O campeão da Copa nas redes sociais foi... o Brasil. Confira os times, jogadores, momentos e marcas mais mencionados


A Copa 2018 foi, sem dúvida, a edição mais bombada do torneio nas redes. Bilhões de pessoas ao redor do mundo usaram plataformas sociais para comentar sobre partidas, jogadores, lances polêmicos, memes...

Para se ter uma ideia do impacto, após 64 partidas, a Copa atingiu a marca de 2,3 bilhões de interações no Facebook. No Twitter foram mais de 115 bilhões.


Se na Copa da Rússia, a França sagrou-se bicampeã do mundo e o Brasil sucumbiu nas quartas de final, no Twitter, estamos tirando onda. O país foi Top 1 global em conversas sobre o Mundial com a hashtag #Copa2018.

O Brasil também garantiu o posto de país que mais tweetou a respeito da Copa, na frente de Japão, Reino Unido, Estados Unidos e até a França.

O momento mais tuitado foi o quarto gol da França na final da Copa, seguido de perto pelo primeiro gol do Brasil no jogo contra a Costa Rica e, em terceiro, a surpreendente eliminação da Alemanha pela Coreia do Sul.


No Facebook, os momentos de maior pico aconteceram todos durante a partida final. O bicampeonato da França gerou o maior número de interações, seguido pelo terceiro gol de Pogba e, fechando o Top 3, o gol contra de Mandzukic.

Embora tenha conquistado a taça, a França foi apenas o terceiro time mais comentado da Copa no Facebook. A Argentina foi o segundo mais mencionado e em primeiríssimo lugar, assim como no Twitter, o Brasil.

No ranking dos jogadores mais comentados na rede social do Mark Zuckerberg, os franceses sequer aparecem. Pasmem! Os atletas mais mencionados são, por ordem, o argentino Lionel Messi, Neymar Jr, Cristiano Ronaldo, Philippe Coutinho e Salah.


Enquanto isso, no Twitter, a França aparece duas vezes na lista de partidas mais comentadas. O embate épico contra Argentina ficou em quarto lugar e a grande final garantiu o primeiro. O Brasil domina as outras posições do Top 5. A vitória sobre a Costa Rica garantiu o 5º lugar, a vitória sobre o México ficou em 3º lugar e a eliminação para Bélgica ocupa o 2º lugar das partidas mais tuitadas.

Na relação de times e jogadores mais mencionados no Twitter, Neymar é o grande campeão [para o bem ou para o mal], seguido por Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé e Coutinho. No ranking de seleções, o Brasil garantiu a 1ª posição entre as mais comentadas. França, Argentina, Inglaterra e Portugal, respectivamente, completam o Top 5.


Um dado curioso na audiência do Twitter e do Facebook veio do EUA. Embora o Brasil seja o país que mais postou sobre a Copa em ambas plataformas, os norte-americanos, surpreendentemente, se interessaram pelo Mundial, mesmo sem sua seleção estar presente.

O EUA foi o 2º país que mais postou sobre o Mundial no Facebook e o 4º que mais tuitou, ficando à frente de países como a França no ranking das duas redes sociais.


Post mais amado no Facebook

Segundo a Adweek, a postagem mais amada globalmente na rede social foi a do jogador mexicano Raúl Jiménez incentivando a seleção do México:



Posts com maior número de interações no Facebook

As postagens que geraram mais interação, segundo a Adweek, foram:







Marcas na Copa

Em meio às conversas relacionadas ao Mundial, tacale interações e comentários sobre ações de marketing das marcas. Budweiser [@Budweiser_Br], Itaú [@itau] e Vivo [@vivobr] são as que mais se destacaram no Brasil.

Segundo o Twitter, Coca-Cola [@CocaCola_Br] e McDonald's [@McDonalds_BR] completam o Top 5 da marcas mais mencionadas em relação à Copa.

Já o 6º ao 20º lugar são ocupados, respectivamente, por Guaraná [@guarana], Magazine Luiza [@magazineluiza], Skol [@skol], Adidas [@adidasbrasil], Brahma [@BrahmaCerveja], Uber [@Uber_Brasil], Samsung [@SamsungBrasil], Três Corações [@3coracoes], Rexona Men [@rexonamen], Visa [@VisaBR], Dorflex [@DorflexOficial], iFood [@iFood], Claro  [@ClaroBrasil], Carrefour [@carrefourbrasil] e Gol [@VoeGOLoficial].


Globalmente, as marcas de maior destaque no Twitter foram: Budweiser, Adidas, Coca-Cola, Nike e Apple, aponta a Adweek.

Pela possibilidade de interação direta e em tempo real com os usuários, o Twitter é usado pelas marcas, em geral, para amplificar suas mensagens e conquistar engajamento.


"Fizemos um esforço conjunto com o Twitter e nossas agências, a Y&R e Wunderman, para produzir conteúdo em tempo real. Isso nos fez estar presente nas principais conversas e alcançar um ótimo engajamento com a torcida, o que tem tudo a ver com a nossa estratégia de apoio à Seleção Brasileira, que tinha como mote a #JogueJunto", explica Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo.

Já a grande vencedora no embate de marcas, a Budweiser, empresa mais tuitada durante o Mundial, teve como estratégia divulgar o conceito "Light Up The World" e o destaque de engajamento foi a ação "Man of the Match", que permitia aos seus seguidores votar no jogador de melhor desempenho a cada partida.




"Estamos muito felizes em ter alcançado esse objetivo, especialmente nas redes sociais com destaque para o Twitter. Nosso principal ativo, o Budweiser Man of The Match, gerou conversas e publicações espontâneas na mídia e isso superou nossas expectativas. O caráter democrático do prêmio, que apontou o melhor jogador de cada uma das 64 partidas da Copa, também ajudou a torná-lo uma febre entre os torcedores, que puderam votar no craque do jogo pelo Twitter, sem precisar sair da plataforma", afirma Karina Ferreira, gerente de marketing de Budweiser.

Veja também:

Neymar fica fora da lista de indicados ao prêmio de melhor do mundo. Craque enfrenta desafio de recuperar sua imagem
França bicampeã: os melhores memes de França X Croácia
Caso da jovem russa vítima de assédio de brasileiros. Você já pode pedir desculpas
O Brasil perdeu a Copa, mas a zoeira está ganhando de goleada
Já temos o GIF da Copa: Alisson pisando na bola feat Neymar rolando
Os melhores memes e reações de Brasil X México