade mundial a uma importante ideia de tolerância, convidando os cidadãos de todos os países, em um momento histórico de grandes turbulências e não menores esperanças, a refletir sobre como o ódio nasce, sobretudo, do 'medo do outro' e do que não se conhece", conclui a marca.


As outras imagens trazem beijos calorosos de Nicolas Sarkozy e Angela Merker, Mahmud Abbas e Benjamin Netanyahu e Barack Obama e Hugo Chávez.